5 de Maio – Dia dos Meninos (kodomo no hi)


Kodomo no hi

Golden Week – Kodomo no Hi (Dia dos Meninos)

Kodomo no Hi (こどもの日) é o quarto de 4 feriados nacionais no espaço de 7 dias que compõem o Golden Week (Semana Dourada). Originalmente conhecido como Tango no sekku, este feriado é um dia reservado para celebrar o “Dia das Crianças”, embora seja destinada principalmente aos meninos. Para as meninas foi designado o Hina Matsuri (Festival das Bonecas) no dia 3 de março.

O Hina Matsuri é tradicionalmente marcado por uma exposição de bonecas, transmitidas de mãe para filha há gerações. Já no caso do Kodomo no Hi, são usados bonecos de guerreiros samurais, juntamente com flâmulas de carpas que são penduradas nos jardins e quintais das casas chamadas de koinobori.

O Koinobori (鯉幟) significa literalmente “Subida das carpas” e a dimensão dos kois pode variar de alguns centímetros a vários metros.. As carpas simbolizam a força e a determinação no folclore japonês e é destinada ao filho mais velho.

Além do koinobori e bonecos de samurais, as famílias enfeitam o interior de suas casas com miniaturas de capacetes, armaduras, espadas, arcos e flechas representando os heróis Kintaro [金太郎], Shoki [鍾馗] e Momotaro [桃太郎].

Símbolos de Kodomo no Hi

koinobori 2

Koinobori: a carpa é peixe cheio de energia, força e persistência, pois nada contra a correnteza para desovar. Segundo a lenda, uma carpa nadou contra a cachoeira e ao chegar ao topo, transformou-se em dragão.

Kintaro: é o nome de criança de Sakata no Kintoki, um famoso samurai da Era Heian, conhecido pela sua força ainda quando menino. Dizia-se que ele montava ursos, em vez de cavalos.

Shoki (Zhong Kui): figura mitológica chinesa. Tradicionalmente conhecido como exterminador de fantasmas e espíritos malignos.

Momotaro: herói do folclore japonês que, com a ajuda de um cachorro, um macaco e um faisão, destruiu os demônios da ilha de Onigashima.

Shobu, a íris japonesa, também tem uma forte ligação com a data. Pelo seu formato se assemelhar a uma espada, no século XII, folhas desta planta eram colocadas na banheira para que o banho do garoto lhe proporcionasse um espírito aguerrido.

Comidas típicas no Dia dos Meninos

Os pais servem aos filhos chimaki (ちまき), bolinhos de arroz embrulhados em folhas de bambu, e kashiwa mochi (かしわ餅), bolinhos de arroz recheados com anko e envoltos em folhas de carvalho.

O bambu, por resistir às intempéries e o carvalho, por só perder suas folhas antigas quando as novas surgem, representam força e prosperidade. E para beber, Shobu-sake (処部酒): folhas de íris picadas misturadas ao sakê.

Música símbolo de Kodomo no Hi

Koinobori uta (Canção das Carpas)


Yane yori Takai koinobori.
Okii magoi otoosan wa.
Chisai higoi wa kodomotachi.
Omoshiro soni oyideru.

irakanano namito kumono nami
kasanarunamino nakazorawo
tachibanakaoru asakazeni
takaku oyoguya koinobori

hirakeruhiroki sonokuchini
funewo monoman samamiete
yutakani furuu obireniwa
mononi dousenu sugataari


Link do vídeo

Outros feriados do Golden Week

• 29 de abril: Showa no Hi (Dia do Showa)
• 03 de maio: Kenpou-Kinenbi (Dia da Constituição)
• 04 de maio: Midori no Hi (Dia Verde)
• 05 de Maio: Kodomo no Hi (Dia das Crianças)

* Texto originalmente escrito no dia 5 de maio de 2012

Quer Aprender Japonês?

3 Comentários

  1. Pingback: Hina matsuri - Dia da Meninas no Japão | Curiosidades do Japão

  2. Pingback: Dia das Crianças no Japão - Kodomo no Hi | Curiosidades do Japão

  3. Pingback: Golden Week, Semana Dourada no Japão | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *