IG Nobel – Prêmio para o alarme de Wasabi contra incêndios


O IG Nobel é uma cerimônia onde são apresentadas as pesquisas cientificas mais inusitadas e porque não dizer, bizarras do mundo. Essa premiação que é uma adaptação bem humorada do Prêmio Nobel, aconteceu no dia 28, quinta feira na Universidade de Havard (EUA) e já está na sua vigésima primeira edição.

Entre os vencedores, se destacaram os cientistas japoneses: Makoto Imai, Naoki Urushihata, Hideki Tanemura, Yukinobu Tajima, Hideaki Goto, Koichiro Mizoguchi e Junichi Murakami, ganharam o prêmio de química.

A pesquisa científica deles foi sobre wasabi (condimento de sabor e aroma forte feito à partir de uma raiz). Eles apresentaram um alarme contra incêndios que emite um odor pungente de wasabi. Segundo eles, o alarme seria muito útil para os surdos, já que eles não podem ouvir o som do alarme, especialmente quando estiverem dormindo.

Segundo Makoto Imai, professor de psiquiatria da Universidade de Ciência Médica em Shiga, a chave para a eficácia do alarme é o isotiocianato de alilo, um composto do wasabi, que dá o seu cheiro característico e pode ser detectado, mesmo durante o sono. A equipe escolheu o wasabi, depois de testar cerca de 100 odores, incluindo ovos podres.

Veja os outros prêmios:

Prêmio de Fisiologia: Cientistas da Áustria apresentaram uma pesquisa científica o perigo dos bocejos do jabuti ser contagioso. Porém nenhuma prova foi encontrada.

Prêmio de Medicina: Cientistas da Austrália apresentaram uma pesquisa onde dizem que a vontade intensa de urinar pode influenciar as decisões que escolhemos na vida.

Prêmio de Psicologia: O psicólogo norueguês, escreveu um artigo onde procura entender porque as pessoas suspiram. O título do estudo é: “O suspiro é “só um suspiro”?

Prêmio de Literatura: O americano John Perry apresentou um estudo que descreve a Teoria da Procrastinação Estruturada, que além de ter um título trava-língua, diz: para ser bem sucedido, sempre trabalhe em algo importante, usando isso como forma de evitar fazer algo que é mais importante ainda.

Prêmio de Biologia: O canadense Darryl Gwynne e o australiano David Rentz, descobriram que uma determinada espécie de besouro se acasala com um tipo de garrafa de cerveja australiana.

Prêmio de Física: Os franceses Philippe Perrin, Cyril Perrot, Dominique Deviterne e Bruno Ragaru e o holandês Herman Kingma apresentaram um estudo que determinam por que atletas que lançam discos ficam zonzos e aqueles que lançam martelos não.

Prêmio de Matemática: O prêmio foi dado a vários matemáticos de diversas nacionalidades que fizeram previsões equivocadas sobre o fim do mundo: O motivo do prêmio seria porque ” Todas essas pessoas nos ensinaram que devemos ser cuidadosos ao fazer suposições e cálculos matemáticos.” São eles:

  • Shoko Asahara, do Japão (previu que o mundo acabaria em 1997),
  • Credonia Mwerinde de Uganda (fim do mundo: 1999),
  • Dorothy Martin, dos EUA (previu que o mundo iria acabar em 1954),
  • Pat Robertson, dos EUA (para ele, o mundo acabaria em 1982),
  • Elizabeth Clare Prophet, dos EUA (previu que o mundo acabaria em 1990),
  • Lee Jang Rim, da Coreia (fim do mundo: 1992),
  • Harold Camping, dos EUA (previu que o mundo acabaria no dia 6 de setembro de 1994 e depois trocou a previsão para 21 de outubro de 2011)

Prêmio da Paz: Arturas Zuokas, prefeito de Vilnius, Lituânia. O prêmio foi dado a ele, por ter atropelado um veículo com um tanque de guerra. Veja o vídeo do bom exemplo.

Prêmio de Segurança Pública: O canadense John Senders conduziu uma pesquisa relacionada à segurança de uma pessoa ao dirigir enquanto um visor tampava sua visão repetidamente.

A premiação, patrocinado pela Revista Anais da Pesquisa Improvável, foi entregue aos ganhadores do Nobel, e contou com as doses habituais de bobagem, incluindo uma mini ópera sobre a química do café loja, o ritual de lançamento de aviões de papel e os vencedores recitando a tabela periódica no final.

Ah, já ia esquecendo… o prêmio dado aos ganhadores foi uma simples, porém simpática mesinha com a tabela periódica. que inspirador e motivador esse prêmio né não?! :idea::roll:

Quer Aprender Japonês?

1 Comentário

  1. Therefore, it’ll be important to look whether
    the plot surveyor possesses the professional liability insurance.
    Excess of land, cheap flats and feasibility made the belt
    of Kandivali to Virar as the most preferred destinations. So, you and your family are
    well-assured of a good life staying in these homes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *