Suginami, a “Cidade do Anime”


Suginami Museum

Suginami, a “Cidade do Anime”

O Japão é o maior exportador de animes (filmes de animação) do mundo. Existem cerca de 400 estúdios em todo o país, e mais de 70 deles estão concentrados em uma área de Tóquio chamada Suginami, localizada a oeste de Shinjuko. Não é a toa que este local passou a ser conhecido no Japão como a “Cidade do Anime”.

Próximo à estação Kami-Igusa, em Suginami, se encontra o Suginami Animation Museum (Museu da Animação Suginami), um museu dedicado somente aos animes (animação japonesa). O Museu foi inaugurado no dia 5 de março de 2005 e abriga uma variedade de exposições especiais com a história do anime, além de projetos e eventos interessantes, a fim de atrair fãs de animação de todas as idades.

Suginami Animation Museum

A missão deste centro é ensinar os visitantes de uma forma divertida como o anime se desenvolve em todas as fases de produção. Eventos como workshops e palestras são realizados no local por profissionais da área da animação. O museu oferece também exposições interativas e uma oficina digital, onde os visitantes podem adicionar cor às ilustrações e, em seguida, colocá-las em movimento como animação.

Além disso, o museu tem uma impressionante biblioteca com uma coleção completa de materiais relacionados ao anime, como livros e DVDs, tudo à disposição dos visitantes.

O museu ainda disponibiliza mesas usadas por criadores de anime, além de um teatro, onde filmes de anime são exibidos em uma tela de 150 polegadas.

Existe uma área no museu que é dedicada à história do anime. Neste local ficamos a par de uma série de curiosidades sobre animação japonesa.

Por exemplo, você sabia que o primeiro desenho animado japonês foi criado em 1917? Foi o Bunpuku Chagama, baseado em conto folclórico japonês sobre um tanuki (guaxinim).

Já o primeiro longa-metragem foi Momotaro no Umiwashi, de Mitsuyo Seo em 1943. Porém a história da animação só ganhou força realmente após a Segunda Guerra Mundial, quando surgiu a companhia Toei Doga, que formou boa parte dos animadores japoneses, como o grande mestre da animação Osamu Tezuka.

Suginami Animation Museum 3
Os primeiros filmes de animação foram produzidos pela empresa TOEI em 1958 e foi em 1963 que o primeiro anime (Astro Boy de Osamu Tezuka) foi exibido na TV. Outro personagem que tem uma presença significativa no museu é o Gundam, com uma exposição que mostra todas as mudanças que ele sofreu desde que foi criado.

O Museu Suginami ainda tem uma cabine de dublagem com um microfone e uma tela onde é projetado personagens como o Pinoko e o Black Jack de Osamu Tezuka. Nesta cabine, os vistantes podem brincar de “dublar”. Vale a pena conhecer o Museu Suginami, se você for fã de anime ou se sonha em se tornar animador no futuro.

Suginami Animation Museum

Informações sobre o Museu Suginami

Endereço: 2-10-5, Higashi-Oizumi, Nerima -ku, Tokyo 178-8567
Tel: 03-3978-3111 Entrada gratuita
Horário de atendimento: 9:30-17:00 (entrada no máximo até 16:30)
Fechado: Às segundas-feiras Site Oficial: Suginami Animation Museum
Acesso: 15 minutos a pé da saída norte (Kita-guchi) da estação Oizumi-Gakuen
Fontes de pesquisa: Japon Pop e Web Japan

Vídeo do Suginami Animation Museu


Link do vídeo (YouTube)

Quer Aprender Japonês?

1 Comentário

  1. Ahhh como eu queria conhecer!Quem sabe um dia ^^

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *