8 Refeições Populares no Verão no Japão

Pratos típicos do verão japonês - Rei-shabu

Apesar de ter uma curta duração, o verão no Japão é bastante quente e úmido. É comum as pessoas sentirem cansaço e indisposição por causa do calor insuportável. Por este motivo, as comidas típicas dessa estação costumam ser refrescantes e revigorantes. Que tal conhecer alguns pratos populares na Terra do Sol Nascente durante as altas temperaturas?

1. Somen (素麺)

Somen (素麺) é uma refeição muito leve e refrescante e por esta razão é a cara do verão japonês! Trata-se de um macarrão bem fininho, consumido geladinho (costuma-se colocar gelo sobre ele para garantir que fique bem gelado), com um molho leve como o dashi ou tsuyu, um molho feito com katsuobushi e outros ingredientes como cebolinha, gengibre ou myoga.

No inverno, existe a versão quente, o Nyumen, que também é muito saboroso. É possível encontra-lo pronto nas lojas de conveniência e supermercados, mas também podemos prepara-lo em casa pois seu preparo é muito fácil, rápido e prático. Confira a receita aqui.

2. Hiyashi Chuka (冷やし中華)

Hiyashi Chuka (冷やし中華) é um prato japonês típico do verão que consiste em uma combinação de macarrão gelado com ingredientes coloridos como pepino, tomate, cenoura, moyashi, presunto, kinshi tamago (omelete de ovo cortada finamente), frango, ou até mesmo carne de porco grelhada. É um prato muito refrescante e extremamente versátil.

Consiste em macarrão de ramen refrigerado com uma variedade de coberturas, como tamagoyaki picado (omelete), pepino, vara de caranguejo, e assim por diante. É servido frio com molho tare (molho de mergulho usado para grelhar). Podemos encontra-los prontos para o consumo em lojas de conveniência ou supermercados. Confira a receita aqui.

3. Ayu (アユ)

Ayu (アユ) é um peixe de água doce, geralmente grelhado e depois servido. Tem uma textura leve e sabor suave. Geralmente são moldados de maneira que pareça com um peixe que viaja contra a corrente. Como a carpa, é famoso no Japão por sua perseverança e coragem. Está sempre presente em barraquinhas Yatai, em festivais de fogos de artifício (Hanabi) e matsuris.

O Ayu é pescado através de uma técnica milenar muito interessante chamada 鵜飼 (ukai) onde os pescadores usam corvos-marinhos para realizar a pesca. Durante a temporada de pesca, milhares de pessoas costumam assistir a esse espetáculo realizado a noite.

4. Unagi (鰻)

Unagi (鰻) é uma enguia de água doce, conhecida no Japão por suas propriedades nutricionais. Segundo os japoneses, este alimento é excelente para combater o “natsu batê”, nome dado à fadiga causada pelo calor intenso. Consumido desde o período Edo, o unagi tornou-se um alimento popular no verão, geralmente assada na brasa e temperada com molho de soja.

Existem dias considerados próprios para o consumo do produto, um desses dias é o solstício do Boi (doyo no ushi no hi). Restaurantes especializados em diferentes pratos feitos com o ingrediente são comuns no Japão. O lago Hamana, em Hamamatsu, na província de Shizuoka, é famoso em todo o país por ser a terra do unagui de melhor qualidade.

5. Rei Shabu (冷しゃぶ)

Pratos típicos do verão japonês - Rei-shabu

Rei Shabu (冷しゃぶ) é uma iguaria consumida fria que consiste em carne de porco em fatias finas cozidas, estilo shabu shabu. Enquanto que Shabu Shabu costuma ser servido quente, Rei Shabu é uma versão fria, especialmente para comer nos dias quentes.

Este prato também leva legumes e vegetais frescos e crus como pepino, cenoura, daikon e tomate. costuma ser consumido com molho cítrico ponzu ou molho de gergelim. É uma maneira perfeita de apreciar este delicioso prato de inverno durante intenso calor do verão.

6. Yakitori (焼き鳥)

Yakitori (焼き鳥) é um espetinho de frango grelhado sempre presente em restaurantes Izakaya e barraquinhas Yatai. É uma das comidas de festival de verão mais consumidas no Japão. Existem vários tipos de tipos Yakitori como momo, kawa, mune, tebasaki e assim por diante. Você pode também aprender a fazer Yakitori em casa. Confira a receita aqui.

Podem ser usados várias partes do frango como peito, coxa, pescoço, fígado, moela, pele, etc. Se não quiser usar o frango, você pode fazer com outros tipos de carne como carne bovina, bacon e até frutos do mar, como polvo! Experimente, você não vai se arrepender!

7. Tokoroten (心太)

Tokoroten (心太) é um macarrão típico japonês, feito a partir de algas, consumido no Japão há mais de um milênio. Acredita-se que ele tenha sido levado ao país pelos chineses, durante o período Nara. É composto por cerca de 98% de água, sendo portando de baixa caloria, sem carboidratos e sem glúten, porém rica em fibras alimentares.

Este macarrão gelatinoso pode ser comido quente ou frio. Por ser insípido, o tokoroten absorve bem o sabor do caldo que o acompanha. A maneira de comê-lo pode variar de região para região. Algumas formas populares de comer são com vinagre, kuromitsu (calda preta doce) e molho de soja. Pode ser encontrado pronto nas lojas de conveniências e supermercados.

8. Hiyashi tanuki udon (冷やしたぬきうどん)

Hiyashi tanuki udon (冷やしたぬきうどん) é uma versão fria do tradicional udon, que frequentemente é servido quente. Trata-se de uma especialidade do verão. As coberturas incluem pepinos, Tenkasu, também chamado de Agedama, que consiste em pequenos pedaços de massa crocante de tempura frita, algas marinhas, ovos cozidos e vegetais frescos.

Cada região do Japão tem seu próprio estilo de “Tanuki Udon”. Não deixe de experimentar caso veja esse prato no menu de um restaurante. Você pode se surpreender. Além de refrescante, é fácil de preparar em casa também. Enfim, é uma ótima opção para os dias quentes!

E aí? Já experimentou algum desses pratos? Qual o seu preferido? Tem alguma outra sugestão de refeição refrescante para ser consumido no verão japonês? Compartilhe conosco! 🙂

Quer Aprender Japonês?

1 Comentário

  1. Pingback: 10 "Donburi" para você experimentar! | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *