Seishun 18 Kippu – Viajando barato no Japão


Templos e Santuários no Japão

Seishun 18 Kippu – Viajando barato no Japão

Muitos brasileiros que vivem no Japão já devem conhecer, mas pra quem ainda não sabe, aí vai uma dica muito legal para quem quer visitar vários pontos turísticos no Japão sem gastar muito dinheiro. É o Seishun 18 Kippu, um bilhete ilimitado de trem destinado a turistas e residentes no Japão que pode ser usado por 5 dias dentro de um período específico.

Ele está disponível apenas três vezes ao ano e é válido somente para trens locais (futsudensha / kakuekiteisha) e rápidos (kaisoku). Dependendo do seu roteiro de sua viagem, pode sair bem mais em conta viajar de trem ao invés de carro particular, caso o tenha.

Também é válido para andar na balsa JR de Miyajima e para linhas de ônibus JR ao longo da costa Sanriku (Yanaizu – Kesennuma – Sakari). Ele não pode ser usado em trens expressos (kyuko), expresso limitado (Tokkyu) e trens-bala (shinkansen) ou ônibus ou balsas operadas por outras empresas.

Templos e Santuários em Nikko Patrimônio Cultural da Unesco

O valor do Seishun 18 Kippu é de ¥ 11.850 para ser usado durante cinco dias, o que equivale a ¥ 2.370 por dia! O custo benefício é excelente. Vale muito a pena se você deseja fazer muitas viagens em cinco dias dentro de um período (não precisa ser consecutivos).

Confira uma tabela com datas de disponibilidade:

Período

Data para usar

Data para comprar

Primavera 1 março – 10 abril 20 fevereiro – 31 março
Verão 20 julho – 10 setembro 1 julho – 31 agosto
Inverno 10 dezembro – 10 janeiro 1 dezembro – 31 dezembro

Mais informações sobre o Seishun 18 Kippu

O Seishun 18 Kippu pode ser comprado na maioria das estações JR em todo o Japão. O bilhete é um pequeno cartão com cinco campos que será carimbado a cada dia que for usado. Outro detalhe interessante é que você pode usar o bilhete sozinho ou compartilha-lo com até cinco pessoas diferentes, caso não pretenda ou não possa viajar por cinco dias.

Por exemplo, se for um grupo de 5 pessoas que desejam viajar juntos, o bilhete será válido por um dia. Ou então, 5 pessoas podem usar o bilhete em 5 dias diferentes, ou ainda 1 pessoa pode usar por 2 dias e 1 pessoa por três ou 2 pessoas compartilham em dois dias e 1 pessoa usa em outro dia, etc. São inúmeras possibilidades para usar o Seishun 18 Kippu.

Quando for utilizar o Seishun 18 Kippu, você deve mostrar o bilhete nas cabines da estação, para que um ou mais campos seja carimbado (no caso de viagens em grupo). Um dia é definido a partir da meia-noite à 00:59, exceto nas áreas de Tóquio e Osaka, onde o bilhete é válido até o último trem.

Seishun 18 Kippu mapa

Pra quem gosta de viajar de trem e não tem pressa de chegar aos destinos, o Seishun 18 Kippu vale muito a pena, pois você poderá elaborar roteiros de norte a sul do Japão.

Poderá visitar vários pontos turísticos do Japão como Itsukushima, Sapporo, Nara e Kyoto e também poderá apreciar belas paisagens como mar, vales e montanhas a partir de trens locais e locomotivas a vapor.

Leve em conta que dependendo do destino, as viagens serão muito longas em trens locais. Por exemplo: Para Kyoto a partir de Tóquio, gasta-se cerca de 9 horas de viagem, além de ter que fazer algumas conexões. Já por shinkansen, gasta-se menos de 3 horas, porém custa cinco vezes mais.

Portanto, se você resolver utilizar o Seishun 18 Kippu, é importante pesquisar bastante, estudar os horários e montar um itinerário com antecedência para que você possa tirar o máximo proveito desse serviço. Para maiores informações e dicas de roteiros acesse o site Japan Railway East.

Abaixo um vídeo de passeios usando o Seishun 18 Kippu:


Link do vídeo (YouTube)

Espero que tenham gostado da dica 🙂

Referências: East Japan Rail, Japan Guide

Quer Aprender Japonês?

2 Comentários

  1. Magda arakaki

    Aromas matérias que voces fazem, muito grata, parabéns, pelo trabalho. Sou seguidora número um.Sucesso.

  2. Magda Betin

    Sou apaixonada pelo Japão pelo povo , seus costumes e tradições.É um dos povos mais educados que tenho conhecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *