Conheça a Arte Japonesa “Bonrama” (Dioramas estilo Bonsai)


Bonrama by Tetsuo Kawakami

Artista japonês cria bonitos dioramas combinando bonsais e ferrovias

Bonsai e trens: Duas coisas aparentemente díspares se juntam lindamente em pequenos dioramas chamados Bonrama (盆ラマ). Como sabemos, no Japão, viajar de trem faz parte da vida cotidiana de muitas pessoas, o que inspirou diversos artistas como Tetsuo Kawakami a criar essas pequenas obras de arte que combinam ferrovias com o famoso bonsai.

Essas pequenas obras de arte tem o dom de transmitir uma sensação nostálgica ao refletirem a vida cotidiana do povo japonês. Delicadas flores de cerejeira ou folhagens com cores vibrantes imitam as estações do ano, com os trilhos de trem entrelaçados com a natureza.

Apesar de não serem usados bonsais reais pelo fato dos trilhos serem sensíveis à umidade, não podemos negar que unir os conceitos de bonsai e ferrovias resultou em algo surpreendente. Quem não gostaria de ter um artigo como esse decorando algum cômodo da casa?

Tetsuo Kawakami, um dos artistas pioneiros nessa arte e também presidente do Railway Diorama Studio em Kyoto, diz que somente 9 anos após apresentar seu primeiro bonrama, suas obras passaram a ser reconhecidas – e procuradas – como uma forma de arte.

O artista, natural de Kita-Kyushu, conta que sua paixão por trens surgiu quando aos dois anos de idade, seu pai o levou na estação ferroviária de Wakamatsu. Seu olhos brilharam ao se deparar com uma locomotiva à vapor, fascinado com seu “dinamismo e beleza funcional”.

Mais tarde, ele estudou em uma escola de culinária em Osaka antes de conseguir um emprego como gerente de um café em Nagasaki. Mas sua paixão por trens persistia. Em 1999, Kawakami abriu em sua cidade natal uma loja que vendia modelos de trens chamado “Tetsudo Shonen Sha”, quem significa algo como “Casa para meninos que amam trens”.

No entanto, Kawakami não se sentia satisfeito apenas com a simples venda de trens-modelo. Foi assim que ele começou a se dedicar a outro hobby, que era criar dioramas ferroviários.

Sua intenção não era reproduzir fielmente trens originais e sim criar de uma forma mais livre e independente, sem precisar se comprometer com formas e especificações.”

Procurando inspirações para realizar seu desejo, Kawakami deparou-se com o bonsai e percebeu que as árvores em miniatura em conjunto com um vagão de trem modelo seriam perfeitos para montar os cenários que ele queria. Cada “Bonrama” tem cerca de 30 centímetros de diâmetro e custam em média 43.200 ienes (cerca de 393 dólares).

O preço é um pouco salgado, no entanto Kawakami também cria alguns dioramas mais simples e compactos, porém sofisticados e com valores bem mais reduzidos. Nos exemplos abaixo, o preço varia entre 2.160 ienes (cerca de 20 dólares) e 3.240 ienes (cerca de 30 dólares).

O artista também participa de workshops e exposições pelo Japão. Uma delas ocorreu no ano passado na cidade de Omiya, província de Saitama, em uma loja de departamentos Takashimaya. Vale lembrar que a cidade de Omiya é o lar do “Bonsai Village” ou “Bonsai-mura”, um viveiro mundialmente famoso, visitado por amantes de bonsai do mundo todo.

E aí? O que você achou dessas obras de arte? Gostaria de ter um diorama como esses na sua casa? Deixe sua opinião nos comentários. Aproveite para conferir mais alguns exemplos de “Bonrama” abaixo. Tenho certeza que vai se apaixonar ainda mais por essa bela arte.

Bonrama by Tetsuo Kawakami

Referências: mymodernmet.com, japanbullet.com, mikisuto.exblog.jp

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *