Os 5 Pilares das Empresas Japonesas


5s

Os 5 Pilares das Empresas Japonesas

Já ouviu falar sobre a “Filosofia 5S”? Trata-se de um método japonês de administração empresarial que teve origem durante as décadas de 50 e 60, período em que o Japão buscava se reestruturar após a Segunda Guerra Mundial e acelerar o desenvolvimento industrial. “5S” faz referência às iniciais de 5 palavras japonesas: Seiri (Utilização), Seiton (arrumação), Seiso (limpeza), Shitsuke (Disciplina) e Seiketsu (saúde e higiene).

A “Filosofia 5S”, também chamada de “5 Sensos”, foi baseada nos princípios do Bushido, um código de princípios morais utilizado pelos antigos samurais, que pouco a pouco foram passados de geração para geração e incorporados à cultura japonesa e que se resume em disciplina, harmonia e cooperação.

Também tem ligação com o Kaizen 改善, que significa aperfeiçoamento, ou seja, mudar para melhor. Abrange a melhoria contínua na vida em geral, seja ela pessoal, familiar, social ou no trabalho. No contexto empresarial, no entanto, o kaizen permite baixar os custos e melhorar a produtividade.

Qual o principal objetivo da Filosofia “5S”?

O principal objetivo do “5S” é promover a disciplina, segurança e produtividade no ambiente de trabalho, através da consciência e responsabilidade de todos. A ideia deu tão certo, que o Japão prosperou rapidamente e este método de organização empresarial passou a se espalhar pelo mundo afora, além de servir de base para a criação de novas metodologias como o “housekeeping”.

No Brasil, esse conceito passou a ser utilizado por algumas empresas a partir de 1991 e tem contribuído para o crescimento e sucesso delas. O interessante neste método é que ele pode ser implantado em qualquer tipo de negócio e até servir de inspiração para o nosso dia a dia.

Significado da Filosofia 5S

5s

SEITON 整頓 = Ordenação

Baseia-se no “senso de organização”, ou seja, deixar tudo em ordem para evitar o desperdício de tempo. Quando cada coisa está em seu devido lugar, permite que as tarefas sejam cumpridas com maior pontualidade além de aumentar a produtividade do indivíduo.

SEIRI 整理 = Utilização

Baseia-se no “senso de utilização”, ou seja, remover itens desnecessários e descartá-los adequadamente. Ao separar o que é realmente necessário daquilo que é supérfluo, conseguimos evitar o desperdício, além de deixar o ambiente mais “clean” e liberar espaço para coisas novas.

SEISO 清掃 = Limpeza

Baseia-se no “senso de limpeza”, ou seja, manter o ambiente de trabalho organizado e limpo, assim como também as ferramentas utilizadas no trabalho. Desta forma, o local de trabalho torna-se mais seguro, organizado e prazeroso. E isso ajuda a aumentar a criatividade e produtividade.

SEIKETSU 清潔 = Saúde e Higiene

Baseia-se no “senso de saúde e higiene”, ou seja, cada pessoa deve fazer sua parte, cuidando de sua saúde e higiene pessoal e assim, contribuindo para uma melhor qualidade de vida. Com isso, o ambiente de trabalho torna-se mais sadio, produtivo e harmônico.

SHITSUKE 躾 = Disciplina

Baseia-se no “senso de disciplina”. Na verdade, Shitsuke engloba uma série de características pessoais como a busca pelo auto-desenvolvimento, a ética, o respeito pelas normas, a educação, a paciência, a responsabilidade e o comprometimento em realizar todas as tarefas determinadas.

Nos dias de hoje, a prática do 5S se faz mais necessária do que nunca. Com as novas tecnologias e a velocidade com que as informações chegam até nós, necessitamos separar o que é realmente válido e descartar o que não é importante para o nosso crescimento pessoal, profissional e espiritual.

Esse tipo de organização nos permite tomar decisões adequadas que podem fazer realmente diferença em nossas vidas. Como o próprio nome já diz, trata-se de uma filosofia capaz de trazer equilíbrio em todas as esferas da nossa vida, permitindo alcançar rapidamente nossos objetivos. 🙂
O que achou da “filosofia 5S”? Você utiliza esse conceito na sua vida ou no seu trabalho?

Fonte: Infoescola

Quer Aprender Japonês?

3 Comentários

  1. Carlos Abreu

    Interessante, mas precisa ter nascido japonês, e/ou viver na sociedade e no meio corporativo do Japão.
    Vinte anos atrás fizeram uma tentativa de implantar a filosofia 5S na minha empresa. Como normalmente ocorre no Brasil, foi uma ordem vinda de cima para baixo e que já nasceu torta, por conta de um mal entendimento dos conceitos (provavelmente algum gerente leu um artigo mal traduzido, em uma daquelas revistas de bordo, durante um voo). O resultado foi que muitos manuais internos e livros técnicos foram jogados no lixo (muita gente precisou depois e culpou o 5S). Além disso, houve uma ordem absurda de retirar fotos particulares do ambiente de trabalho. Nada poderia ‘distrair’ o funcionário. Exatamente o oposto que vemos hoje em empresas que valorizam a criatividade dos funcionários…Ou seja, saiu tudo errado. Enfim, passou como mais um conceito que caiu como um modismo por aqui, e na empresa ninguém mais de lembra da terrível ‘Semana 5S’.

  2. Marco Pimentel

    Aprendi sobre o 5S e é incrível, porém realmente não é toda empresa que é capaz de trabalhar com essa filosofia, no meu curso de Formação Para O Mundo Do Trabalho havia 40 alunos e cada dia tinha um 5s diferente, e isso causava uma desorganização pois cada pessoa tem um jeito diferente de outra e um modo de fazer as coisas, acontecia que na entrega do lanche sempre havia aquele que queria ficar com mais do que o outro só por ser o 5S daquele dia, e sempre era uma desorganização na entrega dos documentos pois no dia anterior o 5S guardava em uma pasta diferente daquela que se devia…
    O conceito do 5S é incrível mas tem que haver um consenso de todos os incluídos naquele ambiente, coisa que não é fácil.

  3. Caroline Maia

    Minha empresa é de nível nacional e se utiliza do programa 5s, todas as lojas são cobradas a viver esse modelo e quando praticado é notória a melhoria da loja, tanto nos atingimento de metas quanto energia positiva no ambiente de trabalho. A loja qual gerencio é referência pro distrito no quesito 5s, motivo de grande honra pra equipe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *