Tatuagem com Flor de Lótus


lotus flower tattoo

Sugestões de Tatuagens com Flor de Lótus

Desenhos com a Flor de Lótus são bastante procuradas para tatuagens, graças à sua simbologia. Ela cresce na água enlameada e é nesse ambiente que se dá o seu primeiro e mais literal significado da flor: emergir da escuridão para atingir a iluminação. Portanto, geralmente são escolhidas como forma de mostrar que a pessoa tatuada, conseguiu superar as dificuldades e seguiu com sua vida.

A flor de lótus representa longevidade e fortuna no budismo. Sua tatuagem é mais associada à pureza e beleza natural e por este motivo é mais frequente em mulheres. Porém também é apreciado pelo público masculino, que geralmente tatuam a Flor de Lótus juntamente à carpa (peixe koi), outro grande símbolo japonês do individualismo e da força. Leia aqui sobre o significado das carpas



A cor da flor de Lótus também tem importância no budismo. A flor de lótus branca refere-se a pureza da mente e do espírito.

A lótus vermelha, refere-se à compaixão e ao amor. O lótus azul representa a sabedoria, o conhecimento e a vitória do espírito sobre os cinco sentidos.

A flor de lótus rosa é um símbolo de Buda e a flor de lótus púrpura simboliza a espiritualidade e o misticismo.

Veja também:
Significado das cores da flor de Lótus
Simbologia da flor de Lótus
As lendas da Flor de Lótus

O estágio de desenvolvimento da flor de lótus também representa um estágio diferente de iluminação. Quando fechada, representa o estágio anterior da iluminação que um seguidor budista pode atingir. Quando a flor de lótus está totalmente aberta, representa a plena iluminação e autoconsciência.


A lama também tem sua importância no budismo. Ela representa todo o sofrimento que todos os seres humanos no mundo, passam após o nascimento e ao longo de suas vidas. Este sofrimento é parte vital da experiência humana, pois nos torna mais fortes e nos ensina a resistir às tentações do mal.

Quando conseguimos banir os maus pensamentos da nossa mente, conseguimos por consequência, se libertar do que seria a “água barrenta da vida” e com isso, chegamos um degrau mais perto da purificação. A lama nos mostra quem somos e nos ensina a escolher o que é melhor para nós e qual o melhor caminho a seguir.


Finalmente, a flor de lótus representa o renascimento, que pode ser compreendido de forma literal ou figurada, onde o renascimento pode indicar uma mudança de ideias, o amanhecer ou esperança após um dia turbulento, o desabrochar de novas ou antigas crenças ou até a capacidade de reconhecer os erros do passado.

Em um sentido literal, o significado da flor de lótus no budismo representa o renascimento como uma “reencarnação”, que é quando a alma deixa este mundo na sua forma atual para renascer em outro corpo. Muito legais essas tattos não é? Podem servir de inspiração, caso alguém resolva tatuar essa flor, de incontestável beleza e mistério e tão rica em significados.

Quer Aprender Japonês?

4 Comentários

  1. Pingback: Flor de Lótus - Significado | Curiosidades do Japão

  2. Pingback: Lendas sobre a flor de Lótus | Curiosidades do Japão

  3. Pingback: Significado das cores das flores de Lótus | Curiosidades do Japão

  4. Maria Catarina M . Souza Franco

    Muito interessante esse esclarecimento sobre a flor de lotus! Ela é realmente linda…….a minha preferida é a azul!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *