Aogashima – Vivendo dentro da cratera de um vulcão


Aogashima – Vivendo dentro da cratera de um vulcão

Você alguma vez em sua vida, já tentou imaginar como seria viver dentro de uma cratera de um vulcão? Ainda mais se este vulcão ainda estiver em atividade, pronto para entrar em erupção a qualquer momento? Bem, parece loucura total, mas você pode tirar essa dúvida com algum dos 160 moradores da Ilha Vulcânica de Aogashima.

A ilha de Aogashima (青ヶ島 村), apesar de estar localizado a quase 400 quilômetros de Tóquio, é administrada pela capital japonesa. Faz parte da cadeia de Ilhas da Península Izu, localizado no Mar das Filipinas. É surpreendente saber que há pessoas que moram em um lugar tão remoto e desprovido de tecnologia como esse, onde só é possível chegar através de duas maneiras: de barco ou helicóptero.

Ilha de Aogashima mapa

É considerada a menor cidade do Japão e como em qualquer cidade pequena, Aogashima possui uma pequena infraestrutura para os moradores que ali vivem, com uma escola, uma agência de correios, bares e dois restaurantes. Outra coisa que surpreende nesta ilha é a tranquilidade, sendo portanto um ótimo lugar para relaxar.

Mas relaxar como, se a ilha é simplesmente um vulcão em atividade? :shock: E se só isso não bastasse, no centro há um outro vulcão em menor, chamado Maruyama. Ou seja, é um vulcão dentro da cratera de outro vulcão! Você conseguiria viver tranquilo, sabendo que poderia ocorrer uma erupção a qualquer momento?

Aogashima

Ilha vulcânica de Aogashima* Vista aérea da Ilha de Aogashima

Bem, os moradores acreditam que é seguro viver ali, já que Aogashima é considerado um vulcão ativo Classe-C. A última erupção foi em 1785 e matou cerca de 140 pessoas, correspondendo a quase metade da população de 327 habitantes que viviam na ilha naquela ocasião.

A ilha foi evacuada, mas 50 anos depois, muitas pessoas acabaram retornando à ilha, atraídas pela tranquilidade e natureza preservada do local.

Ilha de Aogashima 2* Rua principal da Ilha de Aogashima

Dizem também que a noite em Aogashima é simplesmente um espetáculo devido ao céu estrelado que se pode observar da ilha. Confira a galeria de fotos no site oficial. Enfim, para quem quer tranquilidade e sossego, esta é uma ilha perfeita para se morar. Desde que os vulcões permaneçam adormecidos é claro :lol:.

Ilha de Aogashima Céu estrelado foto de Toshihiko Igawa* Foto de Toshihiko Igawa

Outras atrações na Ilha de Aogashima é a prática de mergulho nas águas intensamente azuis, caminhadas, camping e visitas às fontes termais vulcânicas.

Em volta do vulcão menor Maruyama, podemos notar muito vapor saindo de sua caldeira vulcânica, como se fosse uma verdadeira sauna geotérmica.

Mas isso de maneira nenhuma incomoda os moradores da ilha. Muito pelo contrário, o vapor é usado para alimentar as saunas públicas existentes na ilha. Há até quem utilize esse vapor para cozinhar alimentos nessas saídas naturais de vapor. É uma boa forma de economizar gás ou eletricidade não acha?

Ilha de Aogashima * Vapor Geotérmico saindo do vulcão Maruyama

A ilha de Aogashima tem 3,5 km de comprimento e largura máxima de 2,5 km, formadas pelos restos de sobreposição de pelo menos quatro caldeiras submarinas. A ilha é cercada por escarpas muito íngremes de depósitos vulcânicos em camadas. No litoral sul também sobe para uma crista afiada formando uma borda de uma cratera chamada Ikenosawa com um diâmetro de 1,5 km.

Ilha de Aogashima fotos

Apesar de ser um local bastante exótico e fascinante, na qual daria pra ser um bom cenário de um filme estilo Jurassic Park, não se nota muito fluxo de turistas na ilha vulcânica de Aogashima, que literalmente significa “Ilha Azul”. Aos poucos, essa pequena e fantástica ilha vem sendo conhecida internacionalmente.

É um lugar bastante intrigante que faz despertar nossa curiosidade e imaginação. É incrível saber que existe lugares como esse no Japão, onde pessoas possam viver despreocupadas no interior de uma cratera de um vulcão, ainda mais situado em uma ilha tão distante e perdida em meio ao oceano, com tão difícil acesso.

Aproveite para conhecer outro lugar bastante intrigante:
As Misteriosas Pirâmides de Yonaguni

E você? O que achou da Ilha Vulcânica de Aogashima?
Assista ao vídeo abaixo:


Link do Vídeo

Quer Aprender Japonês?

11 Comentários

  1. Tanuki

    Para uma mini comunidade,a rua principal esta bem estruturada!Moro na capital do Brasil e uma simples correspondência demora em média 5 dias úteis para chegar ao destino (doméstico)!!
    Fiquei curiosa para conhecer o vulcão habitado….quem sabe, na minha próxima viagem.

  2. Rodrigo

    Impressionante existir um lugar como esse!
    Visitar Aogashima deve ser uma experiência e tanto hein.

  3. Japão em Foco

    Oi Tanuki e Rodrigo!
    Também fiquei impressionada com esse lugar… tão distante da modernidade e tecnologia das grandes metrópoles do Japão. Morar eu acho que não conseguiria, mas uma visita à Aogashima seria realmente uma experiência e tanto… Abraços!

  4. Douglas Bezerra

    Parece ser um lugar lindo, deve valer a pena correr o risco para poder usufruir dessa ilha, quando vi que a ilha era um vulcão já imaginei que haveria vários onsen kkkk
    Abraços!

  5. Japão em Foco

    Oi Douglas!
    Realmente, essa ilha vulcânica nos desperta uma grande curiosidade em conhecer não é mesmo! Deve ser uma delícia desfrutar de suas águas termais 🙂 Abraços!

  6. Marcos

    Interessante !!! Como faço para ir até lá?obrigado…

  7. Giancarlo José Acconcia Nogueira

    É possível morar e trabalhar como agricultor?, por exemplo, em Aogashima, não sendo descendente de japoneses?

  8. gleidiane

    Nossa Adorei esse lugar é tipo eu, lugar lindo pra se viver. em breve irei fazer uma visitinha no Japão só para conhecer esse lugar maravilhoso, por favor me der algumas dicas para a viajem do Brasil para Aogashima.

  9. Mauricio g v junior

    Vi pela tv,depois pesquisei no Google.fiquei fascinado pelo que li,pelas fotos… muito lindo e as pessoas que moram lá são privilegiadas por morar nesse paraiso… sossegado,ah… eu viveria ali tranquilo. Y love japan

  10. aonde se hospedar na ilha de aogashima , para um futuro passeio ao Japão ???

  11. Oi Rafael, tudo bem?
    Por se tratar de uma ilha muito pequena não há hotéis, mas há Minshuku (pousada japonesa). Parece que também é possível acampar por lá, mas precisa fazer reserva antes. Mande um email para kankou@vill.aogashima.tokyo.jp para saber mais informações sobre camping. Outra alternativa é pousar em Hachijojima, uma ilha localizada a cerca de 70 km de Aogashima. É nesta ilha que partem as viagens de helicóptero para Aogashima.

    Veja os links abaixo para maiores informações:
    https://www.onegai-kaeru.jp/2015/06/07/how-to-get-aogashima-island-and-where-to-stay/
    https://www.onegai-kaeru.jp/2015/09/16/how-to-get-hachijojima-island-and-where-to-stay/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *