Moteki – Série de mangá adaptada para a TV

Moteki-mangá

Moteki, série de mangá que foi adaptada para anime e J-Drama
Moteki (モテキ) é uma série de mangá, criado por Mitsuro Kubo, que posteriormente foi adaptado para a televisão através de um drama exibido pelo canal Tokyo TV em 2010, além de um filme lançado em 2011. E o que torna este mangá / dorama / filme interessante é o fato dele retratar vários aspectos da sociedade moderna no Japão.

Primeiramente, vamos esclarecer o significado do termo “Moteki”. Trata-se de uma gíria japonesa que designa um período de tempo em que uma pessoa se torna popular com o sexo oposto. (O termo deriva de uma combinação do verbo ‘MOTERU’ – ou seja, “ter” no sentido de “ser popular”, e “ki”, que significa “período”).

O protagonista é Yukiyo Fujimoto, um trabalhador temporário de 29 anos que vive em Tóquio. Ele nunca teve um emprego estável, nem ao menos uma namorada. Prestes a completar 30 anos, ele repentinamente passa a ter contato com várias mulheres, que proporciona a ele a oportunidade de ter a experiência “Moteki”.

Ele recebe de repente uma onda de telefonemas e e-mails de uma só vez de inúmeras mulheres ligadas ao seu passado. Ele finalmente tem a chance de se tornar popular com as mulheres, algo que só acontece uma vez na vida! Isso quando acontece, pois há quem passe a vida inteira sem passar por essa experiência.

Moteki_o filme

Quem são as mulheres do passado de Yukiyo?

São quatro mulheres muito diferentes:

Miyuki é editora de uma revista. Ela é divertida, sociável e compartilha vários interesses com Yukiyo, porém tem namorado. Rumiko é amiga íntima de Miyuki, bonita, porém é obcecada por trabalho. Ai é uma bela moça, que trabalha em um bar como hostess. Motoko, é colega de Yukiyo, uma beleza fria com uma língua ácida.

Fujimoto fica eufórico e ao mesmo tempo confuso sobre como lidar com essa nova experiência. Como deu pra perceber, várias situações mostram similaridades com a vida real, especialmente no Japão. Uma delas é o fato do protagonista ser um cara tímido, introspectivo, sem dinheiro, sem aspirações e sem namorada.

Moteki_drama

No Japão, como em outros lugares, há muitos homens assim como comentei no artigo sobre Hikikomori, termo dado às pessoas que vivem solitárias, isoladas e evitam o contato social. Outra questão que mostra bem o comportamento social moderno de um morador de uma cidade grande é em relação à identidade online.

Yukiyo conheceu Miyuki (interpretado por Masami Nagasawa) através de uma rede social online, o Twitter.

Apesar de Yukiyo ter grandes dificuldades para interagir com as pessoas na vida real, ele foi capaz de construir uma identidade alternativa na internet e desta forma, abrir-se para uma pessoa desconhecida.

Enfim, essa característica demonstra ser uma tendência na sociedade moderna japonesa. A possibilidade de criar uma identidade online alternativa, ajuda muitas pessoas a se sentirem mais seguras em iniciar um relacionamento, mesmo que virtual. É uma forma de fugir da realidade e incorporar um personagem.

Durante o enredo, podemos observar como o autor explora os complicados tipos de relacionamentos que existem na sociedade moderna. Muitos desses relacionamentos são frequentemente baseados na troca, mostrando ser um tipo de padrão de relacionamento muito importante no decorrer do mangá, série ou filme.

Veja o trailer de Moteki


Link do vídeo (YouTube)

Vale a pena assistir Moteki?

Bom, eu ainda não li o mangá e nem assisti o drama. Por enquanto, assisti somente ao filme e à primeira impressão nos primeiros minutos é que se tratava de uma comédia que ridiculariza a vida de um perdedor, no caso Yukiyo Fujimoto (interpretado por Mirai Moriyama). No entanto, a história é mais envolvente do que se imagina.

É o tipo de história que tem um tom sarcástico, mas que ao mesmo tempo nos toca o coração. É uma série divertida, recheado de elementos cômicos, além das músicas que envolvem o telespectador (no Drama). Pra quem gosta de uma boa comédia com fundo romântico, vale a pena com certeza ler o mangá ou assistir Moteki.

Informações técnicas Moteki (J-Drama)

Título: Moteki
Diretor: Hitoshi Ohne
Data de exibição: 2010
Canal TV TOKYO
Episódios: 12
Elenco:
Yukiyo Fujimoto (Mirai Moriyama)
Aki Doi (Maho Nonami)
Itsuka Nakashiba (Hikari Mitsushima)
Natsuki Komiyama (Rio Matsumoto)
Naoko Hayashida (Rinko Kikuchi)
Miyuki Matsuo (Masami Nagasawa)
Rumiko Masumoto (Kumiko Aso)
Ai (Riisa Naka)
Motoko Katsuragi (Yōko Maki)

Fonte de Pesquisa: Wikipedia e TV-TOKYO

Quer Aprender Japonês?

4 Comentários

  1. legal tambem seria legal fazer um post de yae sakura q passa na nhk ali por meia noite(no brasil)

    a me lembrei que hj e o ultimo epi de e dance academy buaaaaaa saldades do sora sakura e todos os outros oj so vao diza ‘mina arigato’ e chorar 😥

  2. Rodrigo

    Vou assistir, parece ser um dorama legal. Estou lendo Again do mesmo autor de Moteki e recomendo !
    Por falar em dorama, e Ama chan que acabou! Fez o maior sucesso!
    Ótimo post, até!

  3. Japão em Foco

    Oi Rodrigo!
    Obrigada pelas sugestões! Vou dar uma olhada na sinopse de Amachan e quem sabe baixar pra assistir! Abraços!

  4. Japão em Foco

    Oi Katsuya!
    Obrigada pelas sugestões. Vou dar uma olhada nas sinopses e qualquer coisa posto aqui! Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *