Karube Jinja – Santuário da Fertilidade


karube-jinja

Conheça o Karube Jinja, um santuário xintoísta dedicado às mamas!

Ao se aproximar do Karube Jinja (軽部神社), um santuário Xintoísta localizado na aldeia de Kiyone, perto da cidade de Soja em Okayama, não há nada que indique que ele seja diferente de milhares de outros pequenos templos espalhados por todo o Japão.

Mas ao adentrar o salão principal, torna-se claro por que o apelido do santuário é Oppai Jinja (Santuário das mamas). É só olhar as paredes repletas de adornos que representam os seios femininos.

Karube Jinja é um pequeno santuário de fertilidade, e santuários de fertilidade são comuns no Japão, porém nenhum deles se igualam às características excêntricas desse santuário xintoísta.

Segundo contam, Karube Jinja era um santuário como outro qualquer, porém seu foco mudou no final do século 17 quando os visitantes notaram que uma cerejeira do local, parecia “chorar” mais do que o normal.

Logo, fizeram a associação de que as mulheres que desejassem extrair mais leite, deveriam fazer uma peregrinação ao santuário, na esperança de que a Chichigamisama, deusa do Santuário ajudasse a aumentar a sua produção.

Do nada, começaram a surgir mulheres de todo o Japão para orar por um parto seguro ou para ter leite materno suficiente. Nos últimos anos, orações para proteção contra o câncer de mama têm se tornado mais comum, devido ao aumento de incidência que dobrou nos últimos 40 anos.

No local também é vendido “iguarias” que representam as mamas. Um exemplo é um par de mochi branco puro (bolos de arroz) com cerejas em cima. Eles custam ¥ 2.000. Outros doces e salgados também são vendidos nas padarias locais, como cupcakes, bolos, pães, manjar, tudo com formato de seios.

A cerejeira chorosa que deu fama ao santuário, morreu por volta de 1940, mas parte do seu tronco está preservado ainda no mesmo local. Karube Jinja tem sido destaque em programas de TV japoneses e na internet, e isso tem atraindo muitos turistas ao local.

Como chegar em Karube Jinja

Karube Jinja está localizado à cerca de 300 metros a sudoeste da estação Kiyone na linha Hakubi da JR West, conectando Kurashiki e Soja. A estação também está na linha privada Ibara Railway ligando Soja com Kannabe em Fukuyama. Para entrar no Santuário não precisa pagar taxa de entrada.

Conheça o Karube Jinja através do vídeo abaixo:

Quer Aprender Japonês?

2 Comentários

  1. Pingback: Pudim de seios - Oppai Purin | Curiosidades do Japão

  2. Gostaria muto de aprender japonês mais não tenho condições de pagar um curso particular

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *