Kakigōri (かき氷) – Raspadinha japonesa


Kakigori

Kakigōri – A popular raspadinha japonesa
Kakigōri (かき氷) é uma sobremesa japonesa feita de gelo raspado com calda aromatizada. Durante os meses quentes do verão, que geralmente começa no fim de maio e termina em meados de setembro, o Kakigori é muito procurado no Japão.

Além das feiras e barracas de ruas, o kakigōri também é vendido em matsuris, lojas de conveniência, cafés e restaurantes. Algumas lojas de café servem o kakigori com sorvete e pasta de feijão doce (azuki). As lojas de conveniência podem também vendê-lo já com sabor e embalagem semelhante ao de sorvetes.

Kakigori

História do Kakigori

Durante o Período Heian, por volta do século 11, já existia o Kakigori. Naquela época, o gelo era raspado com uma faca em uma tigela de metal e consumido com xarope e caldas de vários sabores. Há uma referência a esta sobremesa em The Pillow Book escrito por Sei Shonagon, uma peça famosa da antiga literatura japonesa.

Nesta época, o Kakigori era considerado uma sobremesa valiosa pois era feito de gelo natural das montanhas formado durante o período mais frio do Inverno, que eram armazenados em espécies de Ice Houses. Seu preço era elevado e era tido como luxo e portanto era consumido apenas por nobres do Período Heian.

Durante o período Meiji, por volta do século 19, o kakigori começou a ser mais acessível ao público em geral, embora ainda fosse caro, pois parte do gelo era importado dos Estados Unidos.

No entanto, um empresário do ramo alimentício, Kahe Nakagawa, conseguiu trazer o gelo de Hokkaido para Yokohama.

Desta forma, em 1872, ele abriu a primeira loja de kakigori na área de Bashamichi em Kanagawa. A máquina de triturar gelo só foi inventada durante o Período Showa, por volta da década de 1930.

Com a invenção da máquina, o Kakigori acabou se tornando uma das sobremesas mais populares atualmente, consumido amplamente no verão e amado por pessoas de todas as gerações, de crianças a idosos.

Se você está à procura de uma máquina de Kakigori, dá uma olhada nessa daqui da Hello Kitty ou nesse outro modelo retrô muito fofo.

Kakigori

Sabores mais procurados

Existe Kakigori de tudo que é sabor: Morango, cereja, limão, chá verde, uva, melão, “azul-Hawaii”, doce de ameixa e calda incolor. Algumas lojas oferecem variedades coloridas, utilizando dois ou mais xaropes de sabores diferentes. Para adoçar Kakigōri, o leite condensado é muitas vezes derramado por cima.

A maneira tradicional de fazer kakigōri envolve o uso de uma máquina própria, com manivela e lâminas afiadas. Ao girarmos manualmente a manivela, a lâmina tritura o bloco de gelo, tranformando-o em raspas de gelo, ou raspadinha, como chamamos no Brasil. Daí é só jogar a calda em cima com o sabor que escolher.

Receita de Kakigori – Raspadinha japonesa

Se você quiser experimentar e fazer em casa, mas não possui a máquina específica para raspar gelo, não tem problema, pode-se usar liquidificador.

Kakigori de melancia
Veja como fazer:
– Bata no liquidificador alguns gelos, até eles ficarem bem destruidinhos, e separe-os num copo.
– Depois, acrescente um suco de sua preferência e pronto!
– Se quiser experimentar com leite condensado, é só jogar um pouquinho por cima do copo. Ou, se quiser ele bem misturado, bater com ele no liquidificador novamente.

Quer Aprender Japonês?

12 Comentários

  1. roberto

    onde posso comprar essas maquinas de kakigori?

  2. leonardo

    oi eu vi num video do curiosidades do japao que o marcio o dono do canal usou calda especifica voce sabe onde eu possa comprar

  3. Rodrigo

    Kakigori é muito bom!
    Nos dias quentes refresca que é uma beleza!
    Ótimo post!

  4. Japão em Foco

    Oi Rodrigo!
    Que bom que gostou do post!
    No verão é muito bom mesmo o Kakigori!
    Abraços! 🙂

  5. Pingback: As 4 Estações do Ano no Japão | Curiosidades do Japão

  6. Yuuki

    experimentei ontem de goiaba e maçã muito bom, recomendo xD

  7. Mari

    Olá onde posso encontrar aqui no Brasil? Encontrei aqui no Brasil mas elétrica. Preciso a manivela como a do Jp. Obrigada

  8. ola Mari
    voce encontra a maquina manual de manivela neste site.

  9. kakigori-ice.com.br

  10. iga

    Onde eu encontro os sabores no Brasil ?

  11. Angela Carneiro

    Gostaria de comprar uma maquina de raspadinha. onde posso adquirir?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *