Receita de Chawanmushi


Receita de Chawan Mushi

Receita de Chawanmushi (Creme de Ovos Salgado)

O Chawanmushi [茶碗蒸し] significa literalmente “cozido no vapor em uma tigela”. Trata-se de um creme de ovos salgado, com consistência de um pudim, muito leve e delicioso. No Japão, usa-se vários ingredientes para o recheio e alguns deles não é fácil de encontrar no Brasil como as sementes de ginkgo.

Mas o que é interessante nessa receita é que podemos usar ingredientes variados, usando o que temos na geladeira. Sugestões de ingredientes que você pode usar: cogumelos (shiitake, kikurage), kamaboko, narutomaki, camarão, frango, takenoko (broto de bambu), cenoura, espinafre, pimentão, ervilha, brócolis, etc

Ao contrário de muitos outros cremes, geralmente é comido como um prato de uma refeição. O creme é composto de uma mistura de ovos aromatizado com shoyu, caldo dashi e mirin. Este é um dos poucos pratos japoneses que são comidos com uma colher e pode ser consumido quente ou frio.

Receita de Chawanmushi

Receita de Chawan Mushi
Confira abaixo uma sugestão de receita de chawanmushi. Lembrando que você pode substituir os ingredientes do recheio. Você pode ainda fazer uma versão chamada mushi Odamaki ou udon Odamaki, em que udon é adicionado

Ingredientes para o Creme de Ovos
4 ovos
2 e 1/3 xícara (chá) de caldo dashi
1 colher (sopa) de mirin ou vinho branco doce
½ colher (chá) de sal
Raminhos de mostarda e agrião para decorar
Ingredientes para o recheio:
1 filé de peito de frango
4 camarões pequenos
1 xícara (chá) de saquê ou vinho branco seco
1 colher (sopa) de shoyu
4 cogumelos shiitake grandes
Sal a gosto

Recheio – Modo de preparo
Corte o filé de frango em tiras finas, coloque em uma tigela, regue com saquê, shoyu, misture e reserve. Tire a casca dos camarões, lave, limpe, seque com toalhas de papel, polvilhe um pouco de sal e reserve. Se for colocar cogumelos, lave-os, seque com papel toalha, corte os cogumelos ao meio e reserve.

Como fazer o creme de ovos?

Em uma tigela, coloque os ovos e bata ligeiramente sem deixar espumar. Em seguida, passe os ovos batidos por uma peneira. Acrescente o caldo dashi, sal, mirin e misture. Distribua as fatias de filé de frango, camarões, cogumelos reservados em 4 tigelinhas refratárias individuais. Despeje a mistura de ovos por cima e cubra ´cada uma com filme plástico ou papel alumínio.

Coloque água em uma panela para cozinhar no vapor, leve ao fogo médio, deixe ferver, coloque as tigelinhas dentro da panela. Tampe e cozinhe por 15 minutos ou até a mistura ficar firme mas bem cremosa, que possa ser comida com colher. Decore com raminhos de mostarda e agrião e mantenha no vapor por mais 1 minuto. Tirar do fogo e sirva imediatamente.

Deu água na boca não é mesmo?
Experimente fazer. Além de fácil, é uma delícia!!! 🙂

Referências: Wikipedia, Comidas e Receitas

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *