As 4 Estações do Ano no Japão


Nihon no shiki - Estações do Ano no Japão

Nihon no shiki – 日本の四季 – As 4 estações do Japão

As quatro estações definidas são sem dúvida nenhuma uma das características mais especiais do Japão. A cada nova estação, a paisagem muda, nos gratificando com um belíssimo espetáculo de cores. A palavra japonesa que define as 4 estações do ano é Shiki (四季), mas também pode ser usado o termo kisetsu (季節).

Também pode ser usado o termo Shunkashūtō ou Haru Natsu Aki Fuyu, que significa literalmente “primavera, verão, outono, inverno.” Agora vamos às estações do ano: Haru (Primavera), Natsu (Verão), Aki (Outono) e Fuyu (Inverno).

Primavera / 春 / Haru

Kisetsu - Haru - Primavera

Primavera em japonês é Haru ( 春 ). O feriado de primavera 春休み (haru yasumi) é chamado de Golden Week. O equinócio da Primavera no Japão é um feriado nacional e ocorre por volta do dia 20 ou 21 de março e é chamado de Shunbun no Hi. É durante a primavera, entre o final de abril e início de maio que também se inicia a plantação de arroz, alimento principal e sagrado dos japoneses.

Uma das suas características principais é o clima ameno na maior parte do Japão e o desabrochar de diversas flores, especialmente as flores de ameixeira e o sakura (flores de cerejeira), que começam a florescer do sul ao norte gradualmente, um fenômeno chamado Sakura Senzen. Nessa época é comum as famílias fazerem várias atividades ao ar livre por causa do clima agradável.

É a estação mais aguardada pelos japoneses, que costumam dizer que o ano só começa de verdade quando a primavera chega e o inverno dá o seu adeus. Junto com a primavera começa muitas atividades como início às aulas e o início do ano fiscal. A temperatura varia de acordo com a região, mas gira em torno de 16° a 20 ℃.

Um dos costumes mais populares em todo o Japão durante a primavera é o Hanami, visualização das flores de sakura, que ocorre especialmente entre meados de abril a meados de março. Durante abril e maio é a vez das belas tulipas e glicínias desabrocharem em diversos parques e jardins espalhados pelo Japão.

Primavera no Japão Haru

Verão / 夏 / Natsu

Kisetsu - Natsu - Verão

Verão em japonês é Natsu ( 夏 ). O feriado prolongado que ocorrem em meados de agosto se chama 夏休み (Natsu Yasumi). O verão no Japão é diferente do verão do Brasil, por ser extremamente quente e úmido, por causa da temporada de chuvas, o Tsuyu que acontece durante o mês de julho.

Mas nem tudo é ruim durante o verão japonês. Apesar das altas temperaturas, os japoneses aproveitam a estação que é curta para irem à praia, piscinas públicas ou parques de diversões ou aquáticos. Verão também nos lembra do Kakigori, raspadinha japonesa, gincanas escolares e também os belos shows de Hanabi (fogos de artifício) que ocorrem em várias partes do Japão.

Durante o verão também ocorre muitos festivais como o Festival Obon. A temperatura varia conforme a região, enquanto que mais ao norte gradualmente é mais fresco, ao sul ocorre o contrário. Mas a temperatura média na maior parte do Japão é entre 30° a 35 ℃, podendo chegar eventualmente aos 40°C.

Verão no Japão Natsu

Outono / 秋 / Aki

Kisetsu - Aki - Outono

Outono em japonês é Aki ( 秋 ). O Equinócio do Outono no Japão se chama Shuubun no Hi ( 秋分の日 ) e ocorre entre 22 e 24 de Setembro. É um Feriado Nacional. Assim como a primavera, o outono japonês se caracteriza pelo clima ameno e paisagens típicas, onde as folhas mudam a coloração para tons de amarelo, laranja e vermelho. As folhas de Outono são chamadas de Koyo.

Assim como a primavera, o outono é uma estação bastante esperada pelos japoneses, onde existe o Momijigari (visualização das folhas de outono), uma tradição semelhante ao Hanami.

Pessoas de todo o Japão se deslocam durante essa estação para lugares famosos para apreciar as folhas de outono.

O clima agradável do Outono vai aos poucos substituindo o intenso calor do verão. Os dias e as noites se equilibram igualmente em 12 horas cada um. Outono também se caracteriza pelas colheitas, especialmente do arroz.

Uma tradição é o Tsukimi, Festival da lua cheia do outono. Este ano será no dia 19 de Setembro.

Outono no Japão Aki

Inverno / 冬 / Fuyu

Kisetsu - Fuyu - Inverno

Inverno em japonês é Fuyu ( 冬 ). O feriado de Ano Novo, o Oshougatsu ocorre durante o inverno e por isso também é chamado de 冬休み (Fuyu yasumi). Assim, como todas as demais estações, há muito o que se fazer no inverno, apesar do frio que pode ser eventualmente intenso, especialmente na região norte do Japão.

Umas das coisas mais legais que podemos apreciar no inverno japonês é a iluminação das ruas e parques, o que nos causa uma atmosfera acolhedora e descontraída. Na maior parte do Japão não neva com frequência, exceto nas regiões montanhosas. Um lazer muito apreciado pelos japoneses é o Snowboard e o Esqui.

Patinação no gelo também é outra atividade bem popular no inverno. Existem vários clubes de patinação no gelo espalhados pelo Japão, mas há quem prefira patinar ao ar livre, ou seja em lagos congelados nas montanhas. O inverno também nos lembra muitas atividades e datas festivas como o Bonenkai e o Oshougatsu.

japão neve-Fuyu

Enfim, cada estação no Japão tem características distintas e formidáveis, cada qual a sua maneira. A cada estação, o cenário se transforma…  como um ciclo de beleza interminável que só a Natureza pode proporcionar. Difícil dizer qual a estação que mais gosto… E você? Qual a sua estação preferida no Japão? \ (◕ ω ◕) / ♥

日本のきれいな四季
Nihon no kireina shiki

As belas quatro estações do Japão

Link do Vídeo “As Belas Estações do Ano do Japão”

Quer Aprender Japonês?

30 Comentários

  1. Douglas Lima

    Inverno sem sombra de dúvidas! já tô cansado do calor eterno kkkkkkk

  2. Jorge

    素晴らしい……Sorry,Acho que existe uma correção a fazer ;onde diz” 日本の四季”que corresponde as 4 estações e não 2 estações como esta transcrito…
     

  3. Japão em Foco

    Oi Douglas!
    Quando se trata de Japão, eu gosto de todas as estações, exceto o verão, pois é muito quente. Ainda bem que pelo menos no Japão é mais fácil arcar com os custos de um ar condicionado, ao contrário do Brasil. 🙂

    Oi Jorge!
    Desculpe o erro… Já corrigi 🙂 Obrigada por me alertar!

    Abraços!

  4. Rodrigo

    É difícil escolher uma só estação, mas acho que a que mais gosto é o inverno por ser aconchegante.

  5. Pingback: Festival do Umbigo em Shibukawa | Curiosidades do Japão

  6. Mayara

    Eu fico em duvida na primavera e no outono, apesar que o inverno é bom. Mas já que eu não gosto de frio exagerado, a primavera é a minha estação preferida do Japão. As flores que desabrocham trazem um energia positiva, e deixa o ambiente mais confortável. E também porque é a época que muitos japoneses ficam em parques, em ar livre!

  7. Douglas Bezerra

    Acho que o inverno é a estação mais bonita pela presença de neve, mas o outono e a primavera também são agradáveis pois as cores das folhas mudam e acaba sendo lindo. xD
    Não gosto de calor, aqui onde moro já faz muito calor, acho isso um inferno e fico torcendo para o verão acabar rápido!
    Abraços!

  8. Japão em Foco

    Oi Rodrigo, Mayara e Douglas!
    Adorei ler a opinião de vocês! Agora com essa onda de frio no Brasil, cheguei a conclusão que o inverno no Japão é melhor do que no Brasil, pois lá tem uma infinidade de coisas que ajudam as pessoas a se aquecerem como o sutobo, kotatsu, tapete e cobertores elétricos, entre muitas outras coisas… coisa que no Brasil não se acha com facilidade… Mas eu ainda prefiro o frio do que aquele calor escaldante, tanto no Japão como no Brasil :). Abraços!

  9. Pingback: As 100 melhores praias do Japão | Curiosidades do Japão

  10. Pingback: Shuubun no Hi - Equinócio de Outono no Japão | Curiosidades do Japão

  11. Pingback: Parque de Flores Hitachi Seaside Park | Curiosidades do Japão

  12. Pingback: O Vale do Inferno onde vivem os macacos da neve | Curiosidades do Japão

  13. Pingback: O que fazer no inverno no Japão? | Curiosidades do Japão

  14. Pingback: Como se manter quente no inverno no Japão | Curiosidades do Japão

  15. Meu, eu tenho tema sobre isso 😡 😕 👿 💡 😯 🙄 😐

  16. 😳 😛 🙄 👿 😈 😉 😯 ❓ ❗ ➡ 😎 😥

  17. Pingback: Shunbun no Hi - Equinócio da Primavera no Japão | Curiosidades do Japão

  18. fiz um trabalho sobre o japao,a minha prof adorou as estacoes

  19. Amo Japão

    Sr Deus, o japao e o real paraiso na terra, sem esse calor infernal de 50 graus e onde so rico pode arcar com ar condicionado…..se eu acertar na mega da virada desse ano meto o pe pro japao

  20. o Japão é lindo a unica coisa que estraga são os desastres naturais mais tirando isso ele é perfeito

  21. elizia

    O mais impressionante é chegada da primavera Sakura matsury !

  22. Pingback: 10 Motivos para Conhecer o Japão na Primavera - Japao em Foco | Curiosidades do Japão

  23. João Pedro

    Valeu! Isso me ajudou a descobrir quando meus animes favoritos vão passar! E me ajudou tmb a minha tarefa de Geografia! ARIGATOU GOZAIMASU!ありがとうございます!

  24. Lucas Paulo

    “mas também pode ser usado o termo kisetsu (季节)”

    Acho que o kanji correto é este: 季節, não?

    De qualquer forma, parabéns pelo trabalho!

    Abraços!

  25. Gabi

    Que perfeito! Minha estação favorita é a primavera, por causa das flores e tal… Mas todas estações são incríveis no Japão *–*

  26. Achoquesim

    Adorei muito esta pagina! So uma coisa: as ferias de primavera 春休み (haru-yasumi) sao normalmente para estudantes e duram, no caso dos alunos da escola primaria por exemplo, desde fins de marco ate principios de abril. A semana de ouro “Golden Week” (gooruden-wiiku), que coincide mais ou menos com a primeira semana de maio, serve, ao contrario, para todo o povo japones.

  27. Hernani Antunes

    Olá, Bom Dia.
    Vou para o Japão na segunda dezena de abril e não falo nenhum idioma a não ser o Português.
    Sei que enfrentarei dificuldades mas, não me assusta essa situação.
    Sei também que tem várias informações na internet de pontos turísticos, parques e lojas de eletrônicos mas, como gostei desta página, gostaria de saber se pode me dar dicas de locais e lojas para visitar. Agradeço as sugestões, obrigado.
    Hernani
    55-51-999693571

  28. Marcus

    Achei legal seu post
    As coisas são muito bem resumida
    Da pra até assimilar bem as coisa certinho!!
    Só que Vc deve ter seu visto permanente né

    Pra fica assim se debochando do Brasil
    Viva o lugar sem fazer comparações grotescas cada país tem suas qualidades agora o povo acaba estranhando um pouco!!

    fica muito mau pra vc e sua página!!

    Só uma dica!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *