4 Dicas Japonesas que vão te ajudar a manter suas Resoluções de Ano Novo!


Dicas Japonesas para te ajudar a manter suas Resoluções de Ano Novo

O ano está acabando e é comum fazermos inúmeros planos para o ano que está por vir: No próximo ano, vou perder peso, vou deixar o vício de fumar, vou levar a vida sem muito estresse, vou ser mais organizado com as minhas coisas. Enfim, essas são algumas das resoluções de ano novo que as pessoas costumam ter conforme o fim do ano se aproxima.

Quais são suas resoluções de ano novo? Precisa de alguma ajuda para mante-los firmes e fortes? Então confira com essas dicas japonesas que podem trazer incentivo e inspiração.

1. Vou deixar de fumar

Se você está pensando em parar de fumar, você pode contar com a ajuda de uma planta japonesa! A raiz de kudzu (Pueraria lobata) é originária do Japão, conhecida por tratar vícios como o alcoolismo e tabagismo. Cápsulas e suplementos à base de kudzu podem te ajudar nessa jornada contra esses vícios, que como sabemos, são tão prejudiciais à saúde.

Essa leguminosa é muito utilizada na medicina tradicional chinesa. Acredita-se que exista uma espécie de sistema de alívio proporcionado por uma substância chamada pueraria, que é encontrada na planta. Esta substância seria capaz de agir no acoplamento de certos elementos químicos junto aos neuroreceptores cerebrais, diminuindo o desejo de fumar.

No caso do alcoolismo, pesquisas mostram que kudzu ajuda a eliminar a toxicidade do álcool pelo fígado. Depois de ser disseminada na China e Ásia, a planta foi levada aos Estados Unidos, e atualmente pode ser encontrada no mundo inteiro devido seus inúmeros benefícios.

2. Eu serei mais organizado

O tamanho médio de um apartamento em Tóquio é de 59,74m² e alguns têm menos de 10m² – então minimalismo não é apenas um mero conceito no Japão; é muitas vezes uma necessidade! Uma vida minimalista consiste em uma vida mais simples, optando em viver apenas com o essencial tem sido uma prática adotada por milhares de pessoas ao redor do mundo.

Uma vida minimalista não se baseia em objetos e bens. Ter espaço (físico e mental) é melhor do que ter coisas. O propósito principal é levar uma vida mais feliz e prática. O desapego nos torna mais leves e menos materialistas. Ao limparmos o ambiente descartando objetos que não nos são úteis é como se estivéssemos fazendo um tipo desintoxicação profunda.

Não sabe por onde começar? Que tal ler o best-seller “A mágica da arrumação: a arte japonesa de colocar ordem na sua casa e na sua vida” da guru japonesa Marie Kondo? No livro ela compartilha dicas essenciais de organização para criar na sua casa um ambiente mais arrumado e agradável, baseadas em um conceito central: descartar e guardar.

3. Vou perder peso

A taxa de obesidade do Japão é considerada uma das mais baixas do mundo, e sua expectativa de vida é uma das mais altas. Alguns argumentam que a dieta japonesa é saudável – pobre em açúcar refinado e alimentos processados, rica em grãos, vegetais, soja e peixe.

A culinária japonesa não se resume a apenas sushi. Que tal incorporar na sua dieta alguns alimentos típicos japoneses como tofu, moyashi, abóbora Kabocha, entre outros. Ah, e que tal diminuir o consumo de carne vermelha, substituindo-o por peixe? Sua saúde agradece.

Você ainda pode utilizar as dicas da professora de educação física Shino para tornar sua vida mais ativa. Ou então seguir o método do Dr. Toshiki Fukutsuji, especialista em problemas pélvicos. Ele desenvolveu a teoria de que o acúmulo de gordura na região abdominal ocorre principalmente devido à má postura. Conheça seu método de emagrecimento.

4. Vou reduzir o estresse na minha vida

O Japão pode até ser conhecido como uma nação de “workaholics” (pessoas que trabalham compulsivamente), mas em contra-partida também é conhecido por oferecer uma série de práticas que podem nos ajudar a nos manter nossa mente sã em meio a todo caos e correria que vivemos. Afinal este é o país da meditação Zen e dos banhos termais.

Se você está procurando desestressar, que tal conhecer algumas técnicas japonesas de relaxamento? Queimar um incenso, um banho quente com sais especiais, meditação ou uma massagem shiatsu após um dia cansativo de trabalho são excelentes opções.

A palavra Shiatsu (指圧) por exemplo, vem da junção de “shi” que significa dedos e “atsu” que significa pressão, ou seja, em tradução literal, significa realizar pressão com os dedos. Na verdade, shiatsu é muito mais do que uma simples massagem. Trata-se de uma terapia completa que trabalha a saúde, o bem-estar e a felicidade interior de quem a recebe.

Enfim, essas são as nossas dicas para você manter suas resoluções de Ano Novo. Espero que tenha gostado. Caso também tenha outras dicas, compartilhe conosco! 🙂

Fonte: hoshinoresorts-magazine.com

Quer Aprender Japonês?

1 Comentário

  1. Gabriela Bueno

    Olá; muito bom o artigo! Poderia por gentileza, indicar alguma marca confiável de cápsulas de kudzu? Que seja vendida no Brasil? Tenho uma amiga que não consegue deixar o vício do cigarro. Se preferir me envie a indicação por e-mail.
    Desde já agradeço pela atenção.
    Gaby

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *