Noshibukuro – Envelopes de dinheiro japonês


Noshibukuro - Lindos Projetos

Noshibukuro – Envelopes de dinheiro japonês

No Japão há o costume de presentear as pessoas com envelopes contendo certa quantia de dinheiro. São chamados de Kinpuu Noshibukuro [金封 のし袋], que se traduz como Envelope de Selo Dourado. Eles são dobrados artisticamente e decorados com Mizuhiki, um tipo de cordão japonês feito com papel washi.

Existe um tipo de Kinpuu Noshibukuro pra cada tipo de ocasião, como noivados (Kon’yaku wa), casamentos (Kekkoni wa), nascimentos (Shussai wa), funerais (Okouden), para alguém que esteja doente (Omimai) e os de agradecimentos que são dados especialmente em julho/agosto (Ochuugen) e em dezembro (Oseibo).

Tem o envelope dado às crianças durante o Ano Novo (Otoshidama), no 1º dia de aulas (Nyuugakuiwa) e também para crianças e jovens que estejam terminando uma etapa da escolaridade, como primário, secundário, universidade (Sotsugyouiwa). Por isso, é preciso tomarmos muito cuidado para não entregar o Kinpuu errado.

Noshibukuro kinpuu para funeral e da Hello KittyKinpuu de luto à esquerda e kinpuu de formatura (Hello Kitty) à direita

Os envelopes Kinpu Noshibukuros podem ser encontrados em formas mais simples a formas mais elaboradas e os preços variam de acordo com sua decoração.

Os mais simples são bem baratos e podem ser encontrados facilmente em lojas de departamento, papelarias, Hakuen Shops e até em lojas de conveniência.

Quanto ao valor a ser colocado dentro do envelope também depende do tipo de ocasião e da disponibilidade financeira de quem vai presentear, podendo variar de 10 mil ienes a milhões de ienes.

No site Mizuhikiya, podemos encontrar vários Kinpuu belíssimos, com design que incluem os tradicionais aos menos convencionais.

Dentre os projetos menos convencionais encontrados no site, tem o Urso Teddy, Hello Kitty, Iguana, peixinhos, flor de lótus, estrela, e muitos outros envelopes com criativas decorações feitos com Mizuhiki (cordão de papel washi).

Noshibukuro - Lindos Projetos Decorativos

Noshibukuro - Lindos Projetos

Noshibukuro - Lindos Projetos 12

Noshibukuro - Lindos Projetos 13

Fonte: Mizuhikiya

Quer Aprender Japonês?

3 Comentários

  1. Cida Nakada

    Gostei muito e achei tambem interessante e bonito

  2. Raissa S

    Bom dia, gostei muito da matéria, mas teria como você postar o passo a passo de como fazê-los. Obrigada 😉

  3. Andreia Shizue Kuratomi Sakuyama

    Gostaria de aprender japones! Muito obrigada pela atencao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *