Midori no Hi

Midori no Hi – Dia do Verde no Japão


Midori no Hi

Golden Week – Midori no Hi – 4 de Maio

Midori no Hi (みどりの日) é o terceiro de 4 feriados nacionais que compõem o Golden Week (Semana Dourada), comemorado no dia 4 de Maio. É o dia destinado em respeito à natureza, na qual as famílias passam o tempo ao ar livre para relaxar ou participam de eventos destinados à esse dia em Parques e Jardins públicos.

Dentre as muitas atividades, estão as que envolvem o plantio de árvores e palestras informativas sobre as questões ambientais. Todos os anos nesta data, milhares de voluntários se mobilizam para plantar árvores, limpar parques naturais ou participar de campanhas públicas sobre a proteção ambiental. Também é destinado em aumentar a consciência e amor do povo do Japão pela Natureza.

História do Midori no Hi

Esse dia surgiu devido ao ex-imperador Hirohito da Era Showa, que era um grande admirador das belezas naturais. Ele publicou muitos trabalhos acadêmicos de investigação científica no campo da Biologia Marinha, onde incluiu a classificação de animais marinhos e plantas no Instituto Biológico no Palácio Imperial e a coleta de plantas em Nasu e Hayama.

Antigamente, entre 1989 e 2006 era comemorado no dia 29 de abril, juntamente com o Aniversário do ex imperador, durante o Showa no Hi, mas desde de 2007, essa data transferiu-se para o dia 4 de maio, pois era um dos dias do Golden Week que não havia feriado nenhum.

Xintoísmo e a Natureza

O amor japonês pela Natureza e a grande sensibilidade com o assunto, se deve em parte, aos princípios nobres do Xintoísmo. O idealismo do Xintoísmo é regida pela harmonia com a natureza e é a força motriz por trás dos belos arranjos de flores tradicionais japonesas, como o Ikebana, além da arquitetura e o design do belos jardins japoneses.


No Xintoísmo, os elementos naturais, como montanhas, árvores, rios, lagos, mar, areia, pedras e ondas são consideradas Kami (deuses) e portanto, devem ser reverenciadas.

O Monte Fuji, a montanha mais alta no Japão, é um bom exemplo disso. A montanha é mencionada na literatura japonesa ao longo dos tempos e é tema de muitos poemas.

O Hanami, também é um exemplo simbolismo religioso, o qual as pessoas antigamente acreditavam que os deuses habitavam os troncos das cerejeiras durante sua floração.

É um dia destinado para reverenciar a Natureza e contemplar a breve floração das cerejeiras, o famoso Sakurá, flor símbolo da Primavera Japonesa.

Outros feriados do Golden Week

• 29 de abril: Showa no Hi (Dia do Showa)
• 03 de maio: Kenpou-Kinenbi (Dia da Constituição)
• 04 de maio: Midori no Hi (Dia Verde)
• 05 de Maio: Kodomo no Hi (Dia das Crianças)

* Texto originalmente escrito em 4 de maio de 2012

Author photo
Publication date:
Sou apaixonada pelo Japão e sua cultura. Resolvi criar esse blog com o intuito de fazer com que mais e mais pessoas conheçam essa cultura tão rica, incrível e fascinante!

12 thoughts on “Midori no Hi – Dia do Verde no Japão

  1. Eu respeito toda forma de religião, mas é interessante observar que as religiões xintoísta, budista, Confucionista etc. possuem uma filosofia tão simples e não pregam forma alguma de ódio como algumas religiões dominantes do ocidente e do oriente médio. Em todo agrupamento religioso há pessoas boas e más. Foi só uma reflexão que eu queria expor, já que tem um pouco a ver com o artigo.

  2. Oi Douglas!
    Muito bom o seu comentário! Realmente são religiões bem diferentes de tantas outras que vemos por aí! Eles pregam mais o lado espiritual das coisas e não fazem aquela lavagem cerebral que muitas outras religiões fazem. Abraços!

  3. O japão tem vários lugares bonitos para se observar e o pessoal parece dar valor a isso e preservam. Esse espírito de cooperação é muito bom para o desenvolvimento de tudo, semana passada fui ao Undokai em Santos, achei legal que todos ajudaram á organizar o evento, que por sinal gostei muito.
    Gostaria que no Brasil também existisse o costume de preservar e ter contato com a natureza.
    Abraços!

  4. Oi Douglas!
    Legal que você participa desses eventos junto à comunidade japonesa. É uma boa forma de estar mais perto da cultura né… Abraços!

  5. Oi Andreia!
    rsrs…. quem sabe né?!
    Assim você terá mais facilidade de conhecer o Japão!!!
    Obrigada pelo comentário!
    Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *