Gyoza – História e Receita


Gyoza - História e Receita

Gyoza, os tradicionais pasteizinhos japoneses

Embora o Gyoza [ギョーザ] seja originalmente uma iguaria da culinária chinesa, ele tornou-se muito popular em todo o Japão. Enquanto que na China, o Gyoza, cujo nome chinês é Jiaozi, pode ter vários tipos de recheio, no Japão, basicamente seu recheio é de carne de porco picada, repolho, cebolinha, alho e gengibre.

Muitas vezes ele é referido como pasteizinhos japoneses ou chineses. A massa do gyoza se assemelha ao de um pastel comum, porém após ser colocado o recheio, são cozidos no vapor e depois rapidamente fritos em uma panela com pouco óleo. O gyoza grelhado também é comumente chamado de Yaki Gyoza [焼き餃子]

Gyoza - História e Receita

Uma breve história do Gyoza no Japão

O registro mais antigo do gyoza no Japão, remonta ao período Edo, quando o daimyo e entusiasta de alimentos Tokugawa Mitsukuni, popularmente conhecido como Mito Koumon, experimentou o gyoza feito por Zhu Shun Shui, um estudioso chinês que estava em visita ao Japão. Ele simplesmente adorou, no entanto, este gyoza era bem ao estilo chinês: Apenas cozido no vapor e feito com a massa mais grossa.

O gyoza que temos na atualidade, na verdade, vem do período pós-guerra, quando muitos japoneses que trabalhavam na China retornaram para o Japão e, para sobreviver, começaram a fazer e a vender o gyoza em barracas. Com a escassez de alimentos nesse período, o jeito era fazer o gyoza com uma massa mais fina.

O gyoza começou a atrair muitos consumidores e matou a fome de muitas pessoas no período pós guerra, um período muito difícil para os japoneses. Era considerado um alimento proteico e nutritivo e a sua preparação era fácil e rápida.

Hoje em dia, o gyoza se tornou uma das principais entradas nos restaurantes japoneses, sendo consumido com um molho especial feito de uma mistura de vinagre de arroz (mirin), molho de soja (shoyu) e óleo de gergelim (goma abura).

Receita de Gyoza (pasteizinhos japoneses)

Se você está no Brasil e tem saudade de comer gyoza ou então de experimentar, saiba que a receita é super fácil e rápida. Confira no vídeo abaixo, uma receita de gyoza:


Link do vídeo (YouTube)

Receita com massa pronta de pastel

Nessa outra receita, você pode usar aqueles discos de massa prontos de pastel. É uma alternativa para quem não quer fazer a massa do gyoza. Também fica saboroso! Confira a receita no vídeo abaixo:


Link do vídeo (YouTube)

Quer Aprender Japonês?

11 Comentários

  1. may

    hummm…adoro gyoza! mas prefiro compra-los já fritos, pra não ficar cm cheiro de fritura na casa. e nos restaurantes chineses sempre peço um prato deles. Delicia!

  2. Pingback: Tempurá - História e Receita | Curiosidades do Japão

  3. Pingback: Receita de Karaage (Frango Frito Japonês) | Curiosidades do Japão

  4. ciro sudo

    acho que vcs deveriam postar video onde a pessoa que esta ensinando saiba pronunciar, corretamente.e que realmente saibam fazer o gyoza,.
    o recheio eh bem fraco
    o modo de fechar o gyoza tbe nao condiz
    acho as ideias interessante, apena na minha opiniao,quem apresentaos programas devreiam ser pessoas mais qualificads e profissionais.

  5. Francis Sierra Hussein

    Amei o site. Sou fâ incondicional do Japão, pais que admiro muito.

  6. fatima

    gostei muito, simples e prático. o importante é a alegria que o site transmite

  7. Jose Isac

    O problema de produtos derivado da soja para homens e que abaixa a testosterona, se for servir em casa e a maioria for homem e bom evitar.

  8. Marcos

    É vinagre de arroz ou mirim?
    São dois produtos totalmente diferentes!!

  9. Hiroshi Namekata

    Amei,e’ sempre interessante e bem-vindo a historia e as receitas japonesa.

  10. Onedes Pinto

    Boa tarde. Gostaria de saber o seguinte: após a preparação do gyosa posso condicioná-lo na geladeira e ou no freezer por quanto tempo? Grato pela oportunidade.

  11. Christopher Thomas

    Konnichiwa watashi wa Christopher desu. Eu preparo gyoza através do cozimento a vapor mas como eu percebi que preparar além do vapor o fruto também qual seria o tempo do preparo dos dois juntos (vapor é fruto)? 7 (sete) unidades já é bom para entrada e vender? Arigatou gozaimashita pela atenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *