Receita de Omuraisu (Omelete com Arroz)


omuraisu

Omurice (Arroz frito embrulhado com Omelete)

Omuraisu ou Omurice (オムライス) é um prato ocidental que foi adaptado ao paladar japonês (Yoshoku). É um prato muito popular no Japão, Coreia e Taiwan e consiste em Omelete com arroz frito com cobertura de ketchup. Segundo contam, o Omuraisu foi servido pela primeira vez em 1902, em um restaurante de estilo ocidental chamado Renga-tei, no distrito de Ginza, em Tóquio.

O proprietário disse que a ideia surgiu a partir de uma receita antiga de Chakin-Zushi (arroz de sushi enrolado em uma folha fina de omelete). O recheio do Omuraisu pode variar conforme a receita, mas normalmente consiste no Raisu Chikin (arroz com pedaços de frango e temperos), mas pode ser usado outros tipos de carnes, vegetais e outros ingredientes em seu preparo.

Existem variações da receita como o Omusoba, na qual o arroz é substituído por macarrão frito (yakisoba). As crianças simplesmente adoram Omuraisu. Aliás, não só as crianças como os adultos também… Quer aprender a fazer Omuraisu? É simples, divertido e delicioso. Confira a receita abaixo:

Omurice

Receita de Omuraisu

Ingredientes para o arroz
280 g de arroz cozido
130 g de frango
Sal e pimenta a gosto
1 dente de alho
1/4 da cebola
4 Champignons
1 colher de sopa de vinho branco
200 g de molho de tomate
1/2 cubo de caldo de carne
1 folha de louro
30 g ervilhas congeladas
Azeite

Ingredientes para a Omelete
4 ovos
2 colheres de chá de creme de leite
Azeite
Sal e pimenta a gosto
Salsinha desidratada
1 colher de sopa de Ketchup para decorar

Modo de Fazer

Corte o frango em pedaços e tempere com um pouco de sal. Pique a cebola e o alho. Jogue água fervida sobre as ervilhas, escorra e tempere com sal. Em outro recipiente, adicione dois ovos, misturando-os com um garfo. Em seguida, acrescente o creme de leite, o sal e a pimenta, misturando bem.

Em uma frigideira, acrescente o azeite e frite o alho e a cebola até que fiquem douradas. Acrescente os pedaços de frango e os Champignons. Deixe fritar por alguns minutos e depois adicione o molho de tomate, o caldo de carne picado, a folha de louro e as ervilhas. Misture e corrija o sal se necessário.

Quando o frango estiver bem frito, acrescente o arroz cozido e misture bem. Reserve. Em outra frigideira, acrescente um pouco de azeite e adicione a mistura de ovos para o preparo da omelete. Depois que a omelete estiver pronta, basta colocar o arroz reservado como recheio e decorar com o Ketchup.

Passo a Passo em vídeo


Link do vídeo (YouTube)

Quer Aprender Japonês?

9 Comentários

  1. Paulo RDF:.

    Estamos assistindo Lunch Queen [ Jan/2015 ] e eles fazem o omurice com molho demi-glace [ Molho Espanhol e fundo escuro – mais parecido com o molho-madeira ] e parece-nos infinitamente mais gostoso [ Oichiiiii ] do que com catchup !!!

  2. Marcos

    Tem uma outra versão da origem do Omuraisu que é muito contada no Japão, na qual os cozinheiros do restaurante Renga tei, no final do expediente (horário que os cozinheiros conseguiam comer algo) preparavam uma omelete, misturavam arroz com os restos que sobravam dos ingredientes da cozinha e faziam uma panqueca para comer na própria frigideira. O dono do restaurante percebeu que era um prato rápido de ser elaborado, barato e que não era enjoativo (pois era consumido todo dia pela equipe da cozinha) O mais interessante é que esses cozinheiros saíram do Renga tei e abriram seus próprios restaurantes, todos eles contestam essa versão de que o prato é derivado do Chakin Zushi e alegam que o Omuraisu foi criado por eles no fundo da cozinha….

  3. Marcos

    Bem feito o Omuraisu é muito gostoso, principalmente se for utilizado ketchup japonês (que é mais temperado e adocicado) inclusive o arroz tem que ser preparado com ketchup e não com molho de tomate.
    A versão feita com molho demi glace tem um sabor mais suave, fica parecendo um risoto, é uma opção para as pessoas que não gostam de Ketchup.

  4. Claudia Reys

    Gostaria de receber a receita do “rolo de ovo” que vi em dramas japoneses e coreanos. Ele parece um rocambole de ovo e no centro colocam até legumes eu vegetais.

  5. Parce bem facil de fazer, eu voutentar e parece gostoso igual tamagoyaki hum…

  6. Fyah

    E onde é que entra a colher de sopa de vinho branco??????

  7. Marcos De Muzio

    Fyah, enquanto estava refogando o champignon, aquele liquido que ela colocou foi o vinho branco, se prestar atenção na legenda vai perceber que é dito pra cozinhar bem para evaporar o alcool.

  8. Ondina Takahashi

    Qualquer receitas vou apresentar bem,pois morei lá e amo tudo deste País obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *