Festival de Lanternas de Nagasaki


Nagasaki Lantern Festival

Nagasaki Lantern Festival (長崎ランタンフェスティバル)
No Brasil, os preparativos para o carnaval estão correndo soltos. No Japão também… Mas trata-se de um Festival Carnavalesco à moda oriental, conhecido como Festival de Lanternas de Nagasaki. Este incrível festival de origem chinesa cujo objetivo é de celebrar o Ano Novo Chinês, tem duração de duas semanas. Neste ano o festival ocorrerá entre os dias 8 e 22 de fevereiro.

O Festival das lanternas em Nagasaki ocorre desde 1994 e é uma prova da forte influência da comunidade chinesa que vive na região, que consideram o Ano Novo Chinês a mais importante comemoração do ano.

E para celebrar, são usados fogos de artifícios e as famosas e divertidas apresentações chinesas com os dragões e leões dançantes, cuja dança tem o objetivo de afugentar os maus espíritos.

Nagasaki Lantern Festival 2013 Lanternas vermelhas

Mais de 15 mil lanternas chinesas chamadas de Chouchin, especialmente nas cores vermelha e dourada , iluminam as principais ruas da cidade de Nagasaki durante a noite, além dos coloridos e exuberantes carros alegóricos que retratam grandes pássaros, figuras históricas, peixes, dragões, leões, entre outros animais.

O evento reúne milhares de pessoas nas imediações do Chinatown da cidade de Nagasaki, onde se pode encontrar dezenas de barracas vendendo iguarias típicas da China, envolto pela iluminação exuberante e pela música tradicional chinesa.

Em várias partes da cidade podem ser vistos diariamente durante o festival, acrobatas, dançarinos, músicos fazendo diversas apresentações realizadas do final da tarde até às nove, especialmente no Parque Minato Koen, que é o palco principal do festival, além do Nagasaki Shinchi Chinatown e também o Central Park.

Principais atrações do festival:

Grande desfile do Imperador Chinês
O grande desfile do imperador chinês, conhecido como Maso-Gyoretsu contará com dezenas de lanternas gigantes representando todos os tipos de personagens históricos e místicos. Um dos destaques será lanternas retratando os 12 signos do zodíaco chinês, com destaque para o macaco, já que 2016 é o ano desse signo.

Dança do Dragão
Esta dança se originou na China e passou a ser importante na cultura e tradição chinesa como parte de um ritual para garantir uma boa colheita. Vestindo roupas tradicionais chinesas, os participantes dançam com um boneco em forma de dragão chinês de mais de 20 metros de comprimento e pedem chuva dos céus.

Nagasaki Lantern Festival 2013 Dança do Dragão
Dança do Leão Chinês
A Dança do Leão, chamado de Shishimai no Japão, consiste em pessoas caracterizadas por máscaras e trajes coloridos, ao som de instrumentos chineses como gongos, tambores, sinos, flautas, Sanshin entre outros. A Dança acrobática cheia de ritmos espanta a energia negativa e faz deste um evento imperdível.

Acrobacia chinesa e Erhu
Este espetáculo tradicional chinês inclui performances incríveis de acrobatas, cheias de truques para confundir os olhos dos expectadores. Já o Erhu é o nome das apresentações realizadas por participantes que tocam instrumentos tradicionais chineses e são realizadas em vários locais durante o festival das Lanternas.

Nagasaki Lantern Festival 2013

Curiosidades sobre Nagasaki

Embora mundialmente conhecida como a cidade onde caiu a bomba atômica, juntamente com Hiroshima, Nagasaki tem muitas outras características que a diferenciam da maior parte das cidades japonesas, afinal foi uma das cidades que mais recebeu influência estrangeira (europeia e chinesa) em sua cultura.

Com o estabelecimento de um porto em 1571, Nagasaki cresceu rapidamente e deixou de ser uma aldeia de pescadores para se tornar uma movimentada cidade portuária, abrindo espaço para o comércio internacional e facilitando a entrada de muitos produtos como tabaco, pães, tecidos, tempura, entre outros.

Além de mercadorias vindas da Europa e da China, os comerciantes também levaram o cristianismo que por consequência trouxe uma crescente influência da igreja católica no sul do Japão. A influência da cultura chinesa também se expandiu em Nagasaki com a chegada de imigrantes chineses que foram trabalhar na região.

Tojin yashiki e Nagasaki Chinatown
Formou-se uma grande colônia chinesa que passaram a morar em um reduto chinês conhecido como “Tojin Yashiki”. No século 17 estabeleceu-se o Nagasaki Chinatown, também conhecido como Shinchi Chinatown, o mais antigo “Bairro Chinês” do Japão, que concedeu à cidade de Nagasaki um toque chinês ao longo dos séculos.

Esse local passou a ser uma referência de comércio de produtos chineses e também um grande centro gastronômico, já que muitos restaurantes foram abertos no local especializados em comida chinesa como os famosos pratos de macarrão: o Champon, Sara Udon e shippoku ryori, uma mistura deliciosa da cozinha chinesa e japonesa.

Desta forma, Nagasaki tornou-se um lugar que reflete e muito as culturas estrangeiras – principalmente a europeia e a chinesa, que podem ser notadas na arquitetura, na gastronomia, pontos históricos e nos festivais incríveis como o Festival das lanternas, um dos festivais mais populares em Nagasaki.

Assista os vídeo com o Festival das Lanternas:

Fontes de pesquisa:
Japan Cheapo
Travel at Nagasaki

Quer Aprender Japonês?

8 Comentários

  1. Marcos de Souza

    JAPÃO….EU TE AMO.

  2. Douglas

    Pra mim esse festival é mais bonito que o carnaval mesmo e os bonecos brilham muito, são lindos *—*
    Não conheço nada de cultura chinesa, mas o festival parece ser bem legal!
    Abraços!

  3. Pingback: A ilha fantasma de Gunkanjima - Ilha Hashima | Curiosidades do Japão

  4. ClebsonDias

    As festividades do Japão são sempre incríveis!

  5. Pingback: Japão | 117 dicas de turismo | Domingão de Twittadas

  6. Pingback: Daimonji Gozan no Okuribi | Curiosidades do Japão

  7. Pingback: Parque da Paz em Nagasaki (Heiwa Kouen) | Curiosidades do Japão

  8. Realmente linda! que diferença para essa merda chamada de carnaval dos Brasileiros, lá sim da gosto de ver, organização 100%, é um espetáculo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *