Mascotes cutes da polícia japonesa

Mascotes da polícia no Japão
Mascotes adoráveis da polícia japonesa 
Aproveitando o assunto sobre os postos policiais japoneses, denominados como Koban ou Koban-sho, você sabia que a polícia no Japão adotam mascotes?

Geralmente os mascotes ganham a aparência de um do símbolos de cada província. Cada província possui normalmente quatro símbolos: uma flor, um pássaro, uma árvore e um peixe. Um alimentos típico ou cultivado no local, animais predominantes na região, lendas e monumentos também são utilizados como mascotes.

Cada província no Japão tem um mascote diferente e eles são frequentemente vistos em cartazes e em vídeos de prevenção da criminalidade. Devido à sua grande popularidade, os mascotes da polícia também são encontrados estampados em diversos artigos como cadernos, borrachas, mouse pads, camisetas e chaveiros.

Mascotes da polícia japonesa

Veja também:
Mameshiba – Uma mistura de feijão com cachorro
Utensílios de cozinha adoráveis
Reservatórios de gás decorados no Japão
Para que servem os adesivos Koreisha e Wakaba?
Koban-sho, postos policiais no Japão

Os mascotes são utilizados para tirar um pouco da “seriedade” que a palavra “polícia” carrega. Eles são estampados em folhetos veiculados pela polícia, como forma de atrair a atenção dos cidadãos sobre assuntos relacionados à segurança das pessoas em geral como fraudes, segurança de trânsito, prevenção de crimes, etc.

Se antes as pessoas jogavam fora os folhetos sem lê-los, por causa dos mascotes essa realidade mudou bastante, mostrando que realmente essa estratégia foi bastante válida e que a população recebeu bem a ideia dos mascotes representando assuntos tão importantes usando uma linguagem ilustrada, divertida e lúdica.

Os mascotes agradam pessoas de todas as idades, desde de crianças até idosos e não tinha como ser diferente em uma cultura kawaii como é adotada no Japão. Praticamente todas as empresas e órgãos no Japão, possuem um mascote para representá-los. Veja alguns mascotes da polícia japonesa de algumas províncias:

Mascote da polícia de Tóquio

Se engana quem achar que pode ser um pitbul ou um leão. O mascote de Tóquio é o Pipo-kun e mais meigo impossível. Ele foi criado em 1987 e é provavelmente o mascote mais popular da polícia japonesa. Pipo-kun é uma combinação das melhores características de vários animais: Suas grandes orelhas ajudam a ouvir as pessoas com dificuldade, sua antena que serve como um radar para detectar o perigo e os grandes e atentos olhos servem para não deixar nada desapercebido.

Mascote da polícia de Yamanashi

Fuji-kun é o mascote da polícia de Yamanashi, local que fica ao sul do monte Fuji. Representa o Monte Fuji, por questões óbvias e se tornou um símbolo de força e poder. Foi criado em 1988 e desde então vem conquistando o carinho das pessoas.

Mascote da polícia de Aichi

Konohakeibu é o mascote de Aichi e representa uma coruja, que é a ave símbolo de Aichi. Há uma cidade de Aichi chamada Shinshiro que é famosa por causa do intenso som das corujas que são chamadas de ‘konohazuku’. Assim, o nome do mascote mesclou o nome da coruja com a palavra “keibu” que significa inspetor de polícia.

Mascote da polícia de Niigata

Hikaru-kun e Hikari-chan são os mascotes da polícia de Niigata e são representados por dois grãos de arroz do tipo Koshihikari, considerado o melhor arroz do mundo e produzido em Niigata. Com as mãos fortes e grandes olhos, Hikaru-kun e Hikari-chan protegem os cidadãos de Niigata. Hikaru-kun nasceu primeiro, em dezembro de 1992 e Hikari-chan chegou mais tarde, em Novembro de 1998.
Hikaru-kun-Hikari-chan

Mascote da polícia de Gunma

Jousyu-kun-Miyama-chan são os mascotes da polícia de Gunma, pois esta província costumava ser chamada de “Joushu”, um nome dado a cavalos machos. Já o nome Miyama deriva de uma cadeia popular de hotéis em Gunma. a escolha de dois cavalos para serem mascotes seria porque há uma grande criação de cavalos em Gunma.
Jousyu-kun-Miyama-chan

Mascote da polícia de Saitama

Popo-kun é o mascote da polícia de Saitama e foi criado em 2003. Simboliza um pássaro que é símbolo de Saitama, o Eurasian Collared Dove. A forma de Popo-kun lembra um ovo, que em japonês significa “tamago” e as duas primeiras sílabas “tama” aparece no final de Saitama.

Mascote da polícia de Shiga

Keita-kun é o mascote da polícia de Shiga e representa um Tanuki, uma espécie de guaxinim japonês, que faz parte do folclore japonês. Shigaraki, uma pequena cidade em Shiga é famosa por suas cerâmicas de tanuki. O “kei” deriva da palavra “keisatsu”, que significa polícia, enquanto o “ta” seria uma abreviação de tanuki.

Mascote da polícia de Mie-ken

Mipo-kun é o mascote da polícia de Mie Ken e representa a ave símbolo da província chamada de Tarambola Dourada, presente na região de Mie-Ken.

Mascote da polícia de Ishikawa

Inuwashi-kun & Inuwashi-chan são os mascotes de Ishikawa pois representam o símbolo da província: a águia de ouro, chamada de “inuwashi”. Os pássaros são encontrados nas encostas do Monte Haku, um vulcão adormecido que é uma das três montanhas sagradas (Sanreizan), juntamente com o Monte Fuji e Monte Tate.
Imewashi-kun-Imewashi-chan

Mascote da polícia de Okinawa

Shisa-kun é o mascote da polícia de Okinawa. O Shisa seria um cruzamento entre um leão e um cachorro e faz parte da decoração tradicional, colocado em telhados e fora das aldeias, casas e templos. É frequentemente encontrada em pares, um com a boca aberta e outro com boca fechada. O Shisa de boca aberta come os maus espíritos, enquanto o outro mantém os bons espíritos dentro do local.

O leão-cão foi trazido da China no final do século 14 e hoje é considerado um guardião da ilha, sendo descrito como amigável. Ele usa um uniforme de inverno azul da marinha e a cor da sua pele é laranja, que é a cor das frutas tropicais da região.
Shisa-kun

Se quiser ver os mascotes de outras províncias que não constam aqui, entre no site idleidol.net. Neste site tem os mascotes da polícia japonesa de todas as regiões.

Quer Aprender Japonês?

9 Comentários

  1. Adorei! Que fofos!
    Quando comecei a ler, até imaginei: o de Okinawa deve ser um shisa! Lindo do Shisa-kun!!
    Pensa se tivesse isso aqui no Brasil tambem…o daqui de MS ia ser uma capivara! rsrsrs

  2. Marcos de Souza

    ….Eu AMO O JAPÃO e pronto.

  3. Douglas

    Na primeira imagem são tantos juntos que chega a lembrar Pokémon, os mascotes são bem bonitinhos mesmo, gostei mais do de Aichi ^^
    Abraços!

  4. Japão em Foco

    Oi Dani!
    São lindinhos os mascotes da polícia japonesa né não? Uma capivara ou uma onça pintada representando o MS seria tudo a ver né rs. Abraços!

  5. Japão em Foco

    Oi Douglas!
    A corujinha de Aichi é mesmo uma gracinha… Gostei da maioria, pois cada qual tem seu significado representando um símbolo da província. Abraços!

  6. Jéssica

    Adorei! São tão fofus 😉
    E acho que ajuda a incentivar as crianças, o interessante é que cada um combina com sua cidade.

    Amo esse site! Obrigada pelas postagens!

  7. Japão em Foco

    Oi Jéssica!
    Obrigada pelo comentário!\(^o^)/
    Que bom que gosta desse nosso cantinho nipônico!!!!
    Abraços!(^_−)−☆ E volte sempre!

  8. Pingback: Koban, postos policiais no Japão | Curiosidades do Japão

  9. Pingback: Significado do termo kawaii no Japão | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *