A vila japonesa, onde bonecos em tamanho real substituem antigos moradores


A vila japonesa, onde espantalhos substituem antigos moradores

Cerca de 350 bonecos em tamanho natural agora residem em Nagoro e arredores, substituindo aqueles que morreram ou abandonaram a vila anos atrás.

“Valley of Dolls”, um curta documental do cineasta berlinense Fritz Schumann, mostra o perfil de Ayano Tsukimi, uma moradora de 64 anos que mora na vila abandonada de Nagoro.

A vila está localizada na província de Tokushima, aninhada nos vales escondidos de Shikoku. Em seus dias glória, havia uma fábrica que ajudava no sustento de centenas de moradores.

Mas após seu fechamento, muitos moradores resolveram ir embora para grandes centros e quando os moradores remanescentes morrem, não há ninguém para preencher seu vazio. Sua localização remota contribui para que este vilarejo encolha lentamente, ano após ano.

A Vila de “Espantalhos” de Nagoro

A vila japonesa, onde bonecos em tamanho real substituem antigos moradores 3

Onze anos atrás, Ayano Tsukimi voltou para sua casa em Nagoro. Confrontada com a triste realidade, ela povoou a vila com bonecos, cada um representando um ex-aldeão.

Tsukimi costurou cerca de 350 bonecos em tamanho natural para representar os muitos moradores do vilarejo que morreram ou se mudaram para os grandes centros.

“Comecei a fazer as bonecas há 10 anos. Eu não tinha muito o que fazer. Plantei sementes, mas nenhuma germinou. Achei que precisávamos de espantalhos, então fiz um boneco [que parecia] com meu pai. Nunca pensei que se transformaria nisso.”, diz Ayano Tsukimi.

A vila japonesa, onde bonecos em tamanho real substituem antigos moradores 1

Depois de fazer seu primeiro espantalho, ela teve a ideia de recriar a vila que ela conhecia. Os bonecos são feitos com palha, tecido e roupas velhas e Tsukimi está constantemente fazendo novas figuras para substituir aquelas, que com o tempo, ficaram desgastadas.

Muitas das figuras estão posicionadas ao lado da estrada – Tsukimi intencionalmente as coloca ali para atrair visitantes ao isolado local. Uma maneira de você conhece-lo é utilizando o StreetView, uma ferramenta prática que permite visitar um dos locais mais remotos do Japão.

A vila japonesa, onde bonecos em tamanho real substituem antigos moradores 2

O documentário oferece uma bela visão da vila e dos bonecos de Tsukimi, explicando suas motivações. Nele, podemos ver uma escola local, antes cheia de crianças e professores, que agora abriga dezenas de bonecos, sentados estaticamente, esperando o início da aula.

Festival do Espantalho em Nagoro

No primeiro domingo de outubro, Nagoro Village realiza um festival que exibe os espantalhos e outras obras de Ayano Tsukimi. A exposição de cada ano tem um tema diferente e inclui atividades como concursos de fotografia, bazares e arremesso de bolo de arroz.

A pouco menos de uma hora de distância da vila de Nagoro está localizado o vale de Iya, lar de florestas exuberantes, três pontes de videiras raras, fontes termais e outras atividades ao ar livre emocionantes, como rafting e canyoning ao longo do Oboke Gorge.

A aldeia dos “Espantalhos” de Nagoro está situado em uma área mais remota ao longo do rio Iya. Há pequenos templos budistas e fazendas para visitar nas proximidades, mas a principal atração são mesmo os espantalhos. Se você tiver sorte, há uma chance de você se deparar com a própria Ayano Tsukimi. Ela é uma das cerca de trinta pessoas que ainda vivem na aldeia.

Informações sobre a Vila de Bonecos de Nagoro


Endereço: 629-Banchi5 Higashiiyasugeoi, Miyoshi, Tokushima 778-0201, Japão
Fontes: theverge.com, travel.gaijinpot.com
Todas as imagens são autorais de Fritz Schumann.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *