Um prédio incomum, que desperta nossos sentidos

Reversible Destiny Lofts Mitaka 1

Reversible Destiny Lofts – Mitaka
Pra quem curte uma arquitetura diferente e criativa, com certeza achará bastante interessante o conceito empregado neste pequeno complexo de apartamentos em Mitaka, subúrbio de Tóquio. O design colorido e arrojado foi desenvolvido em 2005 pelos arquitetos Shusaku Arakawa e sua parceira Madeline Gin e leva o nome de Reversible Destiny Lofts (em memória de Helen Keller).

Enquanto que a maioria das pessoas escolhe um lar para morar, priorizando o conforto e a comodidade, o conceito deste prédio de apartamentos tem como objetivo estimular os 5 sentidos e revigorar a energia de seus moradores. E isso, vale para as pessoas de todas as idades, desde crianças a idosos.

O prédio “Destino Reversível” foi construído pela Takenaka Corporation e muitos materiais foram utilizados em sua construção como tatami, pedras, madeira, etc. A parte interna dos apartamentos é tão colorida quanto a parte externa e realmente nos convida a entrar nesse maravilhoso ambiente que nos remete à infância.

Reversible Destiny Lofts Mitaka 4

Em contraste com as construções tradicionais que visam o conforto, Reversible Destiny Lofts é repleto de detalhes que visam treinar a coordenação e o equilíbrio.

O design inovador dos nove apartamentos foram realmente criados para despertar a criança que existe dentro de seus moradores, mantendo-os sempre ativos.

A decoração é repleta de cubos, cilindros e esferas coloridas, tomadas de energia nos tetos, além de painéis nas paredes para escaladas. Outros detalhes que chamam também a atenção é o piso irregular e a ausência de portas e paredes.

Em contrapartida há janelas por toda parte, que permitem a entrada de luz natural e reforça ainda mais sensação de amplitude ao ambiente interno do apartamento.

Shusaku Arakawa é artista e arquiteto e Madeline Gin é poeta e escritora. Ambos moram em Nova Iorque e já são mais de 4 décadas de parceria, onde misturam inspirações artísticas e poéticas para desenvolver projetos com conceitos semelhantes ao Reversible Destiny Lofts (em memória de Helen Keller).

Reversible Destiny Lofts Mitaka fotos

Reversible Destiny Lofts foi dedicado à Helen Keller, uma escritora, conferencista e ativista social americana, que era deficiente visual e auditiva. Se tornou um grande exemplo de superação pois mostrou que é possível obter êxito na vida mesmo sendo portadora de deficiências sensoriais.

Há muitos outros projetos da dupla, incluindo dois parques: “Reversible Destiny”, na cidade de Yoro, em Gifu e “Nagi’s Ryoanji”, localizado no Museu de Arte Contemporânea na cidade de Nagi, Okayama, entre outros.

Reversible-Destiny-Lofts

Arquiteturas incomuns como essa realmente são inspiradoras, mas o melhor de tudo é a filosofia por trás dessa arte, que nos mostra que a chave da longevidade é mantermos o corpo, a mente e o espírito sempre em atividade.

E morar em um ambiente como esse que proporciona tudo isso, deve ser mesmo muito mais gratificante do que passar o dia inteiro sentado, vendo a vida passar diante dos seus olhos. Amei este conceito! 🙂 E vocês? O que acharam?

Fontes de pesquisa: Reversible Destiny

Quer Aprender Japonês?

6 Comentários

  1. Douglas Lima

    Parece ser muito bom morar nessas casas. Pra quem é solteiro(a) é fácil de manter limpo, além de ser um ambiente alegre. Silvia, na sua pesquisa você viu alguma coisa a respeito do preço dessas casas (ou aluguel)? Talvez a empresa tenha construído essas para saber se cairia no gosto do público para futuros empreendimentos nesse estilo.

  2. Rodrigo

    Bem legal a ideia de um apartamento que desperte seus sentidos, dentro dele deve se sentir mais livre do que nos normais

  3. reginia maria da silva

    Muito shnow

  4. Japão em Foco

    Oi Pessoal!
    Muito legal este prédio de apartamentos né! 😉
    Quanto ao preço de aluguel ou compra de um apartamento eu não encontrei nada falando a esse respeito.
    Vou dar uma pesquisada melhor pra ver se eu descubro!
    Abraços!

  5. sócrates

    Parece LEGO, eu gostaria de morar num apartamento ou casa inspirado em LEGO…ou parecido com algumas moradias inspirado animes, EX: ape do NARUTO,não sei se a idéia em fazer moradias inspirado em animes existe ou não no japão,mas que a idéia é boa !

  6. Japão em Foco

    Oi Sócrates!
    Há um prédio no Japão, situado na região de Ginza e Shimbashi que levou o apelido de Lego. O nome do prédio é Nakagin Capsule Tower e foi projetado pelo Kisho Kurokawa, um dos maiores arquitetos do Japão. Quanto às moradias inspiradas em animes, realmente seria uma boa ideia. Também não sei se já existe algo do tipo, mas seria interessante uma pessoa fã de um personagem de anime, morar em uma réplica igual ao seu personagem preferido né 🙂 . Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *