Por que os japoneses usam máscaras?


máscaras cirúgicas japonesas

Por que os japoneses usam máscaras cirúrgicas?

Quando cheguei ao Japão, uma das coisas que mais me surpreendeu foi ver a quantidade de gente usando máscaras cirúrgicas. Pensei… Caramba como tem médicos no Japão :lol::roll: !!! Mas depois eu percebi que 99% da população japonesa além de outros países asiáticos usam com frequência esse acessório.

Os motivos podem ser os mais variados possíveis, dentre eles o Kafunsho (febre do feno), muito comum no Japão na Primavera por causa do pólen dos cedros (sugi) e ciprestes (hinoki), muito abundantes no Japão. Quando se está gripado, é costume usar a máscara para evitar que outras pessoas se contaminem com o vírus.

Por que os japoneses usam máscaras

Mas mesmo pessoas que não estejam doentes usam máscaras no Japão para se prevenirem de doenças contagiosas, especialmente durante algum tipo de surto viral. Por falta de hábito, a gente estranha no começo, mas com o passar do tempo começa a entender que esse costume traz uma série de vantagens para a saúde.

Além disso, o uso da máscara reflete o cuidado e o respeito que um cidadão japonês tem pelo outro, afinal essa atitude ajuda a evitar a propagação de germes através da tosse e respiração, especialmente em locais públicos e transportes coletivos, onde há muita aglomeração de pessoas como ônibus, trem ou metrô.

Máscaras no Japão

Apesar do gesto ser nobre, sabemos que os japoneses pecam pelo exagero, não só nessa circunstância, como em quase tudo que diz respeito à sociedade moderna japonesa.

Então a gente acaba achando tudo muito normal, apesar da estranheza inicial. Quem chega ao Japão e não conhece sobre esse “costume japonês” pode pensar mil coisas: Será que todos tem uma doença grave e contagiosa?

Será que tudo isso é medo de ficarem doentes? Será que todos sofrem de algum tipo de alergia? Muitas pessoas tem essa dúvida e uma só resposta não basta para responde-la, pois os motivos são os mais variados possíveis.

Na verdade, eles nem precisam de um motivo para usa-las, pois é algo que se tornou uma tendência. Na primavera o motivo comum, seriam as alergias ao pólen. No verão o uso de máscaras é para a prevenção de doenças comuns nessa época como viroses.

No outono e inverno, as máscaras são usadas para a prevenção de gripes ou simplesmente para proteger o rosto do vento ou do frio. Enfim, em todas as estações há um bom motivo para se usar máscaras cirúrgicas descartáveis 🙂 !

Máscaras no Japão fotos

Veja também:
Por que os japoneses tem olhos puxados?
Por que o Japão se chama Japão?
Japão, um país estranho
Japão, uma questão de atitude
40 motivos para conhecer o Japão

Quando essa tendência começou?

As máscaras cirúrgicas começaram a ser usadas em meados do século 20, com o objetivo de proteger a saúde contra alergias e propagações de doenças, porém a prática realmente decolou depois do surto de SARS (Síndrome Respiratória Aguda Severa) em 2003, seguidas de surtos da Gripe Aviária e Gripe Suína.

O problema é que nesse período, as máscaras ficaram escassas e para atender à grande demanda, foi importada uma grande quantidade de máscaras da China. Com medo de um novo surto dessas doenças, milhões de pessoas passaram a estocar as máscaras em casa e gradualmente foram incorporando esse hábito no dia a dia.

Máscaras decoradas no Japão

Outros motivos para usar máscara

Como tendência de moda
Engana-se quem pensa que os japoneses usam máscaras cirúrgicas somente devido à preocupação com a saúde. Existe inúmeros motivos e um dos motivos que levaram esse hábito a se tornar tão popular entre os jovens nos últimos anos, seria em razão da mídia que começou a rotula-la como uma “tendência da moda”.

Desde 2010, algumas empresas como a Picomask estão vendendo máscaras criativas e coloridas, buscando capitalizar esta nova tendência da moda.

Tem ainda as máscaras criativas de Samira Boom, criadas especialmente para a Campanha na Ásia contra a Gripe Aviária e Sars. Elas podem ser encontradas à venda na loja online do Museu Hara de Arte Contemporânea, no Japão.

Picomask, máscaras cirúrgicas japonesas

Máscaras criativas no Japão
Para esconder imperfeições do rosto
As moçoilas japonesas no geral são muito vaidosas e fazem uso das máscaras para cobrir secretamente espinhas, erupções cutâneas e manchas ou simplesmente para esconder o rosto por estarem sem maquiagem. Outras meninas usam para fazer com que o seu rosto pareça “menor” ou simplesmente porque acha “fashion”.

Para se protegerem do frio
Além de evitar possíveis contágios de vírus e germes, muitos japoneses utilizam a máscara como forma de se protegerem dos ventos gelados durante os dias frios de inverno. Talvez isso explique porque a maior incidência de pessoas usando máscaras seja na temporada fria, embora as pessoas no geral usem o ano todo.

Para se protegerem da poluição ou radioatividade
Muitos afirmam usar máscaras também para se protegerem da poluição ambiental, especialmente quem mora em grandes metrópoles e áreas industriais. E com os problemas recentes envolvendo o vazamento de radiação por causa das explosões da Usina de Fukushima, o uso de máscaras se intensificou ainda mais.

Para se sentirem mais seguros e auto-confiantes
É engraçado dizer isso, mas foi constatado que os japoneses se sentem psicologicamente mais confortáveis e inclusive, trabalham melhor quando estão com máscara. O conforto por traz de se esconder atrás de uma máscara quando estão em público pode ser devido à insegurança e baixo autoestima que muitos sentem.

Por causa da extrema timidez
Esconder emoções, evitar criar expressões faciais para as pessoas e evitar se destacar na multidão são outros bons motivos. Como diz um dos provérbios mais conhecidos no Japão: “O prego que se destaca será martelado”. Os japoneses são educados desde a infância para não se sobressaírem ao grupo.

Um exemplo que exemplifica isso é o fato de muitos estudantes japoneses que deliberadamente dão a resposta errada ao professor durante a aula por medo que o “exibicionismo” possa levá-los ao isolamento por parte dos colegas ou que passem a ser alvos de Ijime, nome dado ao Bullying no Japão.

O fato de se sentir mais confortável em público por estar usando uma máscara pode ser uma espécie de proteção para jovens que estão acostumados somente a se comunicar com outras pessoas, através das redes sociais e internet. Além disso a máscara lhes oferece um certo grau de anonimato.

Bosozoku
É comum vermos Bosozokus (Gangues violentas de motociclistas juvenis) usando essas máscaras, mas não com o objetivo de proteger a sua saúde e de outras pessoas. Na verdade, eles usam mais para esconder o rosto, já que vivem fazendo bagunça, barulho e arruaça no trânsito com suas motocicletas e Scooters.

Enfim, as máscaras cirúrgicas já se tornou parte da cultura japonesa. Mais do que isso, essa prática se tornou uma espécie de regra de etiqueta social e esse hábito é visto como uma cortesia para com as outras pessoas que se convive.

Por isso, se você mora no Japão ou está indo à passeio, seria interessante adotar esse hábito também, caso haja necessidade é claro… A sua saúde e a de outras pessoas agradece. 🙂 Vejam o vídeo do Crazy Japan sobre as máscaras no Japão:


Link do Vídeo

Fonte de pesquisa: Japan Today

Quer Aprender Japonês?

9 Comentários

  1. Pingback: Hábitos japoneses que todos deveríamos seguir | Curiosidades do Japão

  2. Alexsandro Cândido de Lima

    Nossa!!!! Muito interessante este blog. Cultura a 1.000. Parabéns e obrigado, Silvia.

  3. Gutw_Snow

    Interessante, já tinha visto essas mascarás pesquisando sobre Bosozokus na internet… Mas agora me responda, ainda é bastante comum ver Bosozokus pelas do Japão, não é? Talvez não como antigamente, quando eram mais numerosos, mas acredito que ainda existam alguns.
    Se me responderem, fico grato.

  4. Angelo Mount

    tem algum nome especifico para essas mascaras, em japones ou coreano?

  5. José Alan Rodrigues Braga

    Muito bom….

  6. Isabella

    Interessante, mas nada sustentável ambientalmente, né? Tem máscaras que não são descartáveis?

  7. Gabaldi

    aqui no Brasil tb tinha esse tipo de cultura entre os bandidos de usar mascara kkkk ams agora pararam com ou sem elas ninguém identifica eles, mas sobre o blog e o esclarecimento das mascaras, muito bom parabéns.

  8. Muito bom, thanks, gracias,arigato.

  9. Rvl

    No Brasil e cheio de carro e caminhão odeio aquele cheiro de fumaça eu posso usar essa mascará para isso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *