Ryomaden, um dorama épico exibido no canal NHK

Ryomaden, um dorama épico

Ryomaden, um Taiga Dorama que nos conta um pouco sobre o fim da Era Xogunato no Japão

Se você se interessa pela história do Japão, provavelmente vai gostar de assistir “Ryomaden”, um Taiga Dorama de 48 capítulos exibido pelo canal NHK em 2010. O dorama é baseado na história real de Ryoma Sakamoto, um visionário que ajudou a impulsionar o Japão para a modernização e líder do movimento para derrubar o Xogunato Tokugawa durante o Período Bakumatsu.

Taiga dorama (大河ドラマ) é o nome dado às séries históricas exibidas anualmente pela NHK desde 1963, aos domingos, às 20:00, com reprise aos sábados, às 13:00. Ryomaden foi exibido entre janeiro e dezembro de 2010 e foi estrelado por Masaharu Fukuyama, um dos atores mais queridos e influentes da TV Japonesa.

“Ryomaden” conta a saga de Sakamoto Ryoma. Ele foi um líder importante no movimento para derrubar o Tokugawa Bakufu e também foi um dos fundadores da moderna marinha japonesa através de incorporação de tecnologia ocidental, o que provou ser uma força a ser reconhecida durante a revolução.

Um pouco da história de Sakamoto Ryoma

Sakamoto Ryoma foi um famoso samurai e rounin que viveu de 1835 a 1867, falecendo um ano antes do fim do Xogunato Tokugawa e inicio da Restauração Meiji. Ficou conhecido como um líder que desejava livrar o Japão do feudalismo e do regime autoritário que por mais de 250 anos fechou as portas do país para o Ocidente.

Ele estudou e se inspirou no exemplo dos Estados Unidos e suas idéias de igualdade. Ele percebeu que, para competir com os outros países que eram mais avançados industrial e tecnologicamente, o país precisava se modernizar.

Para conseguir esse intento, Sakamoto elaborou o Shin Seifu Koryo Hassaku (Programa de oito pontos para um novo governo), em que ele apresenta um sistema de governo em contraposição ao sistema existente na época.

Ele também era conhecido por sua intrigante simpatia na mistura entre o tradicional e o moderno, simbolizado em sua preferência em vestir roupas de samurai ao mesmo tempo em que calçava sapatos ocidentais.

Se você tiver interesse em assistir ao dorama “Ryomaden”, tenho uma boa notícia: O site Drama Fever, disponibilizou os 48 capítulos legendados para serem assistidos online e gratuitamente. Segue os capítulos abaixo.

Recomendo este dorama a todos que querem conhecer um pouco dessa fase histórica tão importante para o Japão moderno que temos atualmente. 🙂

Assista os 48 capítulos de Ryomaden legendados PT-BR

Ep.1 Ep.9 Ep.17 Ep.25 Ep.33 Ep.41
Ep.2 Ep.10 Ep.18 Ep.26 Ep.34 Ep.42
Ep.3 Ep.11 Ep.19 Ep.27 Ep.35 Ep.43
Ep.4 Ep.12 Ep.20 Ep.28 Ep.36 Ep.44
Ep.5 Ep.13 Ep.21 Ep.29 Ep.37 Ep.45
Ep.6 Ep.14 Ep.22 Ep.30 Ep.38 Ep.46
Ep.7 Ep.15 Ep.23 Ep.31 Ep.39 Ep.47
Ep.8 Ep.16 Ep.24 Ep.32 Ep.40 Ep.48

Referências: Wikipédia, Drama Fever

Quer Aprender Japonês?

4 Comentários

  1. Elisa Bebiano

    Adorei a dica! Gosto muito de história do Japão, esse período me fascina! Ainda mais com o Fukuyama Masaharu atuando. Adoro ele =P

  2. Pingback: Filme Pais e Filhos, do consagrado Hirokazu Koreeda - Japao em Foco | Curiosidades do Japão

  3. Elis Angela

    Obrigada! Eu já assisti quase todos os filmes e doramas japoneses que estão disponíveis no you tube. Agora tenho uma nova opção. Valeu!

  4. Naty

    Bom dia,
    Obrigada pela sugestão! Não tenho muito tempo disnponível, mas vou fazer um esforço para assistir a todos que você já comentou no site. Até

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *