Tecnologia nas ruas japonesas


carros no Japão

Sistema DSSS – Tecnologia à favor dos condutores no Japão

Para aumentar a segurança das ruas japonesas e evitar acidentes automobilísticos e atropelamentos, a UTMS (Universal Traffic Management Society) do Japão está desenvolvendo um sistema DSSS (Driving Safety Support System) que consiste em diversos sensores infra-vermelhos instalados em pontos estratégicos, especialmente em cruzamentos, locais que há grandes índices de acidente.

Esses sensores monitoram em tempo real o posicionamento e velocidade dos automóveis e pedestres que transitam no local, realizando cálculos entre a distancia e velocidade de qualquer pessoa ou objeto que possa provocar um acidente.

Quando detectado uma probabilidade de colisão, o dispositivo prontamente envia a informação para o computador de bordo do automóvel equipado com o sistema, alertando o motorista do perigo.

O receptor de bordo também avisa ao motorista que usa esse sistema se há presença de pedestres nas proximidades.

Esta tecnologia entrará em fase de teste até o final deste mês e estima-se que sua implementação será realizada ainda este ano, contando com 5 subsistemas de cálculo específico de colisão, sendo que outros 15 subsistemas estarão sendo estudados para futuras aplicações.

No Brasil, a implantação desse sistema seria muito útil, visto o grande número de acidentes que ocorrem diariamente nas estradas do país.

O Japão como sempre se destacando com suas grandes inovações tecnológicas. Espero que esse sistema não demore a ser realidade em todos os países, pois com certeza iria reduzir muito o número de acidentes e mortes no trânsito. 🙂
Para saber mais sobre o Sistema DSSS, clique aqui.

Quer Aprender Japonês?

1 Comentário

  1. Pingback: Melody Roads no Japão | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *