Namba Yasaka, o inusitado santuário que tem o formato da “cabeça de um leão”


Namba Yasaka Shrine, Osaka.

A área de Namba em Osaka atrai muitos visitantes por possuir muitos restaurantes, bares, além de distritos comerciais e de lazer. No entanto, há também alguns santuários e templos interessantes que vale a pena conhecer, caso você esteja visitando a região.

É o caso do Santuário Namba Yasaka, localizado a apenas oito minutos a pé da movimentada Estação Nankai e a 5 minutos do popular complexo comercial Namba Parks. Este pequeno santuário tem o formato de cabeça de leão com 12 metros de altura e 11 metros de largura.

Mas por que um leão? Segundo as crenças, sua enorme boca tem o poder de engolir quaisquer espíritos malignos, além de propiciar sorte à aqueles que desejam ter sucesso nos negócios ou estudos. Por este motivo é bastante visitado durante o período de exames escolares.

Namba Yasaka Shrine, Osaka. Photo by Stephen Kelly

Namba Yasaka Shrine, Osaka. Photo by Stephen Kelly

Esse edifício com característica tão marcante foi construído no ano de 1975 e abriga a divindade guardiã de Namba. Vale lembrar que os edifícios atuais do santuário são reconstruções pós-guerra, já que os originais foram incendiados em ataques aéreos.

Outro detalhe interessante é que antes dos prédios serem bombardeados em 1945, este santuário fazia parte de um complexo shichido garan (sete edifícios padrão de um complexo de templos budistas). Após a Restauração Meiji do século 19, o templo foi abolido por causa de um decreto governamental que ordenava a separação entre o xintoísmo e o budismo.

Namba Yasaka Shrine, Osaka. Photo by bethom33

Namba Yasaka Shrine, Osaka. Photo by bethom33

Além disso trata-se de um locai muito agradável, recebendo muitos visitantes especialmente na primavera graças as inúmeras árvores de cerejeira espalhadas ao seu entorno. Outro evento que atrai muitas pessoas ao santuário é um inusitado festival que ocorre anualmente no terceiro domingo de janeiro caracterizado por uma enorme competição de cabo de guerra.

Esse ritual é para simular o mito da divindade Susano-no-Mikoto que matou a serpente gigante Yamata-no-orochi, libertando as pessoas das dificuldades.Este ritual foi designado como a primeira propriedade cultural intangível da cidade de Osaka, em 2001. Se você tiver oportunidade, não deixe de conhecer, pois deve ser impressionante e divertido de assistir.

Informações sobre Namba Yasaka Jinja

Nome em japonês: 難波八阪神 社
Endereço: 2-9-19 Moto-machi, Naniwa-ku, Osaka-shi, 556-0016 [Mapa]
Horário de funcionamento: 6:30 às 17:00 (todos os dias)
Entrada: Grátis
Telefone: + 81-6-6641-1149
Site Oficial: http://nambayasaka.jp/

Confira vídeos sobre Namba Yasaka Shiren


Link do vídeo (YouTube)


Link do vídeo (YouTube)

Fontes de pesquisa: travel.gaijinpot.com, osaka-info.jp, insideosaka.com

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *