Retorno do Turismo no Japão: O que você precisa saber antes de viajar!


Retorno do turismo no Japão

Este artigo explica tudo sobre as modalidades da reabertura das fronteiras e da retomada do turismo, as condições para viajar ao Japão e a situação no país.

O Japão reabriu gradualmente suas fronteiras para turistas no dia 10 de junho de 2022. Condições de entrada, vistos, testes COVID-19, vacinas… Vamos trazer detalhes sobre tudo o que você precisa saber sobre as condições de viagem e a situação sanitária no Japão.

Por mais de 2 anos, as fronteiras do Japão foram fechadas para turistas afim de impedir o avanço do Covid-19. Em meados de março, a flexibilização da entrada de trabalhadores estrangeiros e o retorno de estudantes internacionais marcaram um primeiro sinal de recuperação.

Há algumas semanas, o governo japonês anunciou que iria testar o regresso dos turistas ao arquipélago, de forma muito gradual e controlada. Desde então, novas medidas serão regularmente implementadas até que ocorra uma reabertura completa nos próximos meses.

Este artigo explica tudo sobre as modalidades da reabertura das fronteiras e da retomada do turismo, as condições para viajar ao Japão e a situação sanitária no país.

Qual é a situação atual no Japão?

Retorno do turismo no Japão Imagem: Depositphotos

Os casos permanecem baixos no Japão em comparação com outros países. O estado de emergência em todas as províncias foi suspenso à medida que novos casos tem diminuído e a carga sobre os sistemas médicos regionais continuem a ficar sob controle.

A campanha de vacinação do Japão foi bem-sucedida: 80,6% da população total já está totalmente vacinada. As doses de reforço começaram no início de dezembro de 2021.

Observe que os requisitos de quarentena para viajantes qualificados foram alterados. Não há quarentena para quem está totalmente vacinado e recebeu a dose de reforço. Para obter mais informações sobre os novos requisitos de viagem, consulte o site oficial.

Uso de máscara

Situação covid 19 Japão e uso de máscaras Imagem: Depositphotos

No Japão, usar máscara diariamente é um hábito bem estabelecido, mesmo antes do início da crise de saúde do Covid-19. Portanto, a maioria dos japoneses continua a usá-los em locais públicos, apesar do uso não ser mais obrigatório em ambientes internos e externos desde 16 de maio, contanto que as distâncias físicas possam ser respeitadas e não haja contato próximo.

No entanto, ainda devem ser usadas no transporte público e em locais lotados. À medida que as ondas de calor do verão se aproximam, o governo japonês está relaxando as diretrizes das máscaras e incentivando as pessoas a removê-las, quando possível, para evitar insolação.

Aplicativos para baixar

mysos e cocoa - aplicativos covid 19 Japão

Para acompanhar a evolução da epidemia de coronavírus, o governo japonês recomenda o download de destes aplicativos:

▶ MySOS, o aplicativo de monitoramento de saúde e localização (será usado para confirmar sua localização, estado de saúde e moradia).
COCOA, o aplicativo de confirmação de contato COVID-19 (será usado para notificá-lo de um possível contato com uma pessoa positiva para COVID-19).
▶ Para mais detalhes, leia o documento: https://www.hco.mhlw.go.jp/manual/pdf-en/summary.pdf

Retomada de entrada de turistas no Japão

IMPORTANTE: Apesar de um início de reabertura, atualmente os turistas estrangeiros só podem entrar no Japão em grupos organizados, com pedido prévio de visto. A retomada do turismo individual está prevista para o outono de 2022.

Aqui está um resumo das últimas medidas:

A partir de 1º de junho, o limite de chegadas diárias do exterior dobrou para 20.000 pessoas.

A partir de 10 de junho, viajantes de 98 países, incluindo Brasil, Austrália, Espanha, Reino Unido, Canadá e Estados Unidos, poderão viajar ao Japão em grupos acompanhados por um guia oficial, com visto válido e dentro do limite de 20.000 entradas diárias.

Até 1º de julho, o governo japonês planeja aumentar o limite diário de entrada para viajantes estrangeiros para 30.000 pessoas

O Japão classificou os países e regiões em três grupos (vermelho, amarelo e azul), de acordo com sua situação de saúde. Viajantes de países listados em azul, estarão isentos de testes de PCR na chegada ao Japão.

Quem pode entrar no Japão:

▶ Viajantes de negócios e estudantes

Desde 1º de março de 2022, viajantes a negócios e estudantes podem novamente solicitar entrada no Japão para uma estadia curta ou longa por motivos profissionais (visto de trabalho, visto de estudante), desde que possam provar que estão sendo hospedados ou supervisionados por uma organização localizada em território japonês (empresa, universidade…)
As chegadas ao Japão estão limitadas a um máximo de 20.000 entradas diárias.

▶ Família de cidadãos japoneses e residentes estrangeiros permanentes

Os membros da família de cidadãos japoneses e residentes estrangeiros permanentes estão novamente autorizados a solicitar vistos de curto prazo.

▶ Turistas estrangeiros

Por enquanto, turistas individuais ainda não são admitidos. Desde 1º de junho de 2022, o número de entradas diárias no Japão do exterior é fixado em 20.000 pelas autoridades japonesas.

A partir de 10 de junho de 2022, o Japão retomará gradualmente a emissão de vistos de turista, suspensos em 2019, para 98 países, desde que a pessoa faça parte de um grupo, organizado diretamente ou em conexão com uma agência de turismo estabelecida no Japão.

O pedido de visto antes da viagem através do procedimento ERFS (Entrants, Returnees, Follow-up System) é necessário e a agência de viagens deve atestá-lo.

Medidas de controle sanitário e quarentena

Teste PCR Covid 19 Imagem: Depositphotos

A partir de 1º de junho de 2022, as medidas de controle de saúde (disponíveis no site das autoridades japonesas) foram significativamente relaxadas para pessoas que entram no Japão.

Um teste de PCR negativo realizado menos de 72 horas antes do voo e certificado por um médico de acordo com um modelo de certificado específico, emitido pelo Ministério da Saúde do Japão.

Independentemente de seu status de vacinação, os viajantes estão isentos de quarentena e testes na chegada ao Japão. Aplicativos móveis para monitorar o estado de saúde e a possível disseminação do vírus devem ser instalados pelos viajantes antes de viajar.

Novas medidas são regularmente postas em prática pelo governo japonês para relaxar as fronteiras do arquipélago. Portanto, recomendamos fortemente que os viajantes consultem regularmente as últimas atualizações e recomendações nos sites oficiais de viagem:

Ministério das Relações Exteriores do Japão
Embaixada do Japão no Brasil
Organização Nacional de Turismo do Japão
Conselhos de viagem da Organização Mundial da Saúde

Precauções que deve tomar ao viajar no Japão

IkebukuroImagem: Depositphotos

Devido à evolução da crise global de saúde, as medidas adotadas por cada país sofreram mudanças significativas desde 2020, e é provável que mudem novamente.

Para viagens transfronteiriças e internacionais, convidamos você a seguir as recomendações oficiais dos governos dos países onde mora e dos países que deseja viajar.

Recomenda-se fazer um seguro de viagem para sua viagem ao Japão. As despesas médicas podem ser altas se você ficar doente ou ferido e precisar visitar um hospital enquanto estiver no Japão. É importante verificar as políticas que incluem a cobertura do Covid-19.

Em caso de emergência, o JNTO criou uma página dedicada à saúde e segurança para viajantes no Japão: encontre as instituições médicas adequadas às suas necessidades e informações sobre as seguradoras disponíveis para os visitantes estrangeiros: visite aqui!

A Organização Nacional de Turismo do Japão (JNTO) também opera uma linha direta para viajantes durante todo o ano, 24 horas por dia. Eles podem ajudar com informações ou assistência turística, incluindo o Covid-19. Este serviço está disponível em inglês, chinês, coreano e japonês.

▶ Do Japão: 050-3816-2787
▶ Do exterior: +81-50-3816-2787

Aconselhamos também que idosos e pessoas com doenças crónicas, que possam estar em maior risco de contrair Covid-19, consultem um profissional de saúde antes de viajar.

Muitas pessoas ao redor do mundo aguardam há mais de 2 anos pela reabertura das fronteiras japonesas. Se você é uma dessas pessoas, espero que com essas informações, você possa organizar e planejar sua tão sonhada viagem ao Japão, quem sabe ainda em 2022.

Fonte: japan-experience.com
Imagem do topo: Depositphotos

2 Comentários

  1. Melissa Cezar Milanesi

    Muito legal saber disso. Quero ir em Março ao Japão.

  2. Pingback: Intercâmbio no Japão: veja cidades, preços e vistos | Curiosidades do Japão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *