Caixa Postal Subaquática no Japão

Caixa de correio aquática

Caixa Postal Subaquática no Japão
Parece até história de pescador mas acredite ou não, existe um posto de correio subaquático, localizado a 10 metros de profundidade na cidade de Susami, Província de Wakayama. Essa inusitada caixa postal é considerada a mais profunda do mundo, chegando a entrar no Guinness World Records em 2002.

Segundo o Japan Times, a caixa postal foi instalada como forma de atrair turistas para a região e tornou-se popular entre os mergulhadores. São depositados anualmente entre 1.000 e 1.500 peças de correio à prova d’água, a maioria cartões postais.

Os cartões postais à prova d’água são vendidos em uma loja de mergulho na região e são escritos com canetas especiais, com tinta à base de óleo. São recolhidos por um funcionário do correio, que depois leva até o correio local. Em seguida, os cartões são enviados aos destinatários no prazo de uma semana.

A ideia da caixa de correio subaquática foi proposta pelo agente postal da cidade Toshihiko Matsumoto, de 71 anos para uma feira em 1999. O objetivo da feira era promover ideias para estimular o turismo da região, especialmente na área da rota de peregrinação Kumano Kodo.

Susami, província de Wakayama

Imagem via Panoramio

Como Susami não tinha nenhuma atração especial, Matsumoto propôs colocar uma típica caixa postal vermelha no fundo do mar. Na verdade são dias caixas de correio que são trocadas a cada seis meses em um sistema de rotação por causa da ferrugem. Quando ocorre a troca, a caixa de correio é trazida para a superfície e passa por reformas para que seja reutilizada.

Kahori Kato, uma médica veterinária de 33 anos de idade visitou Susami para fazer um mergulho e disse ter ficado emocionada quando viu a caixa de correio no fundo do mar. Ela aproveitou a oportunidade para postar cartões postais para membros da família, alguns deles na China.

Susami é conhecida por ser um local de grande beleza natural e ótima para mergulhos. Fica a duas horas da cidade de Wakayama, via trem expresso. Eu não sei o que vocês acharam, mas eu achei incrível saber que neste local existe um posto de correio instalado a 10 metros abaixo do mar.

E melhor ainda, é saber que ela é usada, mesmo com toda a tecnologia de hoje. Hoje em dia, o hábito de enviar cartões postais não é tão comum como era décadas atrás. Por essa razão, essa caixa postal torna-se ainda mais incomum e inusitada. E vocês? O que acharam? Deixe seu comentário! 🙂

Referências: Japan Times

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *