Receita de Okonomiyaki

📩 Clique aqui para receber nossos artigos por email!

Receita de Okonomyaki

Curiosidades e Receita de Okonomiyaki
Okonomiyaki (お好み焼き) é um alimento muito popular no Japão. Os brasileiros costuma chama-lo de Pizza japonesa ou panqueca japonesa. Mas a origem do nome é: Okonomi = o que você gosta ou deseja e yaki = “grelhado” ou “frito”. Ou seja, podemos preparar o Okonomiyaki utilizando vários ingredientes que gostamos.

Para a massa de Okonomiyaki, usamos farinha e adicionamos outros ingredientes como caldo de vegetais ou peixe dashi, ovos e repolho finamente picado. Também pode adicionar cebolinha, cebola, carne (geralmente de porco ou bacon), polvo, lula, camarão, vegetais, kimchi, mochi ou queijo e regado com finas tiras de maionese.

No Japão, existem restaurantes especializados em Okonomiyaki. Neles os clientes preparam o Okonomiyaki inteiramente a seu gosto, utilizando uma grande variedade de ingredientes e depois colocam em uma chapa bem quente para grelhar.

Tipos de Okonomiyaki

Existem também versões diferentes do Okonomiyaki. Em Osaka por exemplo, ele se parece mais com uma panqueca e recebe o nome de “Butatama“. Existe também uma outra versão na qual é usado macarrão frito o invés de uma massa com farinha. Essa versão tem o nome de Modanyaki, uma versão moderna do Okonomiyaki.

Em Tóquio, há uma outra versão chamada de Monjayaki (もんじゃ焼き), com ligeiras diferenças em relação à mistura e consistência. Tem ainda o Hashimaki (はしまき), que seria uma versão onde o Okonomiyaki é enrolado em volta de um hashi. Esta versão é muito poupar em matsuris (festivais japoneses).

Entre inúmeros ingredientes que podem ser colocados no Okonomiyaki estão: repolho, bacon, e itens opcionais (lula, polvo, queijo, etc.), macarrão frito (tipo de yakisoba), ovo frito, entre outros. Outra coisa que não pode faltar é o molho específico de Okonomiyaki (Você pode compra-lo pronto ou fazer o molho).

Receita de molho de Okonomiyaki

Ingredientes
250 ml de shoyu
50 ml de molho inglês
130g de extrato de tomate
Pimenta do reino a gosto
8 colheres de sopa rasas de açúcar
Modo de fazer:
Em uma panela colocar todos os ingredientes;
Acender o fogo e misturar até ferver;
Depois que ferver, continue mexendo até o molho ficar espesso;
Se não engrossar muito colocar mais açúcar;
Espere esfriar e reserve.

Passo a passo em vídeo


Link do vídeo (YouTube)

Receita de Panqueca Okonomiyaki

Ingredientes da massa
1 xícara de chá de farinha de trigo
3/4 xícara de chá de água
Sal a gosto
02 ovos
02 cenouras médias raladas
1/2 repolho cortado bem fino
02 cebolas médias bem picadas
Ingredientes do recheio
Molho Okonomiyaki
Maionese
Nori (alga) cortado em tiras finas
Katsuobushi (peixe desidratado e ralado)
Bacon picado ou em tiras
Frutos do Mar (opcional)
Mochi e queijo (opcionais)

Preparo e Montagem do Okonomiyaki

Misture a farinha de trigo, a água, os ovos e o sal. Junte também a cenoura ralada, o repolho e a cebola. Em uma panela elétrica ou em uma frigideira coloque o óleo de cozinha e despeje a massa espalhando-a em de forma circular para ficar com o formato de uma pizza ou panqueca (com cerca de 2 cm de altura).

Para facilitar o trabalho você já pode deixar a massa “cortada” em 4 para facilitar na hora de servir. Deixe assar por aproximadamente 5 minutos. Antes de virar a massa acrescente o bacon na superfície “crua” e vire a massa. Deixe assar por mais 5 minutos ou até fritar bem o bacon picado ou em tiras.

Comece colocando o molho de okonomiyaki, em seguida a maionese, o nori e o katsuobushi! Pode acrescentar outros ingredientes se assim desejar. Gostou?!

Passo a passo em vídeo


Link do vídeo (YouTube)

Fontes de Referências: Wikipedia, Tabemashou

Quer Aprender Japonês?

3 Comentários

  1. Pingback: 11 comidas populares no Japão | Curiosidades do Japão

  2. Parabens adorei suas receitas, estarei com certeza
    aprendendo fazer estes maravilhosos pratos.
    pjus .
    Carlos Monteirom

  3. Maria Helena Barbosa Nogueira

    Achei muito Boa as receitas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *