Uchiwa Ame: Esse pirulito japonês é tão lindo que dá até pena de comer

Conheça os Uchiwa Ame (うちuわ飴), os pirulitos em formato de leque que se tornaram o símbolo da confeitaria artística moderna do Japão.
Os Uchiwa Ame (うちわ飴) são uma das criações mais famosas e visualmente impactantes da Amezaiku Ameshin, formada por artesãos da arte comestível. Eles são pirulitos em formato de leque japonês (uchiwa) que funcionam como uma tela de vidro comestível.
Amezaiku, ou a arte japonesa de confeitaria, faz parte da cultura tradicional do Japão há muito tempo. Artesãos produzem doces artesanais desde o Período Edo, e naquela época percorriam as cidades vendendo suas criações elaboradas à mão.
A belíssima arte do amezaiku ainda se mantém viva até hoje, e um dos lugares que ainda preservam a tradição é a Ameshin, uma loja de doces em Asakusa.
Eles ganharam fama por seus pirulitos Uchiwa (em forma de leque) , todos considerados “bonitos demais para comer” por seus inúmeros fãs.
Pirulitos com desenhos sazonais
Imagem: @candy_ameshin
Cada pirulito é decorado com desenhos tradicionais de plantas, flores e animais que, para muitos japoneses, despertam uma onda de nostalgia.
As imagens nos doces mudam conforme as estações, como flores de ameixeira e cerejeira durante a primavera e vibrantes hortênsias, salgueiros e andorinhas durante o verão.
Não é de surpreender que tenham se tornado presentes populares, embora muitos clientes da loja tenham postado no Twitter que são bonitos demais para comer.
Simples, lindas e tradicionalmente japonesas, elas são presentes e lembranças sutis, porém perfeitas, para quem deseja levar um pedacinho do Japão para casa.
Imagem: @candy_ameshin
Mas, por outro lado, você sempre pode mantê-los nas embalagens e colocá-los em um cômodo como decoração ou lembrança da viagem. Independentemente de você decidir comê-los ou não, elas serão incrivelmente saborosos de qualquer maneira.
Eles também têm desenhos de gatos para todos os amantes de gatos, e pirulitos em forma de peixinhos dourados, sapos e outros animais.
Se você tiver a sorte de visitar a loja em Soramachi ou em Asakusa, poderá até mesmo ver os artesãos fazendo os pirulitos bem na sua frente.
Shinri Tezuka, o mestre artesão da Imagem: @candy_ameshin
Imagem: @candy_ameshin
O artista por trás dessa bela arte comestível é Shinri Tezuka. Nascido em 1989, Tezuka não herdou a profissão de uma linhagem familiar, o que é raro no Japão.
Ele aprendeu a técnica sozinho aos 19 anos, estudando registros antigos e praticando exaustivamente. Ele fundou seu ateliê Ameshin em Asakusa em 2013.
Sua intenção era modernizar a estética sem perder a técnica tradicional de manipulação rápida (o açúcar esfria em menos de 5 minutos).
Ele ficou famoso por criar ameizaiku em forma de Peixes Dourados translúcidos hiper-realista. Antes dele, o amezaiku era focado em formas redondas e fofas sem transparência. Ele introduziu uma anatomia precisa, transparência de cristal e pintura minuciosa.
Imagem: @candy_ameshin
Suas obras já foram exibidas em museus e eventos de luxo na Europa e nos EUA, servindo como uma ponte entre a cultura pop e o artesanato tradicional (Kogei).
Atualmente Tezuka dedica grande parte de seu tempo a ensinar. Seu estúdio em Asakusa é um dos poucos lugares no mundo onde turistas podem fazer workshops e onde aprendizes são treinados com rigor.
O que torna o Uchiwa Ame tão especial?
Diferente do Amezaiku tradicional (esculturas em 3D de animais), o Uchiwa Ame foca na bidimensionalidade. É um disco de açúcar perfeitamente límpido que serve como tela para pinturas feitas com corantes orgânicos, evocando a delicadeza das estampas de quimonos antigos.
O termo Uchiwa refere-se aos tradicionais leques japoneses rígidos e arredondados. Na loja de doces e ateliê Amezaiku Ameshin, liderada pelo mestre Shinri Tezuka, esses leques ganham uma versão comestível e translúcida.
A Estética da Transparência
Imagem: @candy_ameshin
O segredo do Uchiwa Ame da Ameshin reside na pureza do açúcar. A técnica do mestre Shinri Tezuka, através de um controle rigoroso de temperatura, permite que o açúcar fique perfeitamente límpido, sem bolhas de ar, o que realça o brilho da peça contra a luz.
Beleza Estética: Eles possuem padrões tradicionais japoneses (Wagaya) pintados com corantes alimentares orgânicos. Os desenhos que variam conforme a estação, parecem flutuar dentro do açúcar, lembrando estampas de quimonos caros .
Em fevereiro, os temas dominantes são as flores de ameixeira (Ume), que anunciam o fim do inverno, e grous (Tsuru) simbolizando longevidade.
Sabor Delicado: O sabor base é o açúcar de amido tradicional, mas eles costumam lançar versões sazonais com sabores como maçã, uva ou chá verde. Embora o visual seja complexo, o sabor é suave e nostálgico, lembrando o xarope de malte tradicional japonês.
O Presente Perfeito (Omiyage)
Imagem: @candy_ameshin
Enquanto as esculturas de peixes dourados em 3D da loja são frágeis e difíceis de transportar, o Uchiwa Ame é o souvenir ideal.
Por serem planos e embalados individualmente, são mais fáceis de transportar na mala do que as esculturas frágeis, embora ainda exijam cuidado com o calor.
Preço Acessível: Custando entre ¥650 e ¥800, permitem que o visitante leve um pedaço da alta arte japonesa por um valor justo.
Onde comprar: As unidades de Hanakawado (perto do Templo Senso-ji) e do shopping Soramachi (Skytree) são os pontos oficiais de venda.
Site Oficial: http://www.ame-shin.com/
Amezaiku Ameshin (Hanakawado Studio)
Endereço: 〒111-0033 Tokyo, Taito City, Hanakawado, 2 Chome−9−1 1F
Amezaiku Ameshin Tokyo Sky Tree Town Soramachi shop
Endereço: Loja Ameshin Tokyo Skytree Town Solamachi
Deixe um comentário