Ine-cho, uma Antiga e Fascinante Vila de Pescadores em Kyoto


Ine-cho, Kyoto

Kyoto é bem conhecida por seus templos e santuários históricos que atraem turistas do mundo todo. No entanto, dentro da província, existem outros destinos turísticos onde os visitantes também podem desfrutar da cultura, cenários pitorescos e belas paisagens marítimas. É o caso de Ine-cho, uma antiga vila de pescadores que ainda sobrevive ao longo dos séculos.

A pequena cidade de Ine-cho (伊根町) é famosa por suas “Funaya”, ou seja casas tradicionais de pescadores que possuem garagens para barcos (boathouses). A cidade está localizada na área de Yosa-gun, na parte nordeste da península de Tango, província de Kyoto.

Esta área é chamada de “Kyoto by the Sea” (Kyoto à beira-mar) e fica apenas a cerca de 130 km ao norte da antiga cidade de Kyoto. Nesta área há muitos santuários e templos, um mar azul e montanhas circundantes, cenários que se mantem intactos desde outros tempos.

A cidade é considerada como um dos Distritos de Preservação de grupos de edifícios históricos. Considera-se que as casas Funaya já existiam desde meados do período Edo. Atualmente existem cerca de 230 casas Funaya lá. Foram construídas perto da baía de Ine.

Historicamente, o local floresceu como uma cidade de pescadores, onde tornou-se uma área de comércio com a China Continental desde a antiguidade. Os moradores desenvolveram uma cultura única em Ine-cho se sentem abençoados em morar neste local pitoresco, que nos remete um pouco a famosa cidade italiana de Veneza, a cidade da água.

As casas se caracterizam por ter uma garagem e quintal na parte inferior, em contato com a água e os quartos no piso superior. Alguns são usados como residência para pescadores e turistas que visitam a região. A partir das funayas, obtém-se uma bela vista para o mar. Além disso, o local serviu de cenário para alguns doramas japoneses do cinema e TV.

Funaya foram desenvolvidos para aproveitar ao máximo a estreita faixa de terra entre as montanhas e o mar na localidade onde as mudanças de maré não são tão grandes. No piso térreo, além da garagem, é possível guardar equipamentos de pesca também.

Acomodações em funaya, em Ine-cho

Pra quem quiser ter uma experiência de passar um dia em um funaya, saiba que existem acomodações desse tipo em Ine-cho. Nestas pousadas “funaya”, os visitantes podem conhecer a hospitalidade local e também experimentar algumas refeições típicas da região.

No site do Ine Tourism Association, os visitantes podem obter informações sobre acomodações, passeios de barco, alugueis de bicicleta e visitas guiadas às principais atrações. Confira abaixo algumas das acomodações funaya e alguns serviços oferecidos por eles:

Kagiya: é uma pousada funaya administrada por um casal e só aceita uma única reserva por dia, para dois a seis convidados. De março a novembro, eles oferecem um passeio opcional de barco por 1.000 ienes por pessoa. Os hóspedes podem pescar no jantar e passear no barco do dono da pousada, um pescador profissional (¥ 4.500 por pessoa por duas a três horas).

Endereço: 864 Kameshima, Ine-cho, Yosa-gun, Kyoto
Homepage: http://ine-kagiya.net/

Kura: Esta pousada oferece refeições completas que variam de acordo com a estação. A cozinha especial utiliza ingredientes sazonais locais, como peixe, frutos do mar, arroz, legumes e ovos. Apenas uma única reserva é aceita por dia, de dois a seis convidados. Os hóspedes podem relaxar, olhando para o mar em frente à encantadora pousada de madeira.

Endereço: 863-1 Kameshima, Ine-cho, Yosa-gun, Kyoto
Homepage: http://www.ine-kura.com/20eng/index.html

Como deu pra perceber, existem muito lugares incríveis no Japão e Ine-cho é um deles. É interessante saber que os moradores dessa pequena cidade marítima ainda mantem costumes e tradições seculares, a maioria deles sobrevivendo da pesca assim como era com seus antepassados. A ligação que eles tem com o mar realmente é fascinante. 🙂

Se você quer conhecer um lugar diferente e interessante no Japão, eis uma boa sugestão. Tenho certeza de que vai gostar da experiência, especialmente se você tem uma ligação forte com a natureza, com o mar e com tradições culturais japonesas. Confira o vídeo abaixo para sentir um pouco da atmosfera pacata e agradável de Ine-cho, em Kyoto.


Link do vídeo (YouTube)

Informações sobre Ine-cho

Endereço: Hirata, Ine-cho, Yoza-gun, Kyoto [Mapa]
Telefone: 0772-32-0277
Homepage: http://www.ine-kankou.jp/english/

Fonte: japan-magazine.jnto.go.jp

Quer Aprender Japonês?

1 Comentário

  1. zMiracleEYE

    sempre quis morar em um lugar assim, deve ser bem legal…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *