Dreams Project – Uma fazenda administrada por robôs

japan-robot

Dreams Project – Fazenda Futurística nas Zonas de Desastre
No dia 11 de março de 2011, um grande tsunami e terremoto atingiu o Japão, destruindo várias cidades e matando milhares de pessoas. Além disso, o desastre trouxe sérios danos aos reatores da Usina Nuclear de Fukushima, fazendo com que outras milhares de pessoas abandonassem suas casas para que não sofressem com o impacto da radiação.

Já se passou quase 1 ano e o Japão está se recuperando lentamente, e com boas ideias para implantar nas regiões que foram mais afetadas pelo desastre. Uma das ideias mais interessantes é o “Projeto dos Sonhos.” É uma fazenda de 600 hectares, implantada em Miyagi, a região mais afetada pela fúria do tsunami.

Essa fazenda será bem diferente de qualquer outra fazenda que já vimos, pois contará basicamente por tratores robôs que ajudarão a revitalizar a terra improdutiva devido ao acúmulo de sal, óleo, radiação e ainda farão o trabalho de agricultores como limpar, semear, plantar e colher diversas culturas como arroz, trigo, soja, frutas e legumes.

Outros robôs ficarão responsáveis em embalar e ensacar os alimentos colhidos, que aliás, não terão qualquer tipo de pesticida ou agrotóxico. Ao invés disso, terão iluminação LED especial para afastar as pragas e os motores dos tratores robôs irão armazenar e espalhar dióxido de carbono nas culturas, para impulsionar o crescimento e reduzir a quantidade de fertilizantes.

O Ministério da Agricultura do Japão, planeja investir no projeto cerca de 52 milhões dólares nos próximos seis anos, além de mais 78 milhões dólares provenientes de empresas privadas que estão apoiando o “Dream Project“, como o Ajinomoto, Fujitsu, Hitachi, Ito-Yokado Co., NEC, Panasonic, Sharp e Yammer..

Apesar de ainda não ter sido posta em prática, se a robótica e as técnicas utilizadas forem bem sucedidas, certamente será implantada em diversas áreas agrícolas de todo o Japão, sendo então criadas verdadeiras fazendas do futuro.

Sonhando um pouco mais alto, quem sabe até não possamos ter em nosso jardim um dia, hortas cuidadas por robôs, produzindo alimentos frescos para nós todos os dias?

Sim, é um sonho… Não é a toa que o projeto se chama Projeto dos Sonhos (Japan Dream Project)

Fonte: Telegraph.co.uk

Quer Aprender Japonês?

1 Comentário

  1. Pingback: Robôs músicos que tocam jazz - Só no Japão! | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *