Dainibotan – A Tradição do Segundo Botão


A Tradição do Segundo Botão entre os Estudantes Japoneses

O ano letivo no Japão termina em março e alunos de todo o Japão participam de cerimônias de formatura, com a presença da família e de todo o corpo docente. Mas além disso, há uma tradição muito interessante e muito especial entre os estudantes japoneses: O Dainibotan (第二ボタン), que significa “Segundo Botão”.

Mas afinal do que se trata essa tradição? Quem lê mangás ou assiste animes provavelmente já deve ter visto alguma cena de algum garoto dando o segundo botão do seu uniforme para alguma menina. 🙂

O uniforme dos estudantes do ensino médio chama-se gakuran (学ラン) e tem o estilo militar. Esse tipo de uniforme foi introduzido durante a era Meiji e possui grandes botões dourados. Logo depois da cerimônia de formatura é costume as garotas pedirem o segundo botão do uniforme de alguém que gostem.

Gakuran, uniforme estilo militar dos estudantes no Japão

Esse alguém pode ser um colega pelo qual a menina tenha algum tipo de afeição especial, revelando o desejo de querer ganhar o “coração” daquela pessoa.

Mas também pode ser apenas de uma pessoa a quem tenham respeito, na maioria das vezes um senpai (estudante mais velho) que tenha sido importante em sua vida escolar.

Mas por que o segundo botão? Porque dizem que esse botão é o que fica mais próximo ao coração. Não é fofo? 🙂 É como se esse pequeno objeto carregasse não só a amizade e o carinho entre essas duas pessoas como também todas as memórias que tiveram juntos durante o decorrer do ano letivo.

Mas se o garoto for popular e tiver várias garotas interessadas no seu segundo botão, ele poderá se dar ao luxo de escolher para quem quer dar. Ele também pode entregar outros botões do seu paletó para outras meninas, mas o segundo botão com certeza ele dará pra quem tiver maior afeição ou afinidade.

Quando começou essa tradição?

Dizem que a tradição nasceu durante a Segunda Guerra Mundial, quando soldados deixavam o segundo botão de seu uniforme para suas esposas ou namoradas antes de irem para a guerra, pois eles sabiam que poderiam não voltar vivos dessa viagem. Outros dizem que foi por causa de um romance de Takeda Taijun, onde havia uma cena que se referia ao segundo botão.

E você? O que achou da tradição do Dainibotan (Segundo Botão)? Eu achei muito fofo 🙂 Acredito que para muitas meninas esse botão é uma recordação de momentos alegres e quem sabe até uma lembrança do seu “primeiro amor”. Essa é uma fase que sempre deixa muitas saudades não é mesmo? 😉

Referência: Japonismo

Quer Aprender Japonês?

9 Comentários

  1. Achei mto fofof tb! :3 Concordo q esse pequeno objeto, por ter esse significado tão…forte, possa guardar por anos (ou até pela vida inteira) lembranças dessa época da vida q passa tão rápido (q bom q pra mim ela ainda está passando heheheh! ^^).
    Muito legal c:

    Bjs, Lau -.~ .*.

  2. Tiago

    Muito legal! Eu já sabia desta tradição de dar o 2° botão, pois fica mais próximo do coração no sentido de dar o sentimento ou respeito a quem se preza.
    No mangá KissxSis vemos isto perfeitamente.

  3. Milly

    Eu tinha visto no InuYasha também, mas nem fazia ideia de que realmente era tradição! Muito legal, é um ato muito bonito^^

  4. Dantas

    Que fofura ♥

  5. Wagner Minakawa

    “Papai, dei o dainibotan para a Suzuki-chan!”
    “Tã louco! Sabe o preço do uniforme escolar, menino!? Volta lá agora e pede de volta!”

  6. Verônica

    *—-* que legal!!!

  7. Icka

    KkKkKkK…Wagner essa foi a melhor! rs mas achei muito fofa Tradição! =^*^=~~

  8. isabella

    Super fofo, isso fica bem claro em alguns animes, mas eu não sabia que que era tão importante e especial 🙂

  9. Fabiola Martins

    Que lindo, mto fofo mesmo.

  10. Denison Guizelini

    Mais um fato japonês que eu sempre vi e não entendia!!Muito Obrigado! Interessante esse costume.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *