A linda e comovente história de amor entre Yoshihiko e Hisayo

O casal que se comunica pelo toque das mãos. Yoshihiko conheceu Hisayo quando trabalhou como voluntário em uma instituição de surdo-cegos em Osaka
Ao longo de 20 anos, o canal MBS documentou a história de amor entre Umeki Yoshihiko e Hisayo Umeki, tendo iniciado as gravações em 2000.
Intitulado como “Um Mundo Sem Som e Luz” (音と光のない世界 / Oto to hikari no nai sekai), o documentário mostra o relacionamento entre um agricultor e uma mulher surdocega, onde eles se comunicam através do toque nas mãos (língua de sinais tátil).
Como a história começou
Yoshihiko Umeki, desde jovem buscava um lugar onde pudesse ter uma vida autossuficiente como agricultor. Nessas andanças, ele acabou se estabelecendo em uma pequena vila no norte de Kyoto onde moravam apenas sete pessoas em cinco casas.
No entanto, mesmo depois de alcançar isso, ele sentia que algo ainda lhe faltava. Ele percebeu que queria ajudar outras pessoas.
Após o Grande Terremoto de Hanshin-Awaji, ele então começou a trabalhar como voluntário em uma instituição de cegos e surdos na cidade de Kishiwada, em Osaka.
Foi assim que ele conheceu Hisayo Tsujimoto que era deficiente visual, auditiva e muda. Os dois se sentiram atraídos um pelo outro e começaram a namorar. Com o tempo de voluntariado acabando, Yoshihiko a convenceu a morar com ele na pequena vila despovoada.

Aos dois anos de idade, Hisayo Tsujimoto teve uma febre alta que a deixou completamente surda. Ela estudou em uma escola para surdos, onde se formou no ensino médio.
Ela chegou a se casar e teve dois filhos, mas sua visão acabou se deteriorando fazendo com que perdesse totalmente a visão. Divorciaram-se quando ela tinha 35 anos. Em depressão com os dias passados na escuridão, Hisayo teria tentado contra sua vida duas vezes.
Ela encontrou conforto ao participar de uma associação de amigos surdocegos em Osaka.
Hisayo percebeu a importância de um lugar onde pessoas surdocegas, que tendem a se sentir isoladas, pudessem se conectar com o mundo e passou encorajar outras pessoas na mesma situação.
“Um Mundo Sem Som e Luz”

O trabalho em um ambiente naturalmente hostil e a vida em uma casa antiga pode ser um desafio para Hisayo, mas surpreendentemente a asua tripla deficiência não a impede de fazer coisas como cozinhar, lavar roupa, costurar e até ajudar Yoshihiko no campo.
Após três anos morando juntos, eles decidiram oficializar a união, apesar da oposição daqueles ao seu redor.
Mesmo com todas as dificuldades e simplicidade, os dois são muito felizes juntos. É emocionante sentir a intensidade do amor deles e a força do vínculo que os une.
A forma como se comunicam, tocando as mãos um do outro também é muito comovente. Em uma cena do documentário Yoshihiko diz: “Nossa conexão é forte e precisamos um do outro“.

Em outra cena Hisayo conta através da língua de sinais tátil o quanto se sentiu feliz ao se casar com Yoshihiko: “Vamos compartilhar nossas tristezas juntos e fazer o nosso melhor juntos. Quero caminhar junto com você.”
“Não é que a pessoa tenha uma deficiência. Existe uma barreira entre essa pessoa e a sociedade.”, diz Yoshihiko em outra cena.
Este documentário transmite delicadamente o verdadeiro significado da deficiência e da felicidade humana através da jornada de Umeki e sua esposa e das interações com os outros moradores que vivem em harmonia com a natureza.
Em 2019, Yoshihiko faleceu. O casal esteve junto por 18 anos, tempo suficiente para essa história se tornar inesquecível. Após a morte do esposo, Hisayo mudou-se para uma casa de acolhimento e apesar de não enxergar, carrega sempre uma foto de Umeki.
Deixe um comentário