Tashirojima, a ilha dos gatos em Miyagi

Tashirojima

Tashirojima é conhecida como “Ilha dos Gatos”, devido à população numerosa de felinos, superando ao número de moradores que não passam de 50.

Tashirojima (田代島の猫) é uma pequena ilha, com 3,14 km ², conhecida como “Ilha dos Gatos“, devido à população numerosa de felinos que vivem lá, cerca de 150, superando inclusive ao número de moradores que não passam de 50.

A população caiu cerca de 90% em relação à 50 anos atrás e atualmente cerca de 83% dos habitantes possuem mais de 65 anos, o que traz uma certa preocupação em relação ao futuro da ilha.

Tashirojima fica a 20 km da cidade de Ishinomaki em Miyagi ken, área onde ocorreu o terremoto e tsunami de 2011. Os gatos são símbolos de sorte e proteção e como o local não foi completamente devastado pelo desastre, as pessoas passaram a acreditar mais ainda nisso.

Um fato curioso é que não existe cães na ilha, somente gatos, que são cuidados e alimentados pelos visitantes e população local. Aliás, é proibido levar cães pra lá para não estressar os felinos.

Mas de onde vieram tantos gatos?

Há séculos atrás, a principal atividade econômica na ilha era a criação de bicho de seda, porém os ratos estavam ameaçando a criação. Com isso, foram trazidos alguns gatos, por serem os predadores naturais destes roedores.

Os felinos cumpriram sua missão, foram se multiplicando e se alojando perto das casas dos pescadores, onde aproveitam-se das sobras.

Hoje em dia, não há mais criação de seda na região e as principais atividades são a pesca e o turismo.

Os gatos foram tomando conta da região e depois de um tempo as pessoas se afeiçoaram pelos bichos e passaram a estudar o seu comportamento em relação à previsão do tempo e às condições de pesca.

Eles até construíram um Neko Jinja (santuário para os gatos) no meio da ilha, que acabou se transformando em atração turística, além de uma área de acampamento com cabanas em formato de gato chamada Manga Island que foram projetadas por artistas de mangá famosos, como Shotaro Ishinomori.


Pousadas e casas com formato de gato e abaixo o Neko Jinja, Santuário dos gatos

O Porto de Nitoda é o principal ponto de entrada onde a maioria dos gatos costuma “recepcionar” os turistas que descem do balsa.

Os gatos são cuidados pela comunidade local e veterinários que visitam a ilha periodicamente. A ilha recebe muitos visitantes amantes de gatos, no entanto são proibidos de levar comida para alimentar os gatos, pois eles já seguem uma dieta controlada pelos moradores.

Como chegar em Tashirojima?


Os gatos são queridos e protegidos pela população local e eles não permitem que nenhum predador dos gatos, entre na ilha, para não ameaçá-los. As duas principais vilas da ilha são Oodomari e Nitoda (onde fica a maior parte dos gatos).

Não há campo de pouso na ilha e o único meio de chegar a ilha é através de balsa, que sai de Ishinomaki. A viagem dura aproximadamente 40 minutos.

Lembrando que a infraestrutura na ilha é limitada. Há poucos cafés e lojas de conveniência, por isso é essencial levar sua própria comida e bebida, não se esquecendo de trazer todo o lixo de volta para o continente. Dicas de como chegar em Tashirojima:

Partida: O acesso é feito via balsa da linha Ajishima Line partindo do Porto de Ishinomaki (Chuo ou Kadowaki).
Tempo de Viagem: Aproximadamente 45 a 60 minutos.
Horários: Geralmente há três saídas diárias. Recomenda-se pegar o barco das 09:00 para aproveitar o dia, retornando por volta das 14:00 ou 15:30.
Preço: O trajeto de ida e volta custa cerca de ¥2.500.

Assista ao vídeo

Author photo
Publication date:
Sou apaixonada pelo Japão e sua cultura. Resolvi criar esse blog com o intuito de fazer com que mais e mais pessoas conheçam essa cultura tão rica, incrível e fascinante!

7 thoughts on “Tashirojima, a ilha dos gatos em Miyagi

  1. Amo gatos!!! tenho nove atualmente, adoraria conhecer essa ilha, que pena que não entendo o que estão dizendo na fimagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *