10 Coisas A Serem Aprendidas Com O Japão

Aprenda 10 coisas com o povo japonês, povo forte que não se intimida diante das dificuldades e tragédias e nos mostra que tem atitude e cooperação. Confira!
Quero compartilhar uma mensagem que recebi por e-mail com vocês. Achei a mensagem muito interessante e realista. O Japão é um país que não perde a elegância nem diante de catástrofes como o terremoto e tsunami Como será que os brasileiros no geral se portariam diante de uma situação de calamidade como essa? 🙁
O que eu sei é que há muita coisa a ser aprendida com os japoneses e a atitude deles em relação à tragédia, fizeram toda a diferença na reconstrução do país. Seria muito bom se todos nós pudéssemos absorver esses bons exemplos que o Japão nos ensinou, mesmo em momentos tão difíceis como esse, em meio a tanta dor.
Confira as 10 lições que o Japão nos ensinou:

1 – A CALMA
Nenhuma imagem de gente se lamentando, gritando e reclamando que “havia perdido tudo”. A desolação era nítida em cada olhar e a tristeza por si só já bastava.
2 – A DIGNIDADE
Filas disciplinadas para água e comida. Sem empurra empurra, sem agressões, palavras duras ou gestos de desagravos. Povo paciente e resiliente.
3 – A HABILIDADE
Arquitetos fantásticos. Em muitos locais, os prédios balançaram, mas não caíram.
4 – A SOLIDARIEDADE
As pessoas compravam somente o que realmente necessitavam no momento. Assim todos poderiam comprar alguma coisa. Voluntários de todas as partes do Japão, tentaram ajudar de alguma forma os mais fragilizados.
5 – A ORDEM
Nenhum saque a lojas, nem sinais de vandalismo. Sem buzinaço e tráfego pesado nas estradas, causando tumulto. Apenas compreensão e benevolência.
6 – O SACRIFÍCIO
Cinquenta trabalhadores ficaram para bombear água do mar para os reatores da usina de Fukushima, expondo suas vidas ao perigo da radiação. Como poderão ser recompensados?
7 – A TERNURA
Os restaurantes cortaram pela metade seus preços. Caixas eletrônicos deixados sem qualquer tipo de vigilância. Os fortes cuidavam dos fracos.
8 – O TREINAMENTO
Velhos e jovens, todos sabiam o que fazer e fizeram exatamente o que lhes foi ensinado. A preparação desde a mais tenra idade é fundamental para que todos saibam o que fazer diante uma catástrofe como essa.
9 – A IMPRENSA
Mostraram enorme discrição nos boletins de notícias. Nada de reportagens sensacionalistas com repórteres imbecis, querendo ganhar ibope com a tragédia. Apenas reportagens que descreviam verdadeiramente os fatos.
10 – A CONSCIÊNCIA
Quando a energia acabava em uma loja, as pessoas recolocavam as mercadorias nas prateleiras e saiam calmamente. Ninguém aproveitou-se do momento crítico para apropriar-se do que não lhe pertencia. Integridade e Retidão de caráter!
Aproveite para ver também:
* 10 hábitos japoneses que todos deveriam adotar
* Japão – Um exemplo a ser seguido
Sonho com o dia em que noso Brasil vai ser assim. na verdade é muito mais uma utopia que um sonho…
O Japão é mesmo a melhor coisa do Universo e de todas as dimensões!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
e também o Japão tira a felicidade na tristeza e transforma a unicidade em força…
É impressionante como uma nação, de seres humanos (como todos nós), podem ser assim.
Eu particularmente não conseguia imaginar nada além do que suponho se isso acontecesse no Brasil, o quão terrivel seria, não só pelo terremoto, mas pelas atitudes que os Brasileiros teriam. Com certeza, lojas seriam invadidas, bancos seriam assaltados, supermercados seriam totalmente devastados pelas pessoas, as residências de pessoas mais ricas seriam brutalmente invadidas, seria um caos.
Mas lendo o que li nessa reportagem, chega ate a emocionar, porque eu não imaginava que ainda existe um lugar cujo as pessoas são tão diferentes, sendo ela igual a mim, igual a você, sendo ser humano!
Oi Roberto!
Quem dera o Brasil fosse assim também não é mesmo?
Infelizmente, a razão dos caos por aqui é a desigualdade social e consequentemente a falta de educação. Além disso, aqui no Brasil, falta o coletivismo, diferente do Japão, que é algo já enraizado na cultura. Lá se pensa no coletivo, no grupo no geral, enquanto que aqui, as pessoas são individualistas e só pensam em si próprias. Para mudar isso, só resolvendo os dois problemas que citei no começo: educação e igualdade social…
Abraços!
É verdade,
Acho um grande problema (na minha opinião) a miscigenação no Brasil, o que consequentemente influe para a descriminação, e com isso a falta de educação por causa do individualismo. Tudo isso nos afeta politicamente (com a corrupção) e moralmente (no caso da falta de ética). O que degenera várias outras áreas da cidadania, o unico ponto positivo é a nossa cultura, que é impar e admirável.
Abraços
😯
Porque vcs acham que eu vivo dizendo??????w
EU AMO O JAPÃO
Oi Marcos!
\(*^o^*)/
Abraços!
Já desisti de mudar o Brasil… Não adianta tentar explicar para as pessoas isso… Quando tentei elas me chamaram de palavras de baixo calão, foi nesse dia que eu desisti de mudar o brasil e criei um novo objetivo: Mudar para o Japão, bem mais simples né?
PS: Tenho 14 anos (12/03), vou aprender mais de Inglês e me virar por lá.
Oi Gabriel!
Realmente o Brasil tem muito ainda a aprender para se tornar de verdade um país digno para todos os cidadãos. Pra isso, teríamos que ir até a raiz dos problemas que é a própria sociedade. Enquanto a sociedade não mudar sua visão de querer conseguir as coisas usando o tal “jeitinho brasileiro”, a impunidade continuará rolando solta por aqui infelizmente… É uma utopia, mas eu sonho em um dia conseguir ter orgulho do Brasil em todos os sentidos e torço para que ele deixe de ser visto lá fora apenas como o país do samba e do carnaval… rs Abraços!
Eu AMO o JAPÃO
Oi para todos que comentam sempre por aqui!
A visita de vocês é sempre muito bem vinda
Obrigada e voltem sempre viu!!!
\(*^o^*)/ Abraços!
Fato que a cultura japonesa tem suas raízes como as mais sangrentas e antigas do mundo. Um Pais que sofreu de todos os tipos (como a bomba atômica e tsunamis frequentes desde eras distantes) é mais preparado, pois aprendeu com a dor, aprendeu que tudo que é material pode ser reerguido, menos nossa honra, essa nunca deve deixar de existir.
Tudo verdade!!!!
Eu vivi tudo isso!!!
Quando eu ia em alguma conveniência metade dos alimentos eram destinados para o pessoal da área do tsunami,ninguém reclamava!
Como faço para compartilhar no Face book?
Oi Maria Rosa…
Basta copiar o link e colar na sua página do facebook…
Abraços
São mundos diferentes
gostei muito.
Nao é uma sociedade perfeita. Assim como em qualquer outra existem os párias, bandos de marginais, que foram sim saquear casas, empresas e carros abandonados.
A mudança esta dentro de cada um de nos, que tal sermos mais humanos, vamos fazer deste pais Brasil, o melhor pais do mundo só depende de cada um de nós.A BSGI é uma grande opção.
uma pena que a população japonesa esteja diminuindo
amei esta postagem
amei a postagem
Érica, o Japão é pequeno demais para tanta gente…
Não é uma pena que a população do Primeiro Mundo esteja diminuindo da atual maneira, com base em controle da natalidade. (apenas as aposentadorias são um grave problema aí, um pouco de imigração é útil)
O problema, mesmo, seria se:
– a população diminuiu porque houve genocídio; ou,
– como tá acontecendo agora, a população diminui porque há poucos casais sendo formados.
Se esses dois problemas não acontecerem, é normal que a população do Primeiro Mundo reduza.