Show Musical – NHK Kohaku Uta Gassen


nhk

Show Musical de Ano Novo – NHK Kohaku Uta Gassen
O NHK Kohaku Uta Gassen [NHK红白歌合戦], conhecido simplesmente como Kohaku, é um show de música que acontece anualmente, na véspera do Ano Novo. O programa é produzido pela emissora japonesa NHK e transmitido na televisão e no rádio. O Show começa por volta das 19:15 e termina um pouco antes da meia noite. Será transmitido ao vivo para o mundo todo pela NHK World Premium.

O programa NHK Kohaku Uta Gassen já está em sua 66° Edição e consiste em uma competição musical entre os cantores mais populares do ano, dividindo-os em duas equipes: A equipe “vermelha” ou Akagumi é composta por artistas do sexo feminino, enquanto que a equipe “branca” ou Shirogumi é formada por cantores do sexo masculino.

NHK Kohaku Uta Gassen

Kohaku Uta Gassen que pode ser traduzido como Canção de batalha (Vermelho & Branco) é um dos programas de maior audiência no Japão. Os participantes são cantores J-Pop ou Enka. No final do show, o público ao vivo, os telespectadores e um grupo de juízes votam para determinar qual a equipe vencedora.

Kohaku Uta Gassen estreou em 1951 na emissora de rádio NHK. A partir de 1954, passou a ser exibido na televisão. Na década de 60, houve um crescimento econômico no Japão e as pessoas passaram a ter uma renda financeira melhor. Isto teve uma grande influência no crescimento da indústria da música no Japão.

O Kohaku Uta Gassen acabou por contribuir para o desenvolvimento e disseminação da música popular japonesa, conhecida mundialmente como “J-Pop”, pois durante o show musical é possível ouvir todas as canções que estouraram no decorrer do ano. Além das apresentações musicais há outros critérios importantes que influenciam a decisão dos juízes como trajes, penteados, maquiagem, dança e iluminação.

Confira a lista dos times desse ano (2015):

Este ano o tema é “Zattsu Nippon! Zattsu Kouhaku!” e os capitães das equipes são Haruka Ayase (Akagumi) e Yoshihiko Inohara (Shirogumi). Na lista dos convidados abaixo, o número entre parenteses representa quantas vezes o cantor já participou do Kohaku Uta Gassen:

Time Vermelho (Mulheres)

Time Branco (Homens)

AAA (6)
AKB48 (8)
Akiko Wada (39)
Aya Shimazu (2)
Ayako Fuji (21)
E-Girls (3)
Fuyumi Sakamoto (27)
Ikimono-gakari (8)
Kana Nishino (6)
Kaori Mizumori (13)
μ’s (from Love Live!) (Estreia)
Mariko Takahashi (3)
Miki Imai (2)
Miwa (3)
Natsuko Godai (22)
NMB48 (3)
Nogizaka46 (Estreia)
Perfume (8)
Rebecca (Estreia)
Sakurako Ohara (Estreia)
Ringo Sheena (3)
Seiko Matsuda (19)
Sayuri Ishikawa (38)
Superfly (Estreia)
Yoshimi Tendo (20)
Arashi (7)
Bump of Chicken (Estreia)
EXILE (11)
Gen Hoshino (Estreia)
Gesu no Kiwami Otome (Estreia)
Go Hiromi (28)
Golden Bomber (4)
Kanjani8 (4)
Keisuke Yamauchi (Estreia)
Kiyoshi Hikawa (16)
Hideaki Tokunaga (10)
Hiroshi Miyama (Estreia)
Hiroshi Itsuki (45)
Masahiko Kondo (10)
Masaharu Fukuyama (8)
Miwa Akihiro (4)
Sandaime J Soul Brothers (4)
Sekai no Owari (2)
Sexy Zone (3)
Shinichi Mori (48)
SMAP (23)
Takashi Hosokawa (39)
Tokio (22)
V6 (2)
X Japan (6)
Yuzu (6)

Quer Aprender Japonês?

8 Comentários

  1. Guto Hazuki

    Nossa, Natsukawa Rimi cantando Nada Sou Sou é emocionante demais…

  2. e que dia de dezembro que passa quero assistir e tambem vai passar no meio dia ou de noite para nos ocidentais 😆

  3. Japão em Foco

    Oi Katsuya!
    A competição musical começa às 19:15 e termina lá pelas 23:45 (horário do Japão). Lembrando que são 12 horas adiantados em relação ao horário de Brasília. Abraços!

  4. Pingback: Tradições de Ano Novo no Japão | Curiosidades do Japão

  5. juanne karazawa

    agradeço o envio das noticias do japão, eu estive quando tinha 17 anos em tokyo por 2 anos e me da saudades e com vocês me enviando mato as saudades. arigato e kotoshimo yoroshiku onegaishimassu

  6. Japão em Foco

    Oi Juanne!
    Obrigada por acompanhar o blog! Fico feliz em saber que há pessoas que gostam das publicações. Isso me incentiva a continuar a postar! Obrigada do fundo do coração!!! E este continuaremos juntos com certeza… Aguarde pois terá muitas boas matérias no decorrer do ano! Abraços!

  7. Pingback: Júpiter - Hirahara Ayaka | Curiosidades do Japão

  8. Carlos da Silva

    Sou um grande adimirador da cultura japonesa em geral, e seu blog é fabuloso, sempre bem atualizado em todos os assuntos, me deixando informado sobre tudo. Parabens e muito sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *