Haha no hi (母の日) – Dia das Mães no Japão

📩 Clique aqui para receber nossos artigos por email!

Dia das mães

Haha no hi (母の日) – Dia das Mães no Japão

O segundo domingo de maio é comemorado o Dia das Mães em várias partes do mundo, inclusive no Japão, onde essa data é chamada de Haha no Hi ((ははのひ), que significa literalmente Dia das Mães em japonês. Originalmente foi comemorado no dia 6 de março, em homenagem ao aniversário da imperatriz Kojun (mãe do imperador Akihito). No entanto, muitos historiadores afirmam que o feriado foi introduzido por missionários cristãos em 1913.

Origem e História do Dia das Mães no Japão

Foi instituído pela União imperial da Mulher em 6 de março de 1931, o festival se espalhou por todo o país por volta de 1949. Porém, durante a Segunda Guerra Mundial, os costumes ocidentais foram completamente proibidos no Japão e assim a tradição de comemorar o Dia das Mães chegou a um impasse. Foi somente depois do fim da Segunda Guerra Mundial, que o feriado voltou a ser celebrado no Japão, seguindo o calendário ocidental, ou seja, no segundo domingo de maio.

hahanohi

Muito além de ser apenas um feriado comercial, no Dia das mães é dia de mostrarmos nosso amor e nosso apreço por aquela que nos deu a vida. No Japão, é também uma oportunidade para as crianças (especialmente aqueles entre 6 e 14 anos) de expressarem seus sentimentos, além de homenagear e agradecer suas mães por tudo que fizeram por elas.

Nesse dia, as famílias costumam ir a parques ou praças para um passeio em família. É comum também as crianças irem para a cozinha, preparar algo especial para agradar suas mães e também participam de um concurso de arte, onde desenham um retrato de suas mães, como forma de homenageá-las. Esses desenhos, chegam a viajar para outros países, sendo compartilhado com o mundo.

O presente mais popular no Japão no Dia das Mães são os cravos vermelhos, rosas ou amarelas. Cravos são considerados símbolos das mães por causa de sua doçura, pureza e resistência e nesses dias que antecedem o Dia das Mães, as floriculturas aumentam os preços de maneira absurda. Um buquê de cravos podem chegar a 3.000 ienes (cerca de 50 reais). Ao contrário do Brasil, no Japão não é muito comum se mandar cartão no Dia das Mães.

Porém, as lojas oferecem uma gama de possíveis presentes para elas como lenços, cachecóis, bolsas, carteiras, jóias, entre outros. Neste dia, também são feitas orações especiais em escolas e lugares públicos para homenagear as Mães. Muitas famílias aproveitam a data para comer fora e por isso é comum encontrar restaurantes e centros comerciais lotados nesse dia.

Kanji de HaHa (はは)
Mãe em japonês! (母)

Sugestões de presentes para o Haha no Hi (Dia das Mães)

Bolsa de Furoshiki

bolsa de furoshiki

Uma idéia de presente artesanal, que você mesmo pode fazer e presentear sua mãe, é o Furoshiki. O Furoshiki é simples de fazer e pode servir como embrulho ou bolsa, que aliás fica lindérrima e fashion. Além do que é de origem japonesa e muito tradicional no Japão.Com apenas um pedaço de pano quadrado é possível fazer vários tipos de bolsa. É facílimo de fazer e tenho certeza que sua mãe irá adorar!

Modo de Fazer um Furoshiki

Furoshiki

Como fazer um furoshiki:
1- Primeiro posicione o lenço aberto em uma base lisa.
2- Em seguida, faça um nó em cada uma das extremidades do lenço, deixando uma sobra de tecido no final.
3- Levante as pontas para cima e faça um nó em cada dupla para formar a alça da bolsa.
4- Agora é só ajustar o tamanho da alça e sua bolsa está pronta.

Feliz Dia das Mães!

Quer Aprender Japonês?

6 Comentários

  1. Pingback: Haha no hi (母の日) – Dia das Mães no Japão « Mirian no Sekai

  2. Pingback: Whua! Mangás » Haha no hi (母の日)

  3. Rodrigo

    Muito legal o post! 🙂
    Minha professora me disse que no Japão não se dão rosas no Haha no hi por conta de possuírem espinhos , que simbolizam algo negativo.

  4. Japão em Foco

    Oi Rodrigo!
    Que bom que gostou do post! 🙂
    É verdade! Por isso que a tradição é dar cravos vermelhos às mães nesse dia tão especial! Abraços!

  5. Irineu Shigueru Shintani

    Publiquem sobre a estoria do filme “GAMPEKI NO HAHA” ocorrida no final da Segunda Guerra Mundial, em que o soldado japones morre esmagado em combate por um tanque sovietico um dia antes da guerra terminar. O filme passou no inicio dos anos 70 no Brasil. Muito emocionante a estoria da mae que ao termino da guerra aguarda meses ansiosamente o retorno do unico filho, exigindo dos comandantes a devolucao do filho tido como desaparecido. Procurei esse filme em dvd e nao acho. Abracos.

  6. Japão em Foco

    Oi Irineu!
    Dei uma pesquisada mas tem realmente pouca coisa a respeito desse filme. Mas achei ele à venda nessa loja aqui: http://www.lojachikara.com.br/index.php/filmes/ganpeki-no-haha.html Mas parece que não tem legenda em português! Vou pesquisar mais assim que eu tiver tempo e se achar alguma coisa postarei aqui. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *