Receita de Gyudon


Receita de gyudon

Curiosidades e Receita de Gyudon

Gyudon (牛丼) significa literalmente “Tigela com carne” e consiste em uma tigela de arroz coberta com fatias finas de carne com cebola em um molho levemente adocicado com dashi, um ingrediente japonês feito de algas e peixe, muito comum em sopas, shoyu (molho de soja) e mirin (um tipo de vinagre de arroz doce).

Em algumas receitas está incluso outros ingredientes tais como shirataki, konnyaku, tofu grelhado e também ovo cru como cobertura, porém as grandes redes de restaurantes servem a versão carne com cebola apenas. Normalmente é servido com beni shoga (gengibre em conserva), shichimi (pimenta ralada) e missoshiro.

Porém o mais comum é o de carne com cebola, servidos em grandes redes de restaurantes fast food, especializados neste prato como o Yoshinoya, Sukyia e Matsuya. Neste último o Gyudon é vendido sob o nome de Gyumeshi (牛めし). Por ser barato e delicioso, este prato é muito apreciado e consumido no Japão.

gyudon

Curiosidades sobre o Gyudon

O Gyudon começou a ser popular a partir do Período Meiji, uma época em que o Japão passou a consumir mais carne bovina por influência ocidental. Acredita-se que sua origem pode ter ocorrido a partir de outros pratos como o Sukiyaki e Gyunabe, onde finas fatias de carne eram cozidas com legumes e verduras variadas e depois servidos sobre o arroz em uma tigela.

Contudo, o sucesso veio mesmo entre o Período Taisho e Período Showa, quando este prato passou a ser vendido a um preço bem popular em carrinhos de rua (yatai) em bairros movimentados de Tóquio, como Asakusa. Sua popularidade cresceu e logo tornou-se um grande sucesso entre a massa assalariada japonesa.

Receita de Gyudon (Tigela de Arroz e Carne)

Ingredientes (Serve 4 pessoas)

• 500 gramas de contra filé cortados em tiras finas
• 500 gramas de cebola
• ¾ de xícara de chá de Shoyu
(molho de soja)
• ¾ de xícara de chá de mirin
(vinagre de arroz)
ou sake de uso culinário
• 1 xícara de chá de vinho branco
• ½ xícara de chá de água
• 4 colheres de sopa de açúcar refinado
• 600 gramas de arroz branco cozido

Acompanhamentos opcionais:
• Missoshiro (Sopa de Missô)
• Beni shoga (Gengibre vermelho em conserva)

Modo de preparo
1- Descasque as cebolas e as corte pela metade no sentido longitudinal e, em seguida, corte-as ao meio aos pedaços em forma de meia-lua, com cerca 1cm de espessura.

2- Em uma panela de tamanho média, leve a água e o vinho para ferver em fogo médio. Acrescente a carne e cozinhe em fogo brando por alguns minutos. Adicione o molho de soja, o sake mirin e o açúcar. Cubra com papel alúminio ou tampa normal (desde que esteja bem vedada) e deixe cozinhar por mais alguns minutos.

3- Retire a tampa ou o papel alumínio, acrescente as cebolas e cozinhe novamente até que elas fiquem transparentes e macias. Se houver muita água, espere evaporar um pouco. Quando a consistência do molho estiver no ponto, desligue o fogo.

4- Distribua o arroz (japonês ou comum) cozido em quatro tigelas e adicione a carne, as cebolas e um pouco do molho por cima. Em seguida, caso queira, enfeite com um pouco de beni shoga e outros ingredientes como cebolina picada por exemplo.

Vídeo com a receita de Gyudon

Está em inglês, mas o vídeo é compreensível…

Link do vídeo (YouTube)

Fontes de pesquisa: Wikipedia e Mundo Nipo

Quer Aprender Japonês?

7 Comentários

  1. marcelo augusto lemes

    BOA NOITE,VIVI POR 9 MARAVILHOSOS ANOS DE MINHA VIDA, NO JAPÃO NA CIDADE DE OIZUMI,,,A MELHOR FAZE DE MINHA VIDA AMO AKELE PAÍS..E A CULÍNARIA É MARAVILHOSA…..

  2. consumi muito esse delicioso prato, onde o tempero cai bem no paladar brasileiro, sinto muito saudade, bons tempo

  3. Jorge Katsumi Kaibara

    Fui dekassegui por 13 anos.Qdo yakin.Algumas vezes de madrugada,consumia essa delícia ! Saudades…….!!!!

  4. Carla Íris

    9 anos ,meu filho nasceu lá,fui muito feliz.Meu marido sempre me levava lá porque eu amava!!!!

  5. Takuo Okada

    SENHORES

    NA RECEITA DO GUIDON ACHOQUE O MIRIN É SAQUE DE ARROZ E NÃO VINAGRE DE ARROZ .

  6. Pingback: 10 "Donburi" para você experimentar! | Curiosidades do Japão

  7. Paulo Y. Ueno

    A inserção da noticia sobre diabetes foi muito infeliz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *