Siglas de Animes: Você sabe o significado de OVA, PV, ONA, OAD e OST?


Significado de siglas de animes

Já se perguntou o que significa aquelas siglas que aparecem no universo dos animes? Por exemplo, existe siglas relacionadas aos animes como OVA, TV, ONA entre outras. Sim, essas são as siglas que estamos falando, e são elas que nós iremos explicar aqui.

Essas siglas se referem basicamente aos animes, embora possam se estender a outras mídias. Vamos explicar também outras siglas menos recorrentes como PV, OAD e OST.

Espero que depois de ler este artigo, suas dúvidas sejam sanadas e essas siglas deixem de ser uma incógnita para você. Caso tenha ainda ficado com alguma dúvida, não deixe de perguntar ok. Enfim, vamos ao que interessa. Vamos aprender o que significa essas siglas

SIGLA TV – TELEVISION

Este é a mais óbvia, aliás, é uma sigla extremamente comum na vida cotidiana. No entanto, algumas pessoas têm dúvida sobre o por que ela aparece relacionada a um ou outro anime. Na verdade, a sigla TV, acompanha animes que são exibidos na TV.

No entanto, são apenas alguns animes que recebem esta sigla. Talvez sejam os que são comprados exclusivamente por uma determinada emissora de TV. Ou seja, as emissoras compram os direitos sobre esses animes para poder exibi-los.

SIGLA ONA – ORIGINAL NET ANIMATION

ONA é uma sigla de origem inglesa que se refere com a expressão “Original Net Animation” que em tradução livre em português significa “Anime Original Net” ou “Anime Original da Net”. Trata-se de animes produzidos exclusivamente para a internet. Embora não seja muito popular no Japão, vem ganhando destaque no mundo todo nos últimos anos.

Sabemos que a internet é um mercado que está se expandindo de forma surpreendente no mundo todo, no entanto os japoneses ainda não têm demonstrado muito interesse neste mercado, mantendo as vendas pelos meios tradicionais como Blu-ray e DVD.

Mas sabemos que esse mercado tradicional pode estar fadado a perder força ou desaparecer em um futuro próximo. Apesar disso, os japoneses ainda estão ainda relutantes em investir pesado nesse tipo de produção, o que é uma pena pois é um mercado bastante lucrativo.

SIGNIFICADO DA SIGLA OVA – ORIGINAL VIDEO ANIMATION

Creio que OVA seja conhecido por quem tem pelo menos um pouco de conhecimento sobre o universo dos animes. Ela se refere ao termo em inglês “Original Video Animation”, que em tradução livre em português significa “Original Anime Video”. Ou seja, animes ou episódios extras de animes que são exclusivos para as mídias de vídeos vendidas.

Normalmente, os OVAs são lançados sem aviso prévio. Mas também é comum que alguns animes famosos façam algum tipo de anuncio antes de lançar um OVA da série. Claro que a maioria está disponível somente para os compradores de Blu-ray e DVDs. Animes do gênero Hentai (com conteúdo erótico), são lançados normalmente em OVAs.

OVAs normalmente não contém cortes ou algum tipo de censura. Esta é uma regra oculta de grande importância para os fãs. Além disso, OVAs são lançados em um único volume de DVD ou outras mídias do gênero. Ou seja, esta é uma das formas para um anime gerar renda.

Mas é importante lembrar que OVAs são histórias que podem complementar uma história ou podem seguir um caminho totalmente distinto da história original. Este último costuma ser mais comum, pois OVAs com o objetivo de complementar uma história são raros.

SIGLA OAD – ORIGINAL ANIMATION DVD

A sigla OAD se refere a expressão em inglês “Original Animation DVD”, que em tradução livre em português significa “Animação original DVD” ou “Anime Original de DVD”. Esta sigla afeta apenas otakus que gostam de comprar mangás, animes em Blu-ray e DVD e outros produtos das séries. Saber esta sigla é inútil para otakus que só assistem animes.

No geral é basicamente um OVA vendido em formato de DVD. A diferença é que quando se compra um OAD, poderá ganhar também o produto original da obra, um mangá. Como foi dito no início sua importância e relevância é zero para quem não costuma comprar os produtos dos animes. Mas como conhecimento nunca é demais, eis aqui o significado da sigla.

SIGLA PV – PROMOTIONAL VIDEO

Como está no título, a sigla PV se refere a “Promotional vídeo” que em tradução livre em português significa “Vídeo Promocional”. São vídeos de curta duração feitos com o intuito de dar uma breve introdução à obra. Também serve como uma espécie de propaganda.

O vídeo promocional é feito através de elementos presentes no próprio anime como personagens, cenários, trilha sonora e qualidade de vídeo, só para citar alguns exemplos.

Geralmente eles são divulgados para promover a estreia de animes e filmes antes do seu lançamento. No entanto, pode acontecer de lançarem PVs no decorrer ou no final da obra. Isso geralmente ocorre com o intuito de incentivar a compra dos produtos relacionados.

A SIGLA OST – ORIGINAL SOUND TRACK

OST significa “Original Sound Track”, ou seja, as “faixas de músicas originais” contidas em um anime. Este é um dos elementos mais importantes, afinal a trilha sonora consegue a grande proeza de passar ao telespectador todas as emoções envolvidas no anime.

Quem nunca se pegou cantando aquela musica de abertura favorita de algum anime, tipo as músicas de Dragon Ball, Blayblade, Super Onze, Pokemon entre vários outros? As músicas dos animes costumam deixar uma forte impressão no público que os assiste.

Vale lembrar que OST não se refere apenas às músicas de abertura e sim a todas as músicas envolvidas em um anime, seja temas de abertura, fechamento, de fundo etc.

E pode não parecer, mas este é outro método para gerar lucro para a indústria. Sim, a OST muitas vezes é vendida separadamente do conteúdo original. Aliás, esta é uma pratica comum em várias outras mídias que conhecemos como como filmes, novelas, séries etc.

Bom, espero que este artigo possa ter esclarecido suas dúvidas sobre as siglas de animes como OVA, PV, ONA, OAD, TV e OST. Se gostou, compartilhe 🙂

Quer Aprender Japonês?

1 Comentário

  1. Se você desejo para aumentar seu conhecimento só continuar visitando
    este site e atualizados com o mais recentes informações Postado aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *