Consequências do terremoto e tsunami do Japão

A tragédia que aconteceu hoje no Japão, tsunami e terremoto que chegou a mais de 8 pontos na escala Ritcher trouxe consequencias graves para o Japão e para outros países também.
No Japão, há grandes riscos de vazamento radioativo de uma usina nuclear (Fukushima Daiichi), causado por um problema no sistema de resfriamento de um reator nuclear.

O terremoto fez com que um dos reatores entrasse em pane e com isso parou de resfriar, aumentando o perigo de derretimento do reator em razão do super aquecimento.

O derretimento do reator nuclear é o acidente mais grave que pode ocorrer numa usina nuclear. Foi o que ocorreu, por exemplo, no acidente da usina soviética Chernobyl, na atual Ucrânia, em 1986, considerado o mais grave da história.

Autoridades japoneses estão se esforçando para que o pior não aconteça. Mas por prevenção, cerca de 3000 pessoas que moram nas redondezas, evacuaram o local, com medo de serem afetadas pela radiotividade.

O Japão possui um trauma a esse respeito, quando milhares de japoneses foram vítimas de bomba nuclear, durante a segunda guerra, devido a uma bomba atômica que os Estados Unidos lançaram na região de Hiroshima.
Até hoje, é possível ver pessoas mutiladas, devido à radiotividade que seus antepassados sofreram durante a guerra. Creio que eles não queiram passar por isso novamente.

Consequencia do terremoto fora do Japão

Alguns países como Cingapura, Havaí e Genebra foram atingidos pelas ondas do tsunami que fêz muitos estragos na costa japonesa, nessa sexta feira, dia 11.
As ondas chegaram até 2 metros de altura nas costas desses países e os moradores foram tirados das encostas para que o tsunami não fizesse mais vítimas.

É possível que as ondas cheguem também às regiões costeiras do leste de Taiwan e das províncias de Guangdong e Fujian durante essa noite.

Na América Latina, países costeiras já estão em alerta e causa preocupação às autoridades pois como esses países ainda estão em desenvolvimento, são mais vulneráveis a desastres desse tipo.
As primeiras ondas do tsunami já chegaram à costa do Pacífico da América Latina, no México.
Outros países como Colombia, Chile e Equador estão sob alerta mas segundo especialistas, o risco é moderado e as ondas dificilmente ultrapassarão de 2 metros de altura.

O Brasil não corre perigo nenhum, já que não é banhado pelo mar do Pacífico.

De acordo com o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS), trata-se do maior terremoto já registrado no Japão e o 7° maior da história mundial. O tremor ocorreu por às 14h46 do horário local (2h46 de Brasília) e teve epicentro no Oceano Pacífico, a 160 quilômetros da costa.

Assista reportagem completa sobre o terremoto e tsunami ocorrido no Japão, dia 11 de março de 2011

Quer Aprender Japonês?

66 Comentários

  1. Matheus =p

    😈 😈 😈 😈 😈 😈 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 😳 😳 😳 😳 😳 😳 😳 😳 😳 🙁 🙁 🙁 🙁 🙁 🙁 🙁 🙁 🙁 🙁 🙄 🙄 🙄 🙄 🙄 🙄 🙄 🙄 🙄 😯 😯 😯 😯 😯 😯 😯 😯 😯 😕 😕 😕 😕 😕 😕 ❓ ❓ ❓ ❓ ❓ ❓ ❗ ❗ ❗ ❗ ❗ ❗ ❗ 😉 😉 😉 😉 😉

  2. helena

    😉 espero que isso não aonteça nunca mais. 😥

  3. lais

    😯 🙁 😐 😥 😥 😥 😯 🙁 nossaaaaaaaa!?

  4. Mariana

    Q mão d Deus oq, dexa d ser besta povo –‘
    O que ocorreu foi uma fatalidade, não é a primeira nem última vez que esse país enfrenta tsunamis e terremotos. Não se trata do fim mundo e sim de um desafio.
    Quem tem controle da energia nuclear precisa agir com responsabilidade e o que o Japão precisa nesse momento é ter jogo de cintura e saber lhe dar com essa situação de forma diplomática e inteligente.
    Pânico e fé não vão melhorar o país, caso contrário já haveria rumores de ”milagres” hahaha –‘
    Sabemos que sozinho o Japão não conseguirá. Contar com a ajuda dos demais países é primordial para superar essa crise, todos estão envolvidos, pois todos sofrem as consequências..

  5. ANACLAUDIA

    SINTO MUITO QUE DEUS A DE DEIXAR QUE NUNCA MAIS ACO9NTECA ISSO NO JAPAO EU CONFIO MUITO NO MEU DEUS PAI EU SEI QUE ELE NAO A DE DEIXAR QUE ISSO SE REPITA NUNCA TENHA MEDO DE POR O SENHOR E O MEU PASTOR E NADA FALTARA E NADA FALTARA MESMO PARA TODOS NOS ❓ ❓ ❓ ❓ ❓ ❓ ❓ ❓ ❓ ❓ ❗ ❗ ❗ ❗ ❗ ❗ ❗ ❗ ❗ ❗ 😳 😳 😳 😳 😳 😳 😳 😳 😳 😳 😐 😐 😐 😐 😐 😐 😡 😡 😡 😡 😎 😎 😎 😎 💡 💡 💡 ➡ ➡ ➡ ➡ ➡ ➡ ➡ 😳 😳 😳 😳

  6. ANACLAUDIA

    ❓ ❓ ❓ ❓ ❓ ❓ ❓ 😛 😛 😛 😛 😛 😛 😛 EU SINTO MUITO
    ❓ ❓ ❓ ❓ ❓ ❓

  7. uma tragégia que aconteceu no japão 🙁 … SINTO MUITOoo! 😥

  8. dfaf

    tem mais comentário do que fala sobre o japao

  9. e legal eselente origato

  10. 😳 😮 :mrgreen: 👿 😎 😕 ❗

  11. Pingback: Dreams Project - Uma fazenda administrada por robôs | Curiosidades do Japão

  12. Pingback: As Redes Sociais Mais Populares no Japão | Curiosidades do Japão

  13. Pingback: Impacto do terremoto de 2011 sobre a Terra | Curiosidades do Japão

  14. Selene

    Não vai acontecer nunca, os terremotos e tsunamis acontecem devido ao movimento das placas tectonicas, e o Japão é uma vítima tão grande por que está exatamente no lugar em que elas se movimentam, e como nós estamos bem no centro de uma, não corremos risco nenhum. E tomara que eles se recuperem. se até hoje ainda sofrem por isso, é por que foi uma coisa forte!!!

  15. como conquistar uma mulher: chame ela de galinha preta,oferenda de macumba,vaca de 7 teta e de dinossauro alejado com aids e cancer anal e depois chama ela de come coco de catioro
    se ele fala vc fala:fecha esse esgoto bafo de coco parece que quando tu abre a boca chernobyl fica pra tras de tanta radioatividade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *