10 balas tradicionais pra você experimentar no Japão


8 balas japonesas pra você experimentar

Que tal conhecer alguns doces e balas tradicionais japonesas? Essas balas são produzidas há centenas de anos e continuam sendo populares no Japão nos dias de hoje. Muitas delas são ditas por trazer algum benefício para a saúde e além disso, esses doces podem ser grandes itens para serem distribuídos entre parentes e amigos. Confira!

1. Kintaro Ame (金太郎飴)

Kintarō-ame (Kintaro Candy) é um tradicional doce japonês com forma cilíndrica, ainda produzido no Japão e originado durante o período Edo. O doce é inspirado em Kintarō (金太郎), personagem folclórico japonês que pr sua vez é baseado em um homem real, na verdade um guerreiro chamado Sakata Kintoki, que viveu durante o período Heian (794 ~ 1185).

Durante o Kodomo no Hi é costume as famílias decorarem suas casas com um boneco Kintarō na esperança de que os meninos da casa se tornem igualmente corajosos e fortes. Kintaro Ame também é um doce comum nessa época e quando cortado o rosto de Kintaro aparece. Os doces são vendidos em garrafas ou sacolas e podem ser comprados por volta de 500 ienes.

2. Chitose Ame (千歳飴)

Chitose Ame (Chitose Candy) é um doce indispensável no ritual japonês que celebra o Shichi Go San em meados de novembro. Esse ritual é dedicado às crianças que estão completando 7, 5 e 3 anos de idade. Disponível nas branca e vermelha, este doce é alongado assim como Kitaro Ame e existe uma crença de que, se você comer o Chitose Ame, terá uma vida longa.

Seu nome significa literalmente “doce de mil anos”). É distribuído em um saco decorado com um grou e uma tartaruga, que são considerados símbolos da longevidade no Japão. Em novembro são facilmente encontrados em Konbinis e custam em média 100 ienes.

3. Tankiri Ame (たんきり飴)

Tankiri Ame (Tankiri Candy) é um doce alongado feito à base de soja, gergelim e gengibre que é cortado em pedaços de 2 cm. Dizem ter um bom efeito em cura da expectoração. Este doce é muito popular em festivais pois acredita-se ajudar a espantar os maus presságios e também pode ser encontrado em supermercados e farmácias por cerca de 100 ienes.

4. Bekkou Ame (べっこう飴)

Bekkou Ame (Bekkou Candy) é um doce de caramelo tradicional muito popular no Japão. Bekko Ame é vendido principalmente em barracas de comida em festival japonês “Matsuri“, mas também pode ser encontrado em supermercados por cerca de 180 ienes.

5. Mizu Ame (水飴)

Mizu Ame (Mizu Candy) pode ser traduzido como “doce de água”. Pode ser comprado em forma de balas ou vendido engarrafado em forma de xarope. O líquido é claro, grosso e pegajoso, similar ao xarope de milho. O Mizu Ame líquido é feito a partir de arroz glutinoso misturado com malte que após o processo enzimático converte o amido em xarope.

Nesse caso, o produto final é chamado de Mugi Mizuame (麦水飴). Outra maneira de se obter o Mizu Ame é partir do amido da batata ou batata-doce misturado com ácidos clorídrico, sulfúrico ou nítrico. O mizuame também costuma ser adicionado ao wagashi para dar brilho.

6. Hakka Ame (ハッカ飴)

Hakka Ame (Hakka Candy) é uma bala tradicional japonesa feito a partir de hortelã-pimenta. Seu sabor é muito refrescante e levemente adocicada. É muito consumido para acalmar a garganta quando se está com tosse ou aliviar sintomas de asma. Hakka Ame é tão popular que existe até uma música chamada “Hakka Candy”, do grupo Kinki Kids.

Se você gosta de balas sabor menta, não deixe de experimentar o Hakka Ame, mas esteja ciente de que o sabor é um pouco diferente das balas de menta ocidentais. Hakka Ame pode ser encontrado facilmente em supermercados e farmácias por cerca de 100 ou 150 ienes.

7. Bee-dama Ame (ビー玉飴)

Bee Dama Ame (Bee Dama Candy) é um doce que se parece com um antigo brinquedo japonês que se assemelha a bolas de vidro. Esse doce é raro de ser encontrado, talvez apenas em alguns Dagashiya, uma loja de varejo que vende brinquedos e doces para crianças.

8. Ume Ame (梅飴)

Ume Ame (Ume Candy) é um doce feito a partir de Ume (ameixa japonesa). Esse doce é muito popular especialmente entre as mulheres japonesas. Seu sabor é doce e picante. Dentro deste doce costuma ter uma pasta de ameixa chamada Nama Ume Ame e um pó de ameixa azeda chamado Koume. Você pode comprar um saco deste doce por cerca de 150 ienes.

9. Kuro Ame (黒飴)

Kuro Ame (Kuro Candy) é um doce preto muito popular especialmente entre os idosos. É feito a base de açúcar mascavo e é conhecido por auxiliar na cura de problemas de garganta. Pode ser encontrado em supermercados e farmácias por cerca de 130 ienes o saco.

10. Shio Ame (塩あめ )

Shio Ame (Shio Candy) é vendido como suplemento de sal para combater a insolação. No entanto Shio ame não é salgado. Existem diferentes sabores que podem ser apreciados, como ameixa, limão e cidra. Você pode comprá-los por cerca de 100 a 300 ienes.

Enfim, esses são alguns exemplos de balas tradicionais japonesas, produzidas há centenas de anos. A maioria delas são encontradas facilmente em supermercados e farmácias a preços bem acessíveis. Já teve oportunidade de experimentar algumas delas? Qual a sua preferida?

Fonte: spinjapan.net

Quer Aprender Japonês?

2 Comentários

  1. Karurosu

    Já comi a Kasugai de pêssego. ^^ Maravilhosa!!!
    Ah claro, não dá para esquecer dos mochis com recheio de melão :3

  2. Leandro

    Adorei o artigo! Lembro que, quando criança, experimentei Kasugai de melão. Um sabor incrível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *