10 Personagens de Animes e Mangás Inspirados em Pessoas Reais!


10 Personagens de Animes Inspirados em Pessoas Reais

Quando a realidade inspira a ficção… Confira 10 pessoas reais que inspiraram alguns autores a criarem personagens icônicos de anime e mangá.

Oi, tudo bem? Hoje vamos abordar alguns personagens icônicos de animes que foram claramente inspirados em pessoas reais. Pode não parecer, mas animes são obras criadas por seres humanos e por mais que pareçam ser de outro mundo, devemos lembrar sempre que aquele mundo surgiu a partir da mente de alguém que existe em nosso mundo.

Bom, parece que ficou meio confuso né, mas em outras palavras, como diria Albert Einstein: “a imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro”. E isso pode ser visto nas obras de alguns autores.

No entanto, devemos nos lembrar que a imaginação também usa a realidade como inspiração, mesmo que esta seja levada para o mundo de fantasia. E são estes os caso que esta lista vai mostrar: Pessoas que inspiraram autores para criarem seus personagens. Então vamos lá.

1. Bruce Lee – Rock Lee

Sinceramente, só de saber a história da lenda de Bruce Lee eu nem consigo imaginar que aquilo foi real. Tenho a impressão de que a história real de Bruce mais parece uma fantasia por si mesma e não é atoa que ele seja fonte de inspiração para várias pessoas.

Mesmo sendo chinês, ele inspirou o grandioso personagem Rock Lee do anime Naruto. Rock é um ninja sem dom para poderes de chakra, no entanto ele tenta se superar por ser um gênio em habilidades físicas e de combate puras. É bem motivadora a história.

2. Brock Lesnar – Titã Encouraçado

Eu particularmente não sou muito fã de wwe, muita enganação e combates com atuações extremamente exageradas, mas não vou críticar o gosto de ninguém. Até por que o lutador de wwe Brock Lesnar foi a fonte de inspiração para o grandioso titã encouraçado do mega sucesso Shingeki no Kyojin ou Attack on Titan, chame como quiser.

Sim o poderoso titã encouraçado, aquele que ajudou o titã colossal a infringir um grande dano aos pontos chaves da grande muralha que consequentemente resultou na perda da primeira muralha, mas foi retomada tempo depois com a ajuda da tropa de exploração e do Eren na forma de titã de combate. Enfim, o titã encouraçado é um grande filho da mãe.

3. Al Capone – Capone bege

Eu entendi a referência, e acho que o capitão América também. Creio que One Piece é um dos animes que mais tem referências à pessoas reais, e não é apenas um ou dois ou três, são vários chegando na casa das dezenas. Claro que a maioria são todas especulações, mas vem cá, como você acha que o autor deste anime consegue tanta inspiração?

A resposta é um pouco óbvia: Ele se inspira em pessoas icônicas, e aqui temos o mais famoso mafioso de todos os tempos, e inspirador de vários filmes, séries, histórias em quadrinhos e até animes: Al Capone. Por que um mafioso deste nível não pode ser esquecido apenas com algumas décadas, é preciso milhares de anos para sua lenda ser esquecida.

4. Gensai kawakami – Himura Kenshin e Kawakami Bansai

Sim, temos um combo duplo aqui, acho que a história de um antigo samurai assassino que era extremamente habilidoso com a espada é muito disputada entre os autores de manga e anime. Além do grande senso de lealdade deste Samurai que é especulado que mesmo após a morte de seus companheiros ele ainda mantinha seus promessas feitas aos mesmos.

Tenho que admitir que até eu fiquei inspirado, e sei o porquê os autores de Samurai x e Gintama se inspiraram nesta história. Só lembrando que o personagem de Samurai x ficou bem mais fiel à história original do que o personagem de GintamaKawakami Bandai – sim mesmo com o nome muito parecido, as histórias não são nada iguais.

5. Mick Foley – Spandam

Aqui temos outro personagem de One Piece na lista. As referências são óbvias. Neste caso temos um outro lutador de wwe, aliás eu nem sei se pode ser chamado de lutador. Talvez esse personagem possa ser melhor descrito como um ator de WWE, concorda?

Bem, não há o que discutir em relação a isto, é uma referência pura e fácil de se perceber. Basta olhar a foto do lutador Mick Foley e olhar o personagem Spadam que a semelhança fica evidente. Se prepare, pois outros personagens de One Piece vão aparecer na lista.

6. Jiro Horikoshi – Jiro Horikoshi

Como pode perceber, este personagem não foi inspirado e sim totalmente baseado em uma pessoa real. O filme The Wind Rises, é uma biografia fictícia da pessoa em questão, que foi o projetista do caça Mitsubishi A5M e o seu sucessor, usados pelo Japão na II guerra mundial. Lembrando que a maior parte da história foi inventada mas não infringe a história.

Eu já assisti ao filme de animação Vidas ao Vento e recomendo bastante para quem gosta do gênero drama. Tanto que ele foi indicado para vários prêmios como melhor longa metragem animado e melhor filme estrangeiro, além de ter o título de filme japonês com maior bilheteria em 2013. Bem, acho que já deu para ver que este filme vale a pena ser assistido.

7. Pam grier – Coffee

Pensou que não haveria mulheres aqui nesta lista hein? Creio que te enganei. Vou citar algumas mulheres que também inspiraram personagens de anime começando com a enfermeira justiceira Coffy, que foi representada pela atriz Pam Grier.

Nesse caso estamos falando da personagem Coffee do anime Cowboy Bebop, o capitão América vai ficar louco com tanta referência, e aqui só no nome já temos uma referência. No filme a enfermeira fica cansada das drogas na sociedade e decide fazer justiça com as próprias mãos, caçando integrantes do tráfico usando seu disfarce de prostituta.

8. Anne Bonny – Jewelry Bonney

Uma das duas mais famosas piratas mulheres do Caribe inspirou a história de Jewelry Bonny de One Piece. Sendo de origem holandesa seu pai saiu da Irlanda rumo à Carolina do sul nos EUA e fez uma grande riqueza, mas por azar do destino foi expulsa de casa e após vários acontecimentos, desnecessários de se citar, ela resolver tornar-se pirata.

Só posso dizer que a história e alguns aspectos de ambas personalidades são iguais, como a obstinação, a independência, o temperamento forte, os cabelos vermelhos e alguns outros. Pena que é só isto, já que consta que Anne era uma mulher bem dotada de beleza. Mas depende do gosto, pena que one piece é marcado por seus designs estranhos.

9. Ichiyo Higuchi – Ichiyo Higuchi

Diferente da outra aqui na lista que era uma biografia, está não é uma biografia e sim apenas uma pequena referência, até por que a personagem do anime tem o mesmo nome e isso não pode ser apenas coincidência. Ichiyo Higuchi era o pseudônimo de Natsu Higuchi e foi uma das primeiras escritoras femininas importantes a aparecer no período meji.

Ichiyo Higuchi também estampa a nota de 5000 ienes desde 2004, sendo a terceira mulher a aparecer em uma nota japonesa. Seus trabalhos mais conhecidos foram transformados em filmes. No caso da personagem Ichiyo Higuchi do anime Bungou Stray Dogs, sua história não é fiel à biografia da escritora. Fique ciente disso caso decida assistir esse anime.

10. Whitney Hagas Matsumoto – George Clooney

Sim, mais um personagem do anime Cowboy Bebop. Este vai ser muito curto, pois todo mundo sabe quem é George Clooney, e o personagem Whitney Hagas Matsumoto é descaradamente uma referência ao ator em relação à aparência. Sinceramente, não tem como não saber que o Matsumoto é uma versão em desenho do Clooney.

Conclusão

Eu creio que tem vários outros que não estão nesta lista. Caso saiba de algum que não esteja listado aqui, deixe seu comentário abaixo, mas cuidado com especulações e teorias da conspiração. Vamos nos atentar em dar informações verídicas que possam realmente ser confirmadas. Bom, isso é tudo! Espero que tenha gostado do artigo! 🙂

Quer aprender japonês?

2 Comentários

  1. Melissa

    O Rei Canute em Vinland Saga.

  2. Luciano Coutrim

    faltou o Kenshiro do Hokuto no Ken, inspirado pelo Sylvester Stallone e a Madoka Ayukawa (Kimagure Orange Road), inspirada na atriz Phoebe Kates.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *