Jesus Cristo morou no Japão?


Túmulo de Jesus Cristo em Shingo, província de Aomori, Japão

Sabia que existe uma lenda que diz que Jesus Cristo morou no Japão? Pois é, acredite se quiser, mas essa história existe. Existe até um lugar chamado “Túmulo de Cristo” (tomb of Christ) no povoado de Shingo, na província de Aomori.

Shingo costumava ser chamado de Herai, uma palavra aparentemente de origem hebraica, derivado do “Hebron” que significa “Casa dos hebreus”.

Túmulo de Jesus no Japão

Segundo a história, aos 21 anos, Jesus veio ao Japão em peregrinação através da Rússia e Sibéria e acabou morando na aldeia, onde viveu do cultivo de arroz e chegou até a se casar com uma japa chamada Miyu e teve até filhos. Teve uma vida longa até aos 106 anos e depois da “morte”, foi enterrado em Shingo.

Sepultura de Cristo em Aomori Japão
Mas então, quem foi crucificado em Jerusalém? A lenda diz que foi seu irmão, conhecido como Isukiri. Ué, mas Jesus tinha um irmão? Você com certeza deve estar se perguntando.

Segundo a lenda, sim… No local ainda há duas sepulturas que julgam ser de Jesus e do seu irmão Isukiri, que não sei de que maneira está enterrado lá também… só não me perguntem por que.

Túmulo de Jesus Cristo no Japão

Descendentes de Jesus no Japão

Próximos estão os túmulos da família Sawaguchi. De acordo com os escritos hebraicos, os Sawaguchis, que continuam a viver na área, são os verdadeiros descendentes de Cristo. O curioso é que as fotos dos seus ancestrais revelam uma fisionomia diferente das feições dos típicos japoneses.

Eles são mais altos, os narizes mais longos e a pele mais clara do que outros na aldeia. Um fato curioso é que o emblema da família Sawaguchi é uma estrela muito semelhante à estrela de David. E outro fato ainda mais curioso é que ninguém dessa família segue o Cristianismo. Estranhamente todos são budistas.

Estrela de Davi Aomori Japão

Tradições locais

Para alimentar ainda mais a lenda, em 2004, o embaixador de Israel visitou Shingo e doou uma placa, escrita em hebraico. Existe até hoje um costume muito original em Shingo. Quando um novo bebê vem ao mundo, uma cruz é desenhada em sua testa, com carvão para protegê-los do mal.

Outra tradição que as pessoas de lá levam muito à sério é uma cerimônia diferente de qualquer outra no Japão. Ocorre no mês de junho, onde mulheres vestidas de quimono, dançam ao redor do túmulo do suposto “Jesus Cristo”. Essa cerimônia atrai centenas de visitantes todos os anos à pacata vila de Shingo.

Cerimônia ao redor da sepultura de Cristo

O dialeto usado nas canções e danças da cerimônia “Nanyadoyara”, parece se tratar de um dialeto esquecido há muito tempo pelos moradores locais e nenhum deles sabe realmente o significado. Outros acreditam que o dialeto provém de uma língua antiga hebraica, pois algumas palavras soam familiar, como a palavra “Nazaré”.

Segundo especialistas, a língua japonesa tem várias palavras semelhantes ao idioma hebraico, o que deixa todos muito confusos, pois até onde se sabe, não existe ligação histórica entre o Japão e Israel. Ou será que tem? Vixi, tá dando um nó na minha cabeça.

Essa história é tão maluca que parece mais uma daquelas teorias da conspiração, estilo “O Código Da Vinci” não acham?

Origem da lenda de que Jesus viveu no Japão

Mas você deve estar se perguntando, de onde surgiu essa história mirabolante?

Eu explico: Tudo isso veio à tona em 1930, quando documentos antigos foram descobertos e deixados em posse de um sacerdote xintoísta. Porém esses documentos se perderam durante a 2° Guerra Mundial. Bem conveniente não é?

Em um desses documentos, está escrito toda essa história, pasmem, assinado pelo próprio Jesus Cristo. O manuscrito ficou conhecido como “Vontade de Cristo“. Abaixo, você pode ver uma réplica do documento deixado por Jesus no Japão. Sim, sim… ele falava e escrevia em japonês! É “prakabá” não acham?


Bom, mas muita gente acredita de verdade nesse fato, mesmo com uma explicação que possa esclarecer que tudo isso foi na verdade uma farsa, pois dizem que os documentos alegados autênticos, escritos em japonês perfeito e assinado por Jesus, foram encontrados por Kyomaro Takeuchi, que foi contratado pelo prefeito de Shingo na década de 30.

Na época, o prefeito estava desesperado para promover o turismo na cidade e assim alavancar a situação econômica precária da região.

Se realmente foi ele que forjou tudo isso, dá para perceber que ele tem uma imaginação bem fértil e pelo que parece, ele foi bem sucedido na sua pretensão, já que mais de 10.000 pessoas visitam a pequena aldeia anualmente para visitar o túmulo do suposto Cristo.

Sepultura de Cristo em Aomori Japão
Lá também foi construído um museu chamado “Christ Tomb Museum” (Museu do Túmulo de Cristo), onde há muitos artefatos das tradições locais, como roupas exclusivas, cestas tecidas que são estranhamente similares aos do antigo Israel e bonecos com a testa marcadas com a cruz. Veja algumas peças do museu abaixo:

Museu do Túmulo de Cristo

Jesus Rock (Jesus na rocha)

O pior é que para alimentar ainda mais essa história, um guia turístico “descobriu” recentemente, uma figura de Jesus, localizado em uma alcova rochosa, às margens do Lago Towada em Aomori. O mais bizarro é que os musgos e as colorações da rocha fazem com que o “rosto” de Jesus fique ainda mais realista.

Jesus Rock em Aomori
Depois dessa descoberta, o local se tornou um ponto turístico disputado, onde visitantes se espremem nos barcos afim de ver a imagem de Jesus Cristo, pois como está escondido em uma alcova às margens do lago, só dá para vê-lo de dentro de um barco.

A pedra mede cerca de 1,50 metros de altura e supostamente está em pé e com as mãos unidas como se estivesse em oração… Conseguiu identificá-lo?


Com mais de 60 km², o Lago Towada (十和田湖) é o maior lago da ilha principal de Honshu e é com certeza um dos mais belos cartões postais no Japão. O lago fica na fronteira entre as províncias de Akita e Aomori atrai todos os anos, milhares de visitantes, que aproveitam o clima temperado para apreciar a bela paisagem natural.

Towadako
E aí? O que você achou dessa história toda? Compartilhe sua opinião!

Quer Aprender Japonês?

47 Comentários

  1. Douglas

    Que história louca kkkkk
    Se realmente inventaram essa história até que foi bem inventada, até uma rocha com a cara de jesus tem.
    Até Jesus tinha preferência por japonesas.
    Essa foi meia épica!
    Abraços!

  2. Isso tinha que virar um filme!!! kkkkk
    Adorei a história!
    Bjos!

  3. Nossa aquela pedra tá perfeita.

  4. Jean

    Muito interessante !
    O poder do mito cristão, tem repercussões largas. Bonita estória. E muito bom gosto enfim. Afinal , um mestre foi para uma terra onde sem dúvida poderia ser reconhecido … 😉

  5. Japão em Foco

    Oi Douglas!
    Louca é apelido kkkk
    Quando li sobre essa história, pensei: Preciso compartilhar com os leitores do blog.
    Tem cada coisa no Japão que até Deus duvida, ou melhor, até Jesus duvida rs.
    Abraços!

  6. Japão em Foco

    Oi Daniela!
    Já pensou um filme com essa história?
    Ia ser muito diferente de tudo que já vimos…
    Filme eu não sei, mas um documentário bem que poderia ser feito né?
    Abraços!

  7. Japão em Foco

    Oi Pedro!
    Também achei a pedra bem realista rs.
    Dá até um arrepio rs
    Abraços!

  8. Japão em Foco

    Oi Jean!
    Obrigada por seu comentário!
    Abraços!

  9. Liliane de Almeida Silva

    Muito boa a oportunidade de externar minhas opiniões sobre a vida de Jesus Cristo. Eu creio sim que, além do Japão, Jesus possa ter aparecido em diversas partes do mundo, como por exemplo, nos Estados Unidos. Quando Jesus se retirava para os seus jejuns, sempre isolado dos outros, ele, provavelmente tinha a capacidade de se teletransportar e existir rm outro lugar. Assim como quando ele foi ressucitado, ele aparecia aos discípulos e outros crentes de forma quase palpável, mas, ao mesmo tempo, desaparecia depois de cumprir a sua missão de fortalecer a nossa fé no sobrenatural.

  10. Japão em Foco

    Oi Liliane!
    A fé remove montanhas como dizem…
    Obrigada pelo comentário!
    Abraços!

  11. Luis

    Há uma universidade em Israel que pesquisa, talvez um dos maiores mistérios para os judeus e nós cristãos: Onde foram parar as 10 tribos de Israel, depois de serem liberdados por Ciro de Babilônia, de um cativeiro que durou 70 anos? A bíblia não os citam mais, mas somente a tribo de Judá que voltou. E as outras? Essa Universidade estudam os possíveis lugares, e alguns Hstoriadores, (pasmem) acreditam que os japoneses são descendentes dessas tribos, já que há alguns povoados, como o que você citou, ter alguns costumes judeus, antes mesmos do Ocidente ter contato. Interessanten né? Amei o blog, parabéns

  12. jorge

    o que voce acha?

  13. Japão em Foco

    Oi Jorge!
    Não entendi sua pergunta e nem a quem foi direcionada. Se puder ser mais claro… Abraços!

  14. Japão em Foco

    Oi Luis!
    Muito interessante esse seu comentário… eu não sabia sobre essas 10 tribos de Israel. Realmente é um grande mistério hein… Obrigada por comentar! Abraços!

  15. hamilton

    Para quem não sabe, devo lembrar que toda nação do mundo surgiu a partir dos povos citados na bíblia e que a sabedoria sobre existência de cristo já existia mesmo antes dele existir e que o povo japonês levou consigo este nome e com o passar dos tempos se perdeu por se ter outras fé. Herdada pelo Buda.

  16. Japão em Foco

    Oi Hamilton!
    Obrigada pelo comentário!
    Abraços!

  17. Jayme

    @Liliane de Almeida Silva, nossa, essa foi meio… exagerada, heim. Não é por nada, mas não acho que Jesus ficava se teletransportando por aí. Ele não ficava por aí sozinho como você deu a entender, mas sempre tinha multidões junto com ele, e nos momentos mais íntimos, pelo menos um ou dois discípulos estavam juntos. Você já leu os Evangelhos? Jesus deixa bem claro que veio primeiro para os israelitas, e não para os estrangeiros (naquele primeiro momento)… quanto mais ia ficar teleportando pra outros países!!!

  18. Sora Yukino

    Sinceramente eu não acredito q Jesus Cristo tenha existido de verdade e se existiu pq não poderia ter ido no Japão se dizem q ele veio no Brasil q ele é brasileiro etc. Ah boatos de que ele já viveu no Brasil q eu acho bem improvavel comparado a essa historia dele ter vivido no Japão por tanto tempo e de ter um irmão acho q na que la época as pessoas tinham bastantes filhos e é bem provavel de q ele poderia ter um irmão mais novo em fim acho q poderia se verdadeira essa historia mais se vcs pararem para juntar todos os fatos de diversas religiões diferentes vcs poderão chegar a uma conclusão.

  19. Clenio

    É extremamente complicado entender e até opinar a respeito dessas coisas. Todo o nosso conhecimento é baseado no que lemos, escrito por alguém que não sabe a história desde o início. Existe uma Verdade Universal, e infelizmente, nenhum de nós a conhece, pelo menos ninguém deste planeta.
    Partindo deste princípio, esse fato a respeito do túmulo de Jesus no Japão, poderia sim, ser verdade, e completamente normal.
    É muito importante não confundirmos Religião com Criação. Se acaso alguém se interessa pela história de Jesus, principalmente esta questão envolvendo sua ida ao Japão, recomendo que leiam “A profecia de Thiaoouba” e tirem suas conclusões.
    Um abraço à todos.

  20. Pingback: Festival de Lanternas de Nagasaki | Curiosidades do Japão

  21. A teoria de que os fenícios estiveram no Brasil faz mais sentido do que essa história que Jesus morou no Japão. Puro marketing fajuto pra atrair turistas idiotas.

  22. Pingback: Imagens deslumbrantes de arte em arrozais no Japão | Curiosidades do Japão

  23. Eliana

    @Moon, se cada um cuidasse da sua vida, sem se incomodar com a crença, fé, ideologia dos outros, o mundo seria bem melhor, não acha?
    Ninguém pode provar nada no que diz respeito as religiões, TUDO pode ser marketing!

  24. Japão em Foco

    Oi a todos que comentaram!
    Debater sobre questões religiosas é complicado, pois cada pessoa tem a sua crença. Eu só quis compartilhar com vocês uma história que achei interessante, afinal poucas pessoa tem conhecimento de que existe um lugar no Japão que se acredita que Jesus tenha sido enterrado lá, ou que tenha vivido por aquelas bandas enquanto esteve na Terra. Se é marketing ou não, eu não sei, mas que é uma história pra lá de inusitada, ninguém pode negar… Enfim, sou imparcial… mas repeito a opinião de todos! Abraços!

  25. juca

    Pô, Hamilton, sem proselitismo religioso, velho. Não sou cristão mas respeito sua escolha. Respeite a minha.

  26. Jean Isidorio

    Apoio o Juca…O objetivo da matéria é totalmente cultural. Uma curiosidade.
    Nada mais.

  27. Pingback: Igreja de Pedra em Karuizawa | Curiosidades do Japão

  28. … ” Apesar de ser ocidental tal qual somos deixados aos enganos da história … O Homem Jesus dotado da mais pura inteligência e sabedoria, acredito nessa possibilidade Dele ter tido essa outra vida que a Biblia não fala. Mesmo assim Eu, tenho uma fascinação mito grande pelos seus ensinamentos. Nada que possa acontecerem termos de ter ou etr casado, filhos, e tudo mais, minha direção sempre que me acho trás claramente o que aprendi na história Dele, em outras informações, outros Livros, já que tanto li sobre essa força tamanha que tem o que nos deixou escrito. E sobre o Japão e todo oriente [extremo oriente], tudo é tão verdadeiro, porque, tem respaldo e tem fundamento. salve essa página e essa toda abertura de aprendizagens. Parabéns !!! Tenho um respeito muito grande pelos Japoneses. Em outra encarnao gostaria de ter experiências de evolução espiritual com esse povo, ess costume, essa grandeza de Família, já que fui tanto expremido aonde vim. rs. Vamos que vamos … o fim ainda nem está perto. abç … o.c.t.

  29. Pingback: Kurisumasu keki - Bolos de Natal no Japão | Curiosidades do Japão

  30. Japão em Foco

    Oi Otton!
    Obrigada por comentar!!!
    Bom saber que está gostando das postagens!
    Abraços! 🙂

  31. … ” Eu ainda aos meus 20 anos, lí o Livro: Jesus Viveu na Índia de Holger Kersten, na 8ª Edição. Esse Livro mim tirou [naquela época], de muitas dúvidas. Confesso quem sempres achei e com os dias fui m’inteirando do que mais imposta, que é o Modelo que Ele nos deixou … e como Ele fora o mais importante dos Homens, apesar de que, vieram tantos Homens cadenciado aos ensinamentos da própria Natureza, e Jesus, foi o mais importante pelo fato da questão do metal mais completo do Ser Humano, O AMOR. Do Amor nasceua a Vida e a VIda é Amor juntamente com todos os ingredientes à se completar !!! Mas … Em Caxemira tem um Túmulo que constas mesmas informações. ‘ A Lápide chamada de ‘Cenotáfio’ onde está as informações Jazz Yuz Asaf. O de Maria também consta lá próximo ao Jesus. Isso pra mim não mudada nada, pelo fato já comentado, e que apenas o corpo ficou, é claro. Nas viagens que fez pela Pérsia, seguindo pra Índia onde se encontrou com via- Krisna, falou em sânscito, com o budismo, com o Lamaísmo, enfim; é tanto que quando voltou à Palestina, falava só por parábola pois ninguém poderia entendê-lo se fosse falar o que realmente o que sabia e o que sabia, ninguém o compreenderia, como esta em João: 12, 13, até o vs: 20. Nos capítulos adiante em: Cronologia [área Indiana] e mais pra frente em: [Cronologia do Oriente Próximo]. Mapas de Klaus Dummen. E é isso, ” Jesus Viveu na Índia ” um belo livro.

  32. Japão em Foco

    Oi Otton!
    Obrigada por sua contribuição!
    Abraços!

  33. Pingback: Curiosidades Sobre o Hashi (Palitinhos Japoneses) | Curiosidades do Japão

  34. aparicio

    pelo que fala a biblia sagrada, jesus viveu e morreu em israel, fato verrissimo. a istoria que jesus cristo vei ou morreu no japão e apenas uma lenda, cultivada pelos aldeões da epoca, não sei dizer qual a intenção.
    mas uma coisa eu sei e que jesus cristo ama os japoneses, jesus ama td ser vivente na terra, principamente a humanidade.
    leia a biblia nos evangelios de mateus, marcos, lucas e joão, ali esta a vida de jesus cristo e seu trajeto na terra de israel, essa e a minha opinião.

    tenham um bom dia com a graça de jesus cristo na sua vida.

  35. Pingback: Como é celebrado o Natal no Japão? | Curiosidades do Japão

  36. Fabiano

    Olha bem estranho essa história mais não deixa de ser interessante 😮

  37. Japão em Foco

    Obrigado pelos comentários, pessoal! 😉

  38. Araci Lozano

    Todos somos ovelhas de Cristo e reconhecemos a sua voz nos quatro cantos do mundo.

  39. Hamilton

    ai araci lozano a palavra de Deus diz que seu nome percorreria toda terra e seria adorado por quase todos e que entao voltaria como juiz para julgar toda a terra acredite que quiser mas que todos estarao diante deste tribunal nao tem como negar…

  40. Araci Lozano

    Que bom Hamilton que Hamilton que você entende o amor de Jesus e não está preso a dogmas.
    Hoje procuro Jesus dentro de mim, nas pessoas e em todas as religiões, pois Ele está junto de nós e se utiliza de todos os caminhos em virtude do Seu grande amor por nós.
    Atualmente leio, além da Bíblia, os livros de Meishu Sama (Fundador da Igreja Messiânica Mundial). Fico admirada dele, apesar de ser Japonês, onde apenas 2 % da população professa o Cristianismo, ter tido a sensibilidade e o dom de compreender tão bem a mensagem de Jesus, que está totalmente enraizada na sua filosofia. Fico feliz pois vejo que Jesus realmente nos perdoou e está batendo a nossa porta diariamente, mesmo as mais trancadas.

    Grande abraço a você e a todos que seguem a Deus, o caminho do bem, que amam o próximo sem preconceitos.
    Araci Lozano

  41. Jean Isidorio

    Esse tema rende, hehehehehehe 🙂

  42. Hamilton

    juca , fique triste não , apesar de vc não ser cristão, Deus te ama muito e eu jamais forçaria suas escolhas so não posso esconder verdades biblicas a ninguem. sou apaixonado pelo brasil amo o japão… adoro a Deus.

  43. mario de jesus nesti alexandre

    para entender melhor toda a história é bom ler o livro : a profecia de thiaoouba , disponível em PDF.
    [PDF]A Profecia de Thiaoouba – Cura e Ascensão

  44. hamilton ak.

    isso eh baseado no manuscrito TAKENOUCHI (ou TAKEUCHI) MONJO

  45. Alex

    ”Os documentos desapareceram durante a 2ª Guerra.”
    Essa frase escrita acima pode ser que seja relacionada aos bombardeios que o país sofreu na época, pois de fato, muitos prédios e monumentos históricos também foram alvos.
    Se bem que essa história de Jesus Cristo no Japão é que não é nada convincente…

  46. Lucas Pacheco

    Pooooxa!! Eu sabia hahahah Se nem Jesus resistiu à beleza Oriental, que dizer de mim? hahahahaah muito bom, muita criatividade… e funcionou realmente para trazer os turistas… muito obrigado pelo texto 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *