As 10 melhores refeições “Donburi” para você experimentar no Japão!

Donburi - Gyudon

Você sabe o que é “DONBURI“(どんぶり)? Trata-se de um prato popular no Japão onde o arroz é servido em uma tigela com uma variedade de coberturas tais como peixe, carne, vegetais ou outros ingredientes. Este prato é servido em um vasilhame que também é chamado de donburi, que é uma tigela maior do que o chawan normalmente usada para servir arroz.

Em muitos restaurantes, o termo “donburi” aplica-se a quase todo tipo de comida, incluindo peixe cru fatiado, servido em cima do arroz. Como existe uma grande variedade de DONBURI, resolvemos trazer os mais populares para você experimentar se tiver oportunidade!

#1 GYUDON (牛丼)

Donburi - Gyudon

Gyudon é o donburi mais famoso do Japão. Consiste em uma tigela de arroz com carne e cebola cozida em um molho levemente adocicado com dashi, molho de soja e mirin. É servido com beni-shoga (picles finos de gengibre). Confira a receita aqui.

#2 OYAKODON (親子丼)

“Oya” significa pai e “ko” significa criança. Literalmente significa “tigela de pai e filho”. Os principais ingredientes são arroz japonês (gohan), frango, ovo e um suculento molho à base de molho de soja (shoyu) e saquê. Confira a receita aqui.

#3 KATSUDON (カツ丼)

É uma tigela de arroz coberta com costeletas de porco fritas à milanesa (conhecidas como Tonkatsu em japonês), ovo cozido, cebola e outros ingredientes. “katsu” seria abreviação de tonkatsu e tem a mesma pronúncia de “katsu” (勝つ), que significa “ganhar” ou “ser vitorioso”. Por este motivo é um prato popular entre estudantes. Confira a receita aqui.

#4 TENDON (天丼)

Esta é uma abreviação de Tempura e Donburi. Tempura são pedaços empanados e fritos de frutos do mar e legumes. Alguns dos ingredientes populares no Tendon” são camarão, abóbora, batata doce e quiabo empanados.

#5 KAISENDON (海鮮丼)

É uma tigela de arroz coberto com muitas variedades de frutos do mar frescos e crus. Eles geralmente usam atum, camarão, ouriço do mar, salmão e caranguejo como coberturas.

#6 UNADON ((鰻丼)

É uma abreviação de Unagi e Donburi. Unagi significa enguia. É uma tigela de arroz coberta com enguia grelhada, que é preparada com um molho espesso à base de soja.

#7 SOSUKATSUDON (ソースカツ丼)

Sosukatsudon é semelhante ao Katsudon, mas não leva ovo. Em vez de ovo, há repolho fatiado finamente e um molho delicioso e levemente adocicado.

#8 BUTADON (豚丼)

“Buta” significa carne de porco. Butadon é parecido com gyudon, mas ao invés de carne bovina é feito com carne de porco com um molho levemente adocicado. Butadon é originado em Hokkaido, mas nos dias de hoje pode ser encontrado em qualquer lugar no Japão.

#9 IKURADON (いくら丼)

Ikuradon é uma tigela de arroz coberto com ovas de salmão (conhecido como Ikura em japonês). Além de ser um prato esteticamente bonito, ele é perfeito para os amantes de Ikura!

#10 CHUKADON (中華丼)

“Chuka” significa chinês. É composto por uma tigela de arroz com legumes salteados, cebola, cogumelos, frutos do mar ou fatias finas de carne por cima. Literalmente significa “tigela de arroz chinês” e como podemos ver, foi inspirado na culinária chinesa.

Esses são alguns dos Donburi mais populares do Japão. Já teve oportunidade de experimentar alguns deles? Qual deles te deixou com mais vontade de provar? Comente abaixo! 🙂

Fonte: wasa-bi.com

Quer Aprender Japonês?

3 Comentários

  1. Cesar Shin

    O mais nostálgico é o Gyudon alimento quente, leve, rápido,, gostoso e principalmente barato. Gosto de fim de balada, quando já estamos bebados, cansados e com aquela fominha. Hora de voltar para o “apato” e descansar.

  2. Mozart Ribeiro Martins

    Gostei.Muito bem explicado.

  3. Eliene

    Amei tudo!! Morei lá algum tempo!! Posso afirmar tudo isso!! Tudo parece perfeito! A culinária é uma obra de arte!!
    Obrigada !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *