Tempurá – Origem e Receita

Os portugueses acabaram sendo expulsos pelos japoneses pois não queriam ser catequizados e ficaram somente com a sua herança gastronômica: o tempurá.

Receita e curiosidades sobre o Tempurá

Tempurá [天ぷら] é um prato muito popular no Japão e a receita foi trazida por jesuítas portugueses nos meados do século XVI. Segundo a tradição católica, não se deve comer carne vermelha durante a quaresma e o tempura de legumes e frutos do mar passou a ser uma alternativa de alimentação para os missionários.

A origem do nome “Tempura” ainda é bem controverso. Uns dizem que se originou de “Tempora”, uma palavra em latim que se traduz como “um período de tempo” e que provavelmente fazia referência aos 40 dias da Quaresma. Outros dizem que Tempura surgiu a partir da palavra portuguesa “Tempero”.

De qualquer maneira, esse prato agradou o paladar japonês e apesar da receita ter vindo do ocidente, tornou-se um dos pratos mais clássicos da culinária japonesa, tanto que até possui um kanji especifíco para denominá-lo: 天麩羅. Quer dizer então que o tempura é um prato japonês? Sim, pois assim como o Gyoza, que tem origem chinesa, as versões japonesas são distintamente diferentes dos pratos originais.

tempuraOs portugueses acabaram sendo expulsos pelos japoneses pois não queriam ser catequizados e ficaram somente com a sua herança gastronômica.

Os japoneses adaptaram a receita, deixando a massa mais fina, usando um óleo mais leve e acrescentando mais vegetais, até chegar ao prato que conhecemos hoje em dia. O tempurá se popularizou quando passou a ser vendido em barracas de rua (Yatai) e hoje existem até restaurantes especializados em tempurá.

O Tempura pode ser feito com uma grande variedade de legumes como repolho, berinjela, abóbora, cenoura, cebola, vagem, brócolis, etc e com peixes e frutos do mar como camarão. O segredo está na massa que deve ser bem fluida e no molho agridoce que dá sabor especial e um toque puramente japonês à receita.

Tempura é uma receita fácil, rápida e barata. E o sabor fica bem crocante e delicioso. Confira abaixo uma receita super fácil de tempura. Espero que gostem! 😉

Receita de Tempura de legumes e Camarão

Ingredientes:
500 g de camarão limpos e sem cabeça
1 xícara (chá) de cenoura ralada
1 xícara (chá) de cebola fatiada
1 xícara (chá) de cebolinha picada
2 xícaras (chá) de repolho picado
Obs: Os ingredientes listados são apenas uma sugestão, pois você pode usar qualquer tipo de vegetal, peixe ou frutos do mar para preparar o seu tempurá.

Receita da Massa
1 ovo
2 xícaras (chá) de água gelada
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de sal
1 colher (café) rasa de fermento em pó
1 saquinho de Hondashi ou sazón (opcional)

Receita do Molho
2 xícara(s) (chá) de caldo de peixe
1/2 xícara(s) (chá) de shoyu
1 xícara(s) (café) de saquê mirim
1/4 xícara(s) (chá) de nabo ralado(s)

Modo de Preparo
Massa: Bata o ovo levemente e acrecente a água gelada, misturando-os. Acrescente a farinha e os demais ingredientes, mexendo até que a massa fique bem homogênea. Acrescente os legumes e o camarão à massa. Leve uma frigideira com bastante óleo ao fogo e espere até que o óleo fique bem quente para a fritura.

Com a ajuda de uma colher, coloque pequenas porções no óleo quente, deixando dourar dos dois lados. Leva cerca de 2 a 3 minutos. Retire do óleo e deixe escorrer em papel absorvente. Muitos dizem que o papel deixa o tempura encharcado. Nesse caso, uma grade ou escorredor próprio para frituras seria melhor.

Molho: Leve ao fogo para aquecer todos os ingredientes, exceto o nabo. Coloque em um recipiente e antes de servir com o tempurá, acrescente o nabo ralado. Se não tiver todos os ingredientes na mão, você pode usar apenas o shoyu como molho.

Aproveite e confira também a Receita de Tempura de Sorvete

Quer Aprender Japonês?

12 Comentários

  1. eliane gonçalves macena

    bom dia, eu quero dizer que o site Japão em Foco é um dos melhores sites que já encontrei na web!
    Não é sempre que encontramos informação de qualidade , rica e diversificada,ainda mais sobre O Japão,país que eu tanto admiro!
    muito obrigado,estou aprendendo muito! 😀 🙄
    Eliane Gonçalves
    Recife-Pe

  2. Japão em Foco

    Oi Eliane!
    Fico feliz com o elogio!
    Se Deus quiser, o trabalho continuará a ser feito!
    Fique à vontade para mandar sugestões!
    Abraços!

  3. Pingback: Daikon Oroshi Art 3D | Curiosidades do Japão

  4. Pingback: Receita de Bolo Castella (Kasutera) | Curiosidades do Japão

  5. ivannilde da silva parada

    :lol:Adoro o Japâo, e suas tradiçôes

  6. Magda Betin

    Sempre recebo e-mail com vários artigos sobre o Japão país que admiro muito,e com isso estou aprendendo várias coisas deste lugar maravilhoso.

  7. Pingback: Receita de tempura de sorvete - Passo a passo | Curiosidades do Japão

  8. Lucy Mary Magalhães Vieira

    Adoro a culinária japonesa. Adorava ver as vitrines dos pratos prontos no Japão. Escolhia sempre os pratos mais bonitos e acertava no sabor.

  9. Vagner Takeshi Kataoka

    Eu estou com uma duvida, na massa é realme te 1 xicara de farinha para 2 de agua? Com essa medida não consegui deixar a massa homogênea

  10. ricop02

    massa homogênea quer dizer bem misturada com uma consistência unica.
    a massa da Tempura é cremosa assim como a massa de panqueca.

  11. Diego Guimarães

    quem dera se os índios tivessem conseguido expulsar os portugueses pelas mesmas razões que os japoneses o fizeram!…

  12. Henrique

    Os Portugueses tiveram um forte aliado: a gripe. Que matou milhões de indígenas, pois eles não tinham anticorpos para esta doença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *