Dia Internacional do Nikkei é Comemorado pela Primeira Vez no Brasil


Os Legados de uma cultura

Data será celebrada com painel sobre “Os Legados de Uma Cultura”

O Dia Internacional do Nikkei foi instituído em 2018 no Congresso Internacional de Nikkeis (Kaigai Nikkeijin Taikai), em Honolulu, Havaí. Em menção à data, os organizadores do projeto Identidade Nikkei promovem o painel “Os Legados de uma Cultura” que será realizado no dia 25 de junho, às 19 horas, no Bunkyo.

O painel contará com a presença de renomados palestrantes para um debate e reflexão sobre os valores nikkeis e sua contribuição para a sociedade brasileira.

A expressão “Nikkei” significa descendentes nascidos fora do Japão, japoneses que vivem no exterior ou, ainda, simpatizantes da cultura japonesa. Estima-se que há 3,8 milhões Nikkeis no mundo, sendo o Brasil o país onde há maior número de representantes com 1,9 milhões.

Com o objetivo de valorizar e unir estes indivíduos, decidiu-se declarar o dia 20 de junho como o Dia Internacional do Nikkei, tendo como marco a chegada do primeiro grupo de emigrantes japoneses no Havaí, dando-se, assim, início, em 1868, à história da imigração japonesa.

A decisão dos japoneses de viver definitivamente fora do Japão impactou e transformou, tanto eles próprios, como as sociedades onde se estabeleceram, abrangendo também seus descendentes da segunda, terceira, quarta, e demais gerações que formaram famílias e novas comunidades.

Muitos Nikkeis preservam os valores e tradições dos seus antepassados japoneses e contribuem com as comunidades onde se inseriram. A partir disso, surgiu o interesse de promover o assunto com um painel “Os Legados de uma Cultura” para que se possa debater e refletir sobre como a atuação Nikkei atingiu a sociedade brasileira.

Neste evento inédito, três palestrantes convidados contarão sobre a sua trajetória profissional e pessoal, o convívio com a comunidade japonesa e instigarão o público a refletir sobre o impacto e o legado de uma cultura. Além disso, será apresentado um novo projeto que promoverá mudanças positivas em diversas gerações.

PALESTRANTES:

Clóvis de Barros Filho: Professor Doutor e Livre docente pela ECA-USP e um dos palestrantes mais requisitados do Brasil. Em 2018, lançou o livro Shinsetsu: O poder da gentileza, onde ele interpreta a sabedoria e a cultura japonesa pensando na alma ocidental.

Chieko Aoki: Empresária, fundadora e presidente da rede Blue Tree Hotels e um nome constante na lista das mulheres mais poderosas do Brasil. Propaga entre seus funcionários os valores herdados da cultura japonesa, juntamente com valores da cultura brasileira.

Márcio Gomes: jornalista e repórter da Rede Globo, foi correspondente internacional no Japão por cinco anos (de 2013 a 2018), onde narrou diversas crônicas sobre a cultura japonesa e reportagens de destaque sobre o país.

Os Legados de Uma Cultura
Valores Japoneses na Sociedade Brasileira
Data: 25 de Junho (terça-feira)
Horário: 19h00
Local: Grande Auditório do Bunkyo
Rua: São Joaquim, 381 – Liberdade
Ingressos: R$ 25,00
Link: http://bit.ly/painel-legados-cultura
Mais informações: ingressos@jcibrasiljapao.com.br
VAGAS LIMITADAS

Quer Aprender Japonês?

1 Comentário

  1. Silvia, tudo bom?
    Muito obrigado por divulgar os eventos da Comunidade Japonesa.
    O Dia Internacional do Nikkei se tornará uma data a ser comemorada em todo o Brasil em breve.
    Descendentes de japoneses ou amantes da cultura japonesa não-descendentes são bem-vindos para comemorar conosco este Dia Especial.
    Em nome da JCI Brasil Japão, agradeço por todo apoio!
    Marcelo Asamura
    JCI Brasil Japão
    Presidente 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *