Nekozushi – Uma combinação de Gato + Sushi

Nekozushi_12

Nekozushi – Sushi Cats – Gatos Sushi
Nekozushi é uma série fotográfica inusitada criada pela empresa japonesa Tange & Nakimushi Peanuts. A série mostra nada mais nada menos do que a combinação de duas coisas que os japoneses amam: Sushi + Gatos. De onde surgiu essa ideia eu não sei, mas o fato é que as fotos acabaram tornando-se virais na internet.

A ideia inicial era vender as fotos como cartões postais, mas as imagens acabaram caindo na rede. Com o sucesso, a empresa lançou até um aplicativo para iPhone e Android chamado Neko Sushi, além de uma loja online, o Nekozushi Shop , que oferece fotos, impressões, cartões postais e muito mais.

A paixão dos japoneses pelos felinos

Não é de hoje que ouvimos falar sobre a paixão dos japoneses pelos gatos. Afinal, gatos se adaptam bem em apartamentos, e além disso, são mais independentes e menos carentes do que os cães. Os gatos foram introduzidos no Japão por volta de 600 dC através de monges budistas e desde então passaram a ser considerados animais sagrados e respeitados pelo povo japonês. Existem santuários destinados aos gatos e até um dia especial para homenageá-los, o Neko no Hi.

Nekozushi_fotos

Uma vez, comentei aqui sobre a ilha de Tashirojima, conhecida no Japão por ser uma ilha infestada de gatos. Além disso, estes animais fazem parte de muitas lendas japonesas. Quem não conhece o Gato da Sorte Maneki Neko? Sua principal característica é estar sentado com uma pata levantada, como se estivesse acenando.

Segundo uma lenda japonesa, cuja história dizem ser real, certo dia um gato acenou para o dono de um estabelecimento japonês. Ele ficou intrigado com o gesto do gato e foi em direção à ele. Poucos segundos depois, um raio atingiu o local onde o homem estava. O homem então se deu conta que graças ao gato sua vida tinha sido salva.

Desde então, o Maneki Neko passou a ser considerado um símbolo de boa sorte para as famílias japonesas. Estátuas grandes do Maneki Neko também são colocadas muitas vezes em frente aos estabelecimentos comerciais com o objetivo de atrair felicidade e especialmente clientes e fortuna aos proprietários.

Tem também o Bakeneko, um grande personagem do folclore japonês. Trata-se de um yōkai, ou seja, um ser espiritual que possui habilidades sobrenaturais, assim como o Kitsune (raposa) ou Tanuki (cão-guaxinim). Segundo superstições japonesas, um gato comum pode se transformar em um bakeneko, que por sua vez pode assombrar e ameaçar a sua família.

Nekozshi , sushi de gatos

Sushicats - Gatos Sushi

Bom, mas voltando ao assunto sobre o Nekozushi, a empresa lançou um vídeo que mostra um pouco sobre a história do Sushi Cats e afirma que este conceito é mais antigo do que se imagina. Eu não sei se é uma montagem ou não, mas fiquei bastante intrigada com este vídeo. Dá uma olhada:


Link do Vídeo: Uma mágica combinação Sushi + Gatos

Este outro vídeo abaixo, chamado “A magical combination – the adventures of the Sushi cat” (A combinação mágica – as aventuras do gato Sushi) é uma animação criada pela empresa Tange & Nakimushi Peanuts. Na descrição do vídeo, eles frisam que nenhum gato foi ferido durante a filmagem e que a gravação com os gatos foi realizado sob a orientação de profissionais e tratadores de animais.


Link do vídeo “A combinação mágica – As aventuras do gato Sushi”

Para maiores informações, conheça a homepage oficial: Nekozushi.com ou acompanhe a página deles no Facebook: Neko-Zushi

Quer Aprender Japonês?

2 Comentários

  1. Rodrigo

    Hahaha ficaram legais !
    Achei interessante a história do homem salvo pelo gato acenando, não sabia a origem dos Maneki Neko colocados em lojas, hábito que se difundiu até aqui no Brasil!
    Ótimo post!

  2. Japão em Foco

    Oi Rodrigo!
    A lenda do Maneki Neko é bastante interessante. Em outra oportunidade escreverei mais detalhes sobre a sua história! Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *