Hanaikada: O belo fenômeno que deixa os rios cor de rosa


Hanaikada

As flores de cerejeira florescem por um curto período de tempo, de 7 a 10 dias aproximadamente. Mas quando sua temporada chega ao fim, entre o início e meados de abril, suas pétalas caem cobrindo todo o chão, trazendo paisagens de tirar o fôlego.

Quando as pétalas começam a cair, há uma palavra para descrever esse fenômeno: Sakurafubuki (桜吹雪) se referindo à mágica chuva de pétalas do sakura. Já o chão coberto de pétalas de sakura chama-se Sakura no Jyutan (桜の絨毯) ou “tapete de flores de cerejeira”.

chão coberto com pétalas de cerejeiraSakura no Jyutan (桜の絨毯) ou “tapete de flores de cerejeira”

Mas e quando os rios, lagos e canais ficam inteiramente cor-de-rosa por causa das pétalas de cerejeira que flutuam em sua superfície? Essa ocasião também tem um nome especial: Hanaikada (花筏) que traduzindo para o português significaria algo como “jangada floral”.

Hanaikada em KyotoHanaikada Cruise no Canal okazaki em Kyoto

No fim da sua floração, as lindas flores cor-de-rosa pálidas ou brancas se desprendem dos galhos e são majestosamente levadas pelo vento, cobrindo tudo que encontram pela frente. Os cenários ficam realmente incríveis, transmitindo de fato a simbologia do sakura, uma flor que traduz perfeitamente a metáfora da transitoriedade da vida humana.

Se você não conseguiu aproveitar enquanto as cerejeiras estavam em plena floração, não fique triste. Saiba que é possível aproveitar as flores mesmo após elas caírem dos galhos. Em muitos locais do Japão estão disponíveis Cruzeiros Hanaikada (花筏クルーズ) onde você tem a oportunidade de navegar sobre rios e lagos cobertos de pétalas de sakurá.

Rio Meguro, em Tóquio

Hanaikada Megurogawa-cruiseHanaikada Cruise no Rio Meguro, em Tóquio

Esses cruzeiros estão disponíveis durante do começo ao fim da floração, com as pétalas cobrindo os rios e lagos. Alguns dos lugares mais populares em Tóquio que oferecem esses passeios de barco são o Chidorigafuchi Park e os canais do Rio Meguro.

Esse belo espetáculo costuma ocorrer entre o início e meados de abril. O valor do passeio de barco no Rio Meguro, por exemplo, custa 4.500 ienes (adulto) e 4.000 ienes (crianças) mas se fizer reservas antecipadas o valor cai para 3.900 ienes (adulto) e 2.900 ienes (crianças).

目黒川お花見クルーズ
Datas : 21 de março (quinta-feira) a 10 de Abril (quarta-feira)
Partida matinal: 10:00 horas, Partida vespertina: 13:30
Localização: Cais Tennoz Yamatsupia, Shinagawa City, Tokyo [Mapa]
Duração : 70 minutos Homepage, Reservas

Chidorigafuchi, em Tóquio

Hanaikada em Chidorigafuchi, TóquioHanaikada Cruise em Chidorigafuchi Park, Tóquio

Centenas de cerejeiras decoram os fossos do antigo Castelo Edo, ao redor do Parque Kitanomaru, criando uma das vistas mais bonitas das flores de cerejeira de Tóquio.

As árvores são iluminadas à noite. Piqueniques não são permitidos. Muitas barracas de comida podem ser encontradas no Santuário de Yasukuni onde outras mil cerejeiras são plantadas. Barcos estão disponíveis para aluguel e custam 800 ienes por um passeio de 30 minutos.

千鳥ヶ淵ボート場
Datas: 21 de março (quinta) a 14 de abril (domingo)
Partida matinal: 10:00 horas, Partida vespertina: 13:30
Localização: Sanbanmachi 2-saki [Mapa]
Duração : 30 minutos Homepage

Castelo Hirosaki, Aomori

Hanaikada Hirosaki Castle, Aomori

Um dos destinos turísticos de cerejeira mais populares do país é o Castelo de Hirosaki, na província de Aomori. Construído no início do século XVII, o Castelo de Hirosaki continua sendo o símbolo mais icônico da cidade de Hirosaki até hoje.

Devido à sua localização ao norte, a sakura de Aomori desabrocha mais tarde do que na área de Tóquio, e consequentemente suas pétalas caem mais tarde também. Passeios de bote também estão disponíveis no fosso do castelo de Hirosaki durante esse período.

弘前公園の花筏
Data: 20 de abril (sábado) a 6 de maio (segunda)
Localização: Hirosaki Park
Preços: ¥ 1.000 (Adulto), 500 ienes (crianças)
Duração: 60 minutos Homepage

Castelo Himeji, em Hyogo

Hanaikada no Castelo de Hirosaki, AomoriCastelo Himeji, em Hyogo

Outro belo lugar onde você pode passear de barco durante a floração de sakura é o Castelo Himeji, província de Hyogo. O local também é considerado um dos mais populares do Japão. O castelo fundado há 400 anos, é chamado de “Castelo de Shirosagi” por causa da sua cor branca, comparando-se a uma Shirosagi (uma garça branca).

O castelo e toda sua área circundante são designados tesouro nacional e Patrimônio Mundial. O passeio dura cerca de 30 minutos e as taxas custam 1.000 ienes (adultos) e 500 ienes(crianças menores de 12 anos). Os barcos começam a ser operados a partir das 9:00.

姫路城内堀 
Data: 23 de março (sábado) a 6 de maio (segunda)
Localização: Himeji-jo, Hyogo
Duração: 30 minutos Homepage, Reservas

Hanaikada Cruise em Kyoto

Hanaikada Kyoto

Em Kyoto, alguns lugares famosos para o Hanaikada são o canal Okazaki, canal Fushimi e o Rio Uji. Nesses locais você terá a oportunidade de passear no Jukkoku-bune, um barco tradicional que no passado foi amplamente usado para transportar mercadorias e pessoas.

Chamadas de casas flutuantes, esses barcos transportavam passageiros entre Fushimi e Osaka entre o Período Edo e o início do Meiji. Existe dois tipos barcos – o Hideyoshi e o Ryoma. No barco, você pode explorar a paisagem de Sakura e a paisagem urbana circundante.

岡崎十石舟
Data: 28 de março (quinta) a 7 de abril (domingo) de 2019
Horário: 8:00 – 20:30 (os parcos partem a cada 15 minutos
Localização: Okazaki Park
Preços: 1,200 JPY (Adulto), 600 JPY (6 a 11 anos), 300 JPY (3 a 5 anos)
Duração: 30 minutos Homepage

Rio Ookagawa, em Yokohama

Rio Ookagawa, em Yokohama

Outro local popular para apreciar as flores de cerejeira é ao redor do Rio Okagawa, na província de Yokohama. De lá parte um cruzeiro para apreciar a bela floração.

Os preços para o cruzeiro são: 2,500 ienes (Adulto), 1,300 ienes (crianças até 11 anos). Se fizer a reserva antecipadamente os preços caem para 2,000 ienes (adultos) e 1,000 iene (crianças).

春の横浜大岡川クルーズ
Data: 16 de março (Sábado) – 14 de abril (domingo) de 2019
Localização: Cais Yokohama Hinode [Mapa]
Custo : 5.000 ienes (adultos), 2.500 ienes (crianças)
Duração: 1,5 horas Homepage

Se você estiver em algum desses locais durante a temporada de flores de cerejeira, não perca esta viagem incrivelmente mágica. Alguns deles podem ser um pouco caros, mas as memórias e as fotos que você provavelmente vai tirar, com certeza durarão a vida inteira. 🙂

Fonte: soranews24.com

Quer Aprender Japonês?

2 Comentários

  1. Beleza imensa!!!!
    OBRIGADAAAA, querida e linda Silvia Kawanami san!!
    Teruko

  2. Pingback: 11 Árvores de Sakura Famosas no Japão | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *